Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 484 de 665Charles tem encontro com vereadores e secretários
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, está firme e forte no páreo para ser o candidato a prefeito do Firmino Filho em 2020. A coluna flagrou ele reunido na quarta-feira em shopping de Teresina com o superintendente da SDU Leste, João Pádua, o vereador Zé Filho (secretário da Juventude), o vereador Ricardo Bandeira (secretário de Economia Solidária) e o suplente de vereador Sérgio Bandeira.
Zé Filho, aliás, é ligado ao deputado estadual Henrique Pires, que desistiu de sua pré-candidatura a prefeito de Teresina pelo MDB e fez o anúncio em coletiva.
Florentino e Themístocles acertam obras em Esperantina e no litoral
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, recebeu a visita do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Sampaio. "Tratamos sobre a ampliação de serviços de saúde nos municípios de Esperantina e Luís Correia", adianta Florentino.
Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde de Luís Correia, Felipe Sampaio, e o vereador Castro, de Esperantina. O secretário Felipe é filho do deputado.
Jeová se reúne com Franzé e vai tocar projeto de reparação histórica
Por Sávia Barreto
O vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, destacou à coluna que seu encontro com o deputado Franzé Silva (PT) teve cunho institucional e não se tratou de discussão a respeito de uma eventual aliança do MDB com o PT nas eleições 2020. Franzé foi pedir o apoio de Jeová para que o vereador trabalhe a aprovação na Casa de uma lei que que retire de prédios e locais públicos o nome de pessoas envolvidas na ditadura militar. Franzé é autor da lei 7.248 que trata do mesmo assunto a nível estadual. Jeová, que chegou a cursar História na universidade, gostou da ideia e vai tocar a iniciativa de reparação histórica.
Wilson diz que aliança com PSDB “não é razoável” mas não descarta
Por Sávia Barreto
Questionado se poderia compor com o grupo de Firmino Filho dependendo do candidato escolhido, o ex-governador Wilson Martins disse que é pouco provável, mas não descartou: “Não descarto nada em política, não tenho problema em ninguém e já votei em todo mundo. Não se pode fazer política olhando para o retrovisor. No momento, não acho razoável (aliança com PSDB)”. E acrescentou que Robert Rios é um bom nome não só para vice de Dr.Pessoa, mas até mesmo para candidato a prefeito. Ou seja, tudo ainda está em aberto no PSB.
Henrique retira candidatura mas apoio a Dr.Pessoa ainda será avaliado
Por Sávia Barreto
Na visão de alguns emedebistas até que demorou, mas o deputado Henrique Pires optou por retirar sua pré-candidatura a prefeito de Teresina. Ele justificou a decisão por atender um pedido da família e das lideranças ligadas a ele, além da missão delegada pelo presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, para coordenar o fortalecimento e renovação dos diretórios do MDB no Nordeste. Pires afirma, porém, que o apoio a Dr. Pessoa só ocorrerá após reunir-se com ele para definir sugestões ao plano de governo. Henrique, dessa forma, valoriza-se internamente e busca marcar posição com o presidente do diretório municipal na capital, Themístocles Filho, na tomada de decisões daqui para frente.
Venâncio, Edson Melo, Luciano e Ítalo discutem chapa do PSDB
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Luciano Nunes tem participado mais intensamente da formação da chapa de vereadores do PSDB. Ele se reuniu com o vereador Venâncio Cardoso, que deixará o Progressistas no rumo do tucanato, e que já tem lugar de honra as articulações da sigla, e também com os vereadores Edson Melo e Ítalo Barros esta semana na casa de Ítalo. Este último vai organizar uma grande festa de filiação ao PSDB no início do próximo ano. Barros estava dividido entre o PSDB e o Progressistas, mas ficou na legenda do prefeito Firmino Filho, onde avalia serem maiores suas chances de reeleição.
Solidariedade faz encontro estadual no Piauí para filiar mulheres
Por Sávia Barreto
Organizando uma das chapas com mais mulheres na disputa proporcional em Teresina, o Solidariedade realiza no próximo dia 30 de novembro o Encontro Estadual do Solidariedade Mulher. É a oportunidade para tentar fortalecer a chapa de vereadores da sigla, que já tem 17 mulheres na disputa na capital. A secretária do diretório estadual do Solidariedade Mulher, Joseane Marques, destacou que a meta do partido é que as mulheres possam competir de forma efetiva e em pé de igualdade com os homens.
Fábio Abreu sonda Evaldo Gomes sobre indicação de vice para 2020
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes esteve com secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, tratando de demandas da área. Mas Abreu, que é pré-candidato a prefeito de Teresina nas eleições 2020, não deixou passar a oportunidade de sondar Gomes para uma composição. Segundo fonte da coluna, Fábio gostaria de uma candidata a vice-prefeita do Solidariedade, partido presidido por Evaldo no Piauí. O deputado, no entanto, declinou da proposta, já que segue na base do prefeito Firmino Filho e almeja indicar a vice lá.
Piauí é finalista em 3 categorias do Oscar das PPPs
Por Arimatéa Carvalho
O Piauí é finalista em três categorias do Oscar das PPPs (parcerias público-privadas), que escolhe anualmente as melhores experiências no Brasil. Em 2018, o Estado já tinha ganho o primeiro lugar na categoria Melhor Projeto do Ano com o saneamento em Teresina e também o segundo lugar com o Piauí Conectado.
A entrega será no dia 10 de dezembro em São Paulo. A superintendente de parcerias e concessões, Viviane Moura, comenta que o Estado já é vitorioso em concorrer ao prêmio.
AS CATEGORIAS
O Piauí é finalista do PPP Awards 2019 como Unidade de PPP do Ano, Ideia mais Inovadora (Banco de Alimentos) e Modelagem do Ano (Miniusinas de Energia Solar Fotovoltaica). Até outubro de 2019, 479 novos projetos de PPPs e Concessões foram cadastrados no Brasil, representando um aumento de quase 40% na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com a Radar PPP.
Para Ciro, candidato de Firmino deve ser “secretário ou ex”
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) tem deixado claro que não vê no ex-senador João Vicente Claudino um nome para dar continuidade à administração de Firmino Filho em Teresina. Na avaliação dele, o ideal seria colocar alguém próximo à gestão de Firmino para disputar a eleição de 2020. “Falei o melhor perfil é de um secretário ou ex que desse confiança que haveria continuidade a gestão”, destacou Nogueira à coluna.
Como o Progressistas é aliado de primeira hora do PSDB, pressupõe-se que a colocação de Ciro faz coro à outras visões de aliados do tucanato. E também põe por terra a ideia de que o candidato de Firmino seria alguém totalmente de fora da política, já que o senador ressalta a avaliação de que a candidatura da base em Teresina precisa ter o selo de identificação da gestão. Entre os nomes postos, aqueles que mais se encaixam nessa descrição são os secretários Kléber Montezuma, Charles Silveira, Evandro Hidd e Fernando Said.