Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 526 de 665Bolsonaro chega 9h, volta às 14h e anuncia R$ 46 milhões. Veja roteiro
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da República, Jair Bolsonaro, chega a Parnaíba às 9h do dia 14 de agosto, data do aniversário de 175 anos da segunda maior cidade do Estado, hoje com 153 mil habitantes.
"O presidente vai participar das solenidades festivas e inaugurações de obras na cidade", conta o presidente da Fecomércio no Estado e um dos anfitriões de Bolsonaro, advogado Valdeci Cavalcante (foto). Inicialmente, o presidente seguirá de helicóptero para visitar as obras dos Tabuleiros Litorâneos, para onde foi liberada verba no valor de R$ 46 milhões.
Em seguida, haverá a inauguração da Avenida General João Batista Figueiredo e do Centro de saúde especializado construído com recursos da Prefeitura e do Governo Federal. Bolsonaro estará nos dois eventos. Em seguida, ele irá à Escola do Sesc, no modelo militar, onde receberá homenagens juntamente com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa.
Às 14h30, Bolsonaro vai se dirigir ao aeroporto para seguir de volta a Brasília. É a primeira vez que Bolsonaro vem ao Piauí desde que assumiu o mandato.
PT decide:executiva nacional dará palavra final sobre filiados de Dudu
Por Sávia Barreto
Por 7 × 2 e uma abstenção, o diretório estadual do PT decidiu que a Executiva Nacional do partido é quem vai ter a palavra final sobre o destino dos 2,5 mil filiados da sigla ligados ao vereador de Teresina, Dudu.
O blog Primeira Mão apurou que o diretório municipal da capital decidiu que eles não podem votar na eleição interna em setembro porque não fizeram o curso de formação obrigatório do PT. Dudu brada que é golpe do seu adversário, o deputado federal Assis Carvalho, que deve ser reconduzido à reeleição no diretório estadual.
Agora, as instâncias superiores darão um basta à acirrada disputa entre os piauienses pelo comando do PT.
Famílias que são rivais históricas devem se unir ano que vem
Por Arimatéa Carvalho
Em política nada é impossível: as famílias Antão-Alencar e a família Andrade são opositoras históricas em Pio IX, mas em 2020 eis que surge um nome capaz de unir os dois clãs rivais: o vereador Fanuel Adauto, sobrinho da atual prefeita, Regina Coeli (Andrade), já pré-candidato.
A chapa seria Fanuel e a vereadora Magaly Antão de vice. Ela é do PT. Fanuel/Magaly tem o apoio da base da prefeita Regina (que está sem seu segundo mandato), de parte da família Antão e do PT. Do outro lado, Silas Noronha e Etinho Bezerra, apoiados por outras lideranças do município. Silas foi candidato na última eleição, mas perdeu para a atual prefeita.
Luís André manda recado: “Só quem fala pelo PSL sou eu e Anderson”
Por Sávia Barreto
Depois de sucessivas confusões no PSL, o vereador de Teresina Luís André, presidente estadual do partido, disse ao blog Primeira Mão que só estão autorizados a falar pela legenda ele e o presidente municipal na capital, o capitão Anderson. “Quem quiser dar alguma declaração, fale em seu nome, pessoal. Pelo PSL, quem vai falar são os dois presidentes”, destacou André.
“Vamos discutir agora dentro das reuniões do PSL questões como candidatura a prefeito”, completou o vereador. Nos bastidores, a declaração foi vista como um recado direto a Manoel Lopes, o Nel, filiado ao partido e membro do movimento de direita Avança Piauí. Nel comentou à imprensa nas últimas semanas sobre o nome do empresário Walter Rei das Motos como favorito no PSL para disputar a prefeitura de Teresina.
Donos de postos pedem tributação diferenciada a Rafael Fonteles
Por Arimatéa Carvalho
A proposta de tributação monofásica no setor de combustíveis em discussão na Reforma Tributária foi tema de uma reunião na segunda-feira (29), em Teresina, entre representantes da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural) e o presidente do Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles. O setor é um dos mais importantes na arrecadação dos estados.
"O Comsefaz tem um peso extremamente relevante e viemos ouví-lo sobre como esse assunto está sendo tratado pelos estados, mas também trazer a nossa colaboração", disse o Diretor de Planejamento Estratégico e de Mercado na Plural, Helvio Rebeschini.
Segundo ele, a ideia em discussão no momento é a tributação monofásica no setor.
"O setor de combustíveis é representativo na arrecadação da grande maioria dos estados. Entendemos a necessidade de ter um tratamento especifico. Nesse contexto, defendemos uma tributação monofásica, ou seja, da saída da refinaria até o posto de combustível, o tributo só incidirá uma vez", explica.
Para o diretor, o país será o grande beneficiado com a possibilidade de aprovar tributos únicos. "A decisão está no Comsefaz e nunca tivemos tão próximos de conseguir um consenso que vai trazer muito mais simplificação, vai reduzir muito mais custo, vai ser muito bom para o país. Talvez a reforma Tributária seja tão importante como a reforma da Previdência", afirma.
O presidente do Comsefaz disse que as demandas serão levadas ao Conselho, que elabora uma emenda dos estados à PEC 45/19, que a altera o Sistema Tributário Nacional.
"O setor pleiteia que os combustíveis sejam tratados de forma diferenciada. Recebemos as demandas e vamos levar para o grupo de secretários que está tratando da proposta de emenda à reforma", disse Rafael Fonteles.
A PEC 45/19 extingue três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), todos incidentes sobre o consumo. No lugar deles serão criados um imposto sobre o valor agregado, chamado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) – de competência dos três entes federativos –, e outro, sobre bens e serviços específicos (Imposto Seletivo), de competência federal.
A reunião em Teresina contou ainda com a presença do presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Piauí, Alexandre Valença; do superintendente da Receita estadual da Sefaz (PI), Emílio Junior; da diretora de tributação da Sefaz, Graça Ramos; do deputado estadual João Madison, além do diretor de tributação da Plural, Mozart Rodrigues Filho, e do diretor do Sindipostos, Evaldo Barbosa.
Dudu diz que vai enviar carta a Lula denunciando Assis
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina, Dudu, disse ao blog Primeira Mão que enviará uma carta ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba, para denunciar o que ele chama de “golpe”. Segundo Dudu, o grupo do deputado federal Assis Carvalho tem tentado impedir que 2,5 mil filiados ligados ao vereador votem no processo interno do PT marcado para setembro, quando Dudu e Assis disputam o comando do diretório estadual.
“Tá feio para o grupo do Assis. Vou fazer uma carta aberta aos filiados do PT e vou endereçar ao presidente Lula. Por que querem impedir que os eleitores do PT de Teresina votem?”, questionou o vereador.
Robert Rios nega problema em apoiar ou ser apoiado pelo PT
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Robert Rios, que deve se filiar ao PSB, informou ao blog Primeira Mão que não tem nenhum problema em apoiar ou ser apoiado pelo PT caso ocorra segundo turno nas eleições 2020 em Teresina. “Estão dizendo que no segundo turno o PT não aceita Robert Rios. Vai aceitar o Firmino que quer o Palácio de Karnak? E o PT não quer meu apoio no segundo turno?”, questionou Rios, que é pré-candidato a vice-prefeito em uma chapa encabeçada pelo ex-deputado Dr.Pessoa (MDB).
“No segundo turno todos contra o candidato do Ciro (Nogueira) para salvar Teresina”, disse Rios. “Sou amigo do Firmino Filho como sou do Wellington Dias, aqui não tem nenhuma questão pessoal. Sou independente, me sustento e jamais serei pau mandado de ninguém”, completou. E fez uma referência ao candidato de Firmino Filho, que ainda não foi anunciado: “Não apoio Lombardi, que nem a voz conheço”.
Júlio: Progressistas está com Zé Hamilton
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Progressistas no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde, se reuniu com o pré-candidato a prefeito de Parnaíba, ex-prefeito Zé Hamilton (PTB), e disse que a sigla está com ele e não abre. Com isso, Zé Hamilton passa a ser o nome mais forte das oposições para disputar a eleição contra o prefeito Mão Santa. O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, não teria dificuldade em compor com Hamilton.
O problema no bloco oposicionista é o deputado estadual Dr. Hélio, do PL, que não abre mão de sair candidato e ensaia até lançar-se como uma terceira via, ao lado de Tererê e do vice-prefeito, Samarone. O peso de Júlior e Ciro é grande e Zé Hamilton se fortalece muito.
MDB mantém Sílvio por perto e Firmino ainda quer Robert
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (sem partido), reuniu-se com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), no final de semana. Conversaram sobre política e o prefeito considerou a conversa proveitosa. Só que na sexta-feira, o mesmo Sílvio se reuniu com o ex-deputado estadual Robert Rios, cotado para ser o vice de Dr. Pessoa (MDB) pela oposição a Firmino. Nesse registro, com o vereador Joaquim do Arroz, também de oposição a Firmino. Ou seja, Sílvio não se furta a conversar com quem quer que seja.
Para o MDB, o ex-tucano é uma carta na manga, carta forte, aliás, para qualquer acidente de percurso na candidatura de Dr. Pessoa. No entanto, deputado do partido avaliam que Sílvio não tem o gás necessário para uma exaustiva campanha de rua.
Do lado do prefeito, eles ainda esperam atrair Robert Rios para o Palácio da Cidade, oferecendo a ele uma eleição garantida para vereador da capital.
A costura para Sílvio Mendes ir para o MDB é feita pelo senador Marcelo Castro e uma reunião entre Sílvio, Marcelo e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, é o próximo passo nesse alinhavo.
Júlio: “Bonfim tem o apoio do Progressistas a qualquer decisão”
Por Sávia Barreto
Começou com Charles Silveira, mas passa hoje pelo ex-secretário Washington Bonfim e Kléber Eulálio a bolsa de apostas sobre quem deve ser o nome escolhido pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, para sua sucessão. Bonfim, inclusive, reuniu-se com o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, no último final de semana, quando acertam os ponteiros sobre política.
Júlio informou à coluna que Washington tem todo apoio dos Progressista para qualquer decisão que ele tomar desde que seja em comum acordo com o prefeito.