Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 476 de 665Júlio e Ciro acompanham na CBF sorteios de jogos de River e Altos
Por Arimatéa Carvalho
Tratando de assuntos do futebol piauiense em Brasília, o deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) foi convidado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, e pelo secretário-geral, Walter Feldman, para o sorteio dos jogos da Copa do Brasil.
Júlio foi com o senador Ciro Nogueira para a solenidade, acompanhada por torcedores e dirigentes de todo o Brasil. O Altos-PI vai pegar o Vasco, enquanto o River encara o Bahia, ambos os jogos em Teresina. Júlio, todos sabem, é apaixonado pelo River.
W.Dias deve entrar na disputa em THE enxugando número de candidaturas
Por Sávia Barreto
UM PÁSSARO NA MÃO...
A coluna apurou uma mudança na estratégia da oposição em Teresina. O grupo da base do governador Wellington Dias está cogitando enxugar a quantidade de candidaturas contra o nome a ser escolhido por Firmino. Uma pesquisa interna do PT, qualitativa, apontou que o governador tem maior habilidade política e maior liderança em comparação ao Firmino na capital. Os petistas interpretam que o governador, para manter sua liderança, deve ter papel mais preponderante sobre a base na disputa municipal em Teresina. Caso o cenário siga muito fragmentado, isso fortalecerá Firmino, na avaliação desses petistas.
... OU DOIS VOANDO
Ou seja, o discurso de unificação dos últimos dias do governador e de outros aliados se traduz no seguinte fato: Wellington Dias deve trabalhar para enxugar as candidaturas de oposição. As opções são manter duas candidaturas, sendo PT e PSD como vices de Fábio Abreu e Dr. Pessoa. Nos bastidores, trabalha-se para isso. E um encontro informal com os líderes desses partidos já está sendo articulado para as próximas semanas.
MDB deve instalar processo nas próximas semanas contra Lobão
Por Sávia Barreto
Fonte do MDB que pediu sigilo da identidade informou que corre a passos largos a iniciativa do partido de expulsar o vereador da capital Luís Lobão. A sigla deve abrir já nos próximos dias o processo de expulsão de Lobão. O vereador pode até disputar pelo MDB, mas será por liminar, informou o emedebista. Justificativa: infidelidade partidária, já que Lobão é filiado ao MDB mas apoia o grupo do prefeito Firmino Filho, rompido com a sigla oficialmente. O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, não abre mão da saída de Lobão da legenda e nem o senador Marcelo Castro será capaz de fazer Themístocles recuar no intuito.
Luciano Nunes vai representar PSDB em debate com pré-candidatos
Por Sávia Barreto
Um pré-candidato a prefeito que vai participar de um debate com outros pré-candidatos em Teresina ainda este mês ficou intrigado ao saber que o nome indicado pelo PSDB para participar da discussão é o do ex-deputado tucano Luciano Nunes. O nome de Nunes tem crescido nos últimos dias pois conta com o apoio do ex-prefeito Sílvio Mendes e da ala mais tradicional do PSDB, além de ter pouca resistência de outros pré-candidatos que serão preteridos na hora da escolha final.
O presidente municipal do partido, vereador Edson Melo, minimiza e diz que é natural Luciano participar dos debates por enquanto, mesmo não sendo o pré-candidato anunciado por Firmino: “Ele tem a bagagem de competência para representar o PSDB”.
Grupo de 8 vereadores do Patriota está dividido entre o PSL ou PSDB
Por Sávia Barreto
O grupo de oito vereadores e suplentes que estava se organizando para disputar as eleições 2020 em Teresina pelo Patriota tem mais chance de ir agora para as seguintes siglas (por ordem de favoritismo): PSL, PSDB, Progressistas, Podemos e Avante.
O suplente de deputado estadual Sérgio Bandeira, que ainda está no Podemos e integra o grupo, comentou que a definição deve ocorrer até o começo de janeiro.
“O vereador Edson Melo tem insistido para que a gente vá para o PSDB, e o vereador Luís André também está na disputa para construirmos uma chapa no PSL. A única certeza que temos é que vamos estar juntos com o candidato do prefeito Firmino Filho. O partido que pense dessa forma, já sai na frente com a gente”, argumentou Bandeira à coluna.
O Dia D da reforma da Previdência na Alepi
Por Sávia Barreto
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alepi, o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) anuncia audiência pública nesta quarta-feira na sala da CCJ com categorias de servidores. “Pleiteamos uma audiência para dar mais transparência a esse projeto, era um anseio dos sindicatos, da oposição e da sociedade e a gente decidiu, foi aprovado o requerimento”, disse, acrescentando que o Progressistas está “satisfeito” com a discussão da reforma da Previdência.
O emedebista João Madison diz que a reforma da previdência do Estado é melhor que a reforma federal de Bolsonaro: “Dez vezes melhor”, e aponta melhorias para a categoria dos policiais. “Conseguimos tirar os militares dessa reforma porque tem uma posição a nível federal e vamos esperar votar lá. Então eles estão fora dessa previdência. Em relação aos policiais civis, melhoramos. O governador dá condições melhores até para quem vai se aposentar agora”. Sobre deixar para votar o projeto no ano que vem, algo pedido pela oposição, ele diz que é “chance zero”. “Na quarta a gente vota, temos a maioria e vamos colocar ela pra votar”.
Magalhães diz que PT topa comparar gestões com Firmino: “Lula x FHC”
Por Sávia Barreto
O presidente municipal do PT em Teresina e deputado Cícero Magalhães (PT), disse que o PT não teme comparar gestão com o PSDB. Mas não quer ficar só na gestão estadual x municipal e sim ampliar para as administrações federais do PSDB e do PT. Ele lembra que quando o prefeito Firmino Filho e o ex-prefeito Silvio Mendes foram gestors nos governos do PT, as gestões federais enviaram milhões em recursos para investir em obras na capital. Ele diz ainda que os hospitais municipais são “sucateados e que a população não quer ir para o HUT e sim para o HGV quando precisa”, compara Magalhães.
Grupo de Padre Walmir deixará PT e deve seguir para o PSB em Picos
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o que já era previsto agora é incontornável: o prefeito de Picos, padre Walmir, anunciou a aliados que ele e seu grupo político desembarcam do PT após a filiação do empresário Araujinho ao PT durante evento no último final de semana em Teresina. O clima é de desconforto e rompimento, já que o padre quer lançar a professora Maria Santana (foto abaixo) como candidata a sua sucessão. As opções para filiar o grupo são o PC do B – que tem como ponto negativo ser uma sigla muito próxima do governador Wellington Dias – e o PSB, que já foi sondado.
Tiago Vasconcelos representa Incra em encontro com Bolsonaro
Por Sávia Barreto
O superintendente do Incra no Piauí, Tiago Vasconcelos, foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro, junto com representantes do Incra de outros estados, para participar do lançamento da Medida Provisória da Regularização Fundiária hoje no Palácio do Planalto. “Estamos com uma expectativa grande, porque essa MP visa resolver um problema histórico do Brasil, falta de documentação. Várias propriedades não têm seus títulos definitivos e o Incra terá um papel muito importante em resolver isso”, frisou Tiago à coluna.
Ciro fecha com prefeito de Luzilândia; Janaína deve lançar a irmã
Por Arimatéa Carvalho
Prego batido e ponta virada em Luzilândia. O senador Ciro Nogueira declarou apoio à reeleição do prefeito Ronaldo Gomes (SDD). O entendimento foi feito pelo deputado estadual Evaldo Gomes. A estratégia é o senador andar com mais frequência na cidade e atender as demandas da gestão. Ciro bate de frente com a deputada estadual Janaína Marques (PTB), que pretende lançar a irmã, Fernanda, como candidata a prefeita. O curioso é que Fernanda é a atual vice-prefeita de Joca Marques, onde o prefeito é seu irmão, Betão (PTB). Ou seja, os dois irmãos da deputada comandam Joca Marques e ela quer Fernanda no controle de Luzilândia também.
FIEL DA BALANÇA
Em Luzilândia, o ex-deputado estadual Ismar Marques (MDB) também é peça importante no tabuleiro político. Ele já foi prefeito e recebeu boa votação em 2019 para federal. Em 2016, Ismar ficou com Ronaldo. Agora, há quem diga que ele próprio avalia se candidatar a prefeito.
SANGUE DO MEU SANGUE
Outra cidade da região de Luzilândia governada por dois irmãos é Morro do Chapéu. Lá, contudo, o vice Lucídio Rebelo (MDB) ameaça disputar contra o prefeito, seu irmão, Marcos Henrique (PSD). Uma costura com o PT está sendo feita, com o apoio dos deputados Limma e Themístocles.