Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 534 de 665Teresa Britto rebate Antônio José Lira sobre invasão: “Infundado”
Por Sávia Barreto
Depois que o ex-vereador Antônio José Lira disse que a deputada Teresa Britto, junto com a vereadora do PV Polyana Rocha, estariam envolvidas no incentivo a uma invasão de terras do deputado federal Júlio César (PSD) no bairro Jacinta Andrade, Teresa informou à coluna que a suposta denúncia é “infundada”.
O fato, segundo Antônio José, teria sido dito durante uma missa na região. “Teresa não participou de nenhuma missa na região do Jacinta Andrade nos últimos dias. A única informação que a deputada tem é que deve ser construída uma nova igreja na região e a Arquidiocese de Teresina aguarda apenas a liberação por parte da Prefeitura para a execução da obra”, frisou, em nota.
Toinho do Frango no PTC de Gustavo Henrique
Por Sávia Barreto
O ex-candidato a senador Toinho do Frango vai se filiar ao PTC. “Tivemos uma reunião ontem além de nomes confirmados como Quem Quem, Flávia Barbosa, Julimar e o Toinho do Frango, que saiu das assadeiras de frango para trabalhar com aplicativos”, afirmou o presidente do PTC no Piauí, Gustavo Henrique.
O teto de votos do partido – ou seja, o limite de potencial de votos aceitado pela sigla por conta dos cálculos de quoeficiente eleitoral – é de 1.600 votos.
Rejane Dias: “Enquanto houver chance vamos reduzir danos da Reforma”
Por Sávia Barreto
Enquanto a votação da reforma da Previdência ainda se desenrola na Câmara Federal, parlamentares – mesmo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro - seguem atuando para tentar fazer modificações no texto base já aprovado em primeira votação. É o caso da deputada federal Rejane Dias (PT).
“Enquanto houver chance, vamos tentar reduzir os danos da Reforma da Previdência. Defendi no Plenário, o destaque do PDT que devolve aos professores a redução da idade mínima em cinco anos, relativamente à regra geral, e suprime a proposta de dois anos que está previsto no texto da PEC”, afirmou Rejane.
Ciro Nogueira em agenda “incomum” no interior do estado
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) cumpriu uma agenda no mínimo incomum para quem foi reeleito há pouco tempo para um mandato de oito anos. Entre quinta e sexta-feira ele visitou várias cidades da região sudeste do estado, como Aroazes.
Ele inaugurou rede de abastecimento d’água em locais de difícil acesso. “Temos que acabar com esse negócio de que político só vai até o povo em ano de eleição”, discursou Ciro no meio da comunidade. Senador tem razão, mas que essa agenda dele parece com a de um candidato, parece. Aliados têm certeza que o objetivo dessas viagens é sua candidatura para 2020.
Alepi:projeto do PL quer colocar jovens como “aprendizes de deputados”
Por Sávia Barreto
Em contexto de desgaste das instituições, um dos desafios da política é a renovação dos quadros. Caso aprovado, um projeto de desenhado pela bancada do PL propõe que jovens estudantes estejam dentro da Assembleia Legislativa do Piauí, conhecendo a rotina dos deputados e desenvolverem ações semelhantes a dos parlamentares piauienses.
“Com esse projeto, os jovens deputados poderão propor projetos de leis a serem avaliados pelos parlamentares. O objetivo é abrir portas do parlamento para os jovens de todo o Piauí”, afirma ao blog Primeira Mão o presidente do PL Jovem Piauí, Moisés Moraes, um dos articuladores da proposta.
Flávio Nogueira tem esperança de seguir no PDT após ameaça de expulsão
Por Sávia Barreto
O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) tem esperança de continuar no partido após a sigla sinalizar pela expulsão dos filiados que votaram a favor da reforma da Previdência. Nogueira, Tábata Amaral (SP) e outros seis correligionários disseram "sim" ao projeto do governo de Jair Bolsonaro, em contraste com a orientação partidária pedetista. Agora, a Comissão de Ética do partido irá analisar o caso.
Flávio Nogueira disse ao blog Primeira Mão que sua preocupação em ser expulso é porque tem “afinidade” com a legenda. “É uma vida toda dentro do partido. Nesse aspecto, a gente também tem a convicção de que está certo”. Ele criticou a decisão do PDT de fechar questão contra a reforma sem ouvir os deputados.
“Foi uma decisão atemporal, intempestiva e desnecessária. Não se fecha questão no início de um projeto. Não é pecado conversar sobre a matéria. Conversei com minha base, prefeitos e lideranças que pediram que eu votasse a favor da reforma”, argumentou ele, que teve uma emenda acatada no projeto de reforma ainda na fase de tramitação na comissão especial.
“Estou trabalhando para não ter processo. Será que um partido de 28 deputado vai expulsar oito? Não é possível!”, completou. Flávio admite conversas com o Progressistas - como adiantou o blog ontem: “Conversamos com o PP, com o PL e Podemos. Recebemos por uma questão de cordialidade mas prefiro ficar no meu partido. Se não for possível, aí tomaremos uma decisão”, frisou.
Por que W.Dias é o terceiro governador mais influente do país?
Por Sávia Barreto
Dos governadores do país, o piauiense Wellington Dias (PT) foi considerado o terceiro mais influente em avaliação feita pela cúpula do Congresso. Os dados são da nova rodada do Painel do Poder, pesquisa feita pelo Congresso em Foco em parceria com a In Press Oficina. Dos mais influentes, cinco são do Nordeste e seis governadores fazem oposição ao presidente Jair Bolsonaro.
Os governadores de maior desempenho são Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, Rui Costa (PT), da Bahia, e Wellington Dias. Na sequência vêm Camilo Santana (PT), do Ceará, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco.
Se continuar nessa escalada ascendente, o governador do Piauí credencia-se a voos maiores – leia-se: um candidato a vice-presidente, por exemplo, na disputa de 2022.
Por que Wellington foi apareceu tão bem no levantamento? O blog Primeira Mão aponta os motivos:
1. 1) Foi um dos líderes do grupo de governadores estiveram na tropa de choque que discutiu alterações na reforma da Previdência, cujo texto-base foi aprovado nessa quarta-feira pelo plenário da Câmara.
Conseguiu traduzir um tema complexo com uma linguagem simples, fazendo concessões a pontos importantes e firmando posição em outros tópicos essencial na bandeira dos oposicionistas.
1. 2) Adoção de discurso moderado tornou-o uma alternativa de fonte importante para a opinião pública através da grande mídia. É recorrente acompanhar na imprensa nacional a visão de Wellington como interlocutor do grupo de governadores do Nordeste.
1. 3) Última pesquisa Datafolha sobre a popularidade do governo de Bolsonaro mostra um país dividido. 1/3 da população aprova o Governo, quantidade equivalente desaprova e há o mesmo tanto de eleitores sem opinião contundente.
Ou seja, em um país polarizado, ser uma voz ponderada parece encontrar eco em uma parte significativa da população e dos políticos que não se sentem representados pela estridência política.
Nova geração do PT vai tentar Câmara de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Filho do deputado estadual Cícero Magalhães, ex-diretor geral do Emater e atual superintendente da Secretaria Estadual de Transportes, Marcos Vinicius é da nova geração do PT e vai entrar com gás na política no ano que vem. Ele é candidato a vereador pelo partido, com o apoio do pai e de outros nomes da sigla.
Marquinhos já deveria ter sido candidato a deputado no lugar de Cícero no ano passado, mas o grupo preferiu esperar pelas eleições municipais. Como gestor, já passou no teste no Emater.
Robert Rios admite ser vice de Dr.Pessoa: “Seria um orgulho”
Por Sávia Barreto
Emedebista ouvido pela coluna, cravou: chances da chapa Robert Rios (Democratas) e Dr.Pessoa (MDB) ser formada para disputar a prefeitura em 2020 é de 90%. Robert, inclusive, permaneceria no Democratas nesse cenário, já que não é certa a ida de Átila Lira (hoje no PSB) para o partido.
Dr.Pessoa afirmou que uma chapa com Robert Rios como vice seria “dos sonhos”, mas que é a pesquisa de intenção de votos que vai definir o lugar de cada um na chapa majoritária. Detalhe: hoje é Pessoa quem lidera esses levantamentos. “Seria um orgulho”, sintetizou Robert Rios ao ser questionado pela coluna se toparia ser o vice do emedebista.
Flávio Nogueira e Flávio Jr: caminho mais provável é o Progressistas
Por Sávia Barreto
O Progressistas parece ser o caminho mais provável para que o deputado federal Flávio Nogueira deixe o PDT após ter votado a favor da reforma da Previdência (o partido fechou questão contra e ameaça expulsar quem não seguiu a direção). Além de Nogueira, o filho, Flávio Júnior, também migraria para Progressistas, segundo apuração do blog Primeira Mão.
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional da legenda, é muito próximo de Flávio e já travou conversas nesse sentido com o parlamentar em Brasília.
Mas quem também quer convidar os “Flávios” – só para o PL - é o deputado federal Fábio Abreu.