Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 553 de 665Potycabana não será fechada, garante Clemilton da Fundespi
Por Arimatéa Carvalho
"Não procede o aviso de fechamento do Parque Potycabana. O parque, que antes era administrado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer, passou para a administração da Fundespi e todos os contratos de manutenção que garantem o funcionamento continuam normalmente", explicou o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz.
O cartaz anunciando o fechamento viralizou nos grupos de whatsapp ontem. Mas logo foi desmentido por Clemilton. Simone Pereira, que comandava a Coordenadoria, também se pronunciou sobre o caso para reforçar que o parque continuará funcionando.
Há, inclusive, evento grande programado para o Parque Potycabana: o Arraial das Famílias, organizado pelo Encontro de Casais da Arquidiocese de Teresina. Durante o evento será realizado o sorteio Caminho do Bem, para arrecadar fundos para as obras sociais da Arquidiocese.
Cícero sobre Regina pré-candidata a PMT: “Ela tem credibilidade”
Por Sávia Barreto
Ventilada nos bastidores da política, a pré-candidatura da vice-governadora Regina Sousa (PT) ao cargo de prefeita de Teresina foi comentada pelo deputado estadual Cícero Magalhães (PT) a pedido do blog. “Não houve essa discussão no PT, mas o nome da nossa vice-governadora não precisa de muita coisa. Ela é legítima, batalhadora, guerreira, tem todo o perfil para governar nossa cidade. Se ela está colocando no nome dela, está valendo. Ela tem credibilidade em nosso partido”, pontuou Cícero.
O PT tem, oficialmente, os nomes do vereador Dudu, do ativista social Júnior MP 3 e do advogado Daniel Oliveira, colocados internamente para a disputa da Prefeitura de Teresina em 2020. Nenhum deles é considerado “forte” e com o apoio efetivo do governador Wellington Dias (PT). Com Regina, a história é diferente. Ela é vista como de extrema confiança pelo governador. O problema, talvez, seria compor com outras siglas. Mas vale lembrar que o deputado federal pelo PR, Fábio Abreu, ainda é favorito para se alinhar com o PT nas eleições do próximo ano.
Se chegar a ser candidata, Regina enfrentaria pela primeira vez as urnas, já que foi senadora na suplência de Dias e vice-governadora na chapa encabeçada pelo então favorito. O cálculo político, neste caso, é mais complexo.
Abreu se reúne com Oxy para pedir liberação de Fundo de Segurança
Por Sávia Barreto
O deputado federal e secretário estadual de Segurança Pública Fábio Abreu (PR) tem audiência marcada com o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni para tratar de recursos na área da Segurança. O encontro ocorrerá na próxima semana em Brasília. “Primeiro pleito é o acesso às questões que defendemos na segurança pública, pedir a liberação de recursos, que é fundamental para nós termos uma melhoria na área”, pontuou, lembrando que o Piauí tem R$ 9 milhões para receber do Fundo de Segurança Pública.
Vereador Evandro Hidd prepara um PDT forte na Câmara
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) recebeu a visita do presidente estadual da Juventude do PDT e pré-candidato a vereador de Teresina, Israel Carvalho. "A conversa tratou do fortalecimento da sigla para as eleições municipais em 2020", explicou Evandro, que é superintendente da SDU Sudeste de Teresina. Ele pretende ampliar a bancada na Câmara de Teresina, inclusive com sua reeleição. Evandro descarta sair candidato a prefeito.
Aliás, Evandro contou ao Primeira Mão que o Mercado do Renascença II vai passar por uma grande revitalização no segundo semestre deste ano. "A obra vai custar R$ 3,6 milhões", conta ele.
Marden sobre Firmino: “Prefiro ficar na minha, de forma independente”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB), para que não reste dúvidas, respondeu ao blog Primeira Mão como anda sua relação com o prefeito Firmino Filho (PSDB): “Não tenho vínculo nenhum com o grupo dele. Prefiro ficar na minha, de forma independente”. Marden ressaltou que não integra os quadros da Prefeitura de Teresina, mesmo tendo sido bem votado na capital.
“Fui um parlamentar estadual bem votado em Teresina, mas apesar de ter sempre uma expressão política medida em votos em Teresina, eu pouco participo. Prefiro ficar sem ter nenhum vínculo político com o grupo do prefeito Firmino Filho. Não quer dizer que sou inimigo dele, mas preciso deixar claro que não faço parte do grupo do prefeito”, pontuou Marden, que é muito próximo do ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido), a quem advoga que filie-se ao PSDB novamente depois de uma passagem pelo Progressistas.
Mendes é cotado para ser candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, mas nos bastidores aponta-se que ele não seria a primeira opção do prefeito por conta do distanciamento político entre eles ocorrido no último ano.
Themístocles não quer projeto da Previdência votado na Alepi
Por Sávia Barreto
A discussão agora no Congresso é sobre a exclusão dos estados e municípios da reforma da Previdência. Há uma disputa política entre deputados federais e governadores e deputados estaduais sobre quem vai ficar com o ônus de diminuir recursos de aposentadoria para categorias organizadas como os servidores públicos.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio (MDB), não quer que a votação sobre a Previdência chegue como um projeto independente para ser votado no Legislativo local. “Acho que deve ser a Previdência para o Brasil como um todo. O Congresso deve votar para valer para os Estados e municípios também. Era muito confuso cada município e Estado votar. Se o Congresso Nacional pode, ele deve fazer”, defendeu Themístocles.
Limma: “Ou faz debate com honestidade ou vamos derrubar requerimentos”
Por Sávia Barreto
O tom subiu na sessão desta quarta-feira, 05, na Assembleia Legislativa do Piauí. O líder do Governo na Casa, deputado Francisco Limma (PT), criticou o pedido da oposição para que fosse convocada uma audiência pública visando discutir a questão salarial envolvendo os professores do Estado. O requerimento foi derrubado em votação no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, que tem 27 deputados na base de Wellington Dias (PT) e três parlamentares na oposição. “Ficam jogando para a plateia, convocando audiência pública toda hora. Não vamos aceitar pauta para tumultuar”.
O deputado Evaldo Gomes (SDD), tentou amenizar os ânimos e propôs um diálogo através de comissão entre o legislativo e os professores. Mas Limma preferiu colocar o requerimento em votação.
“Daqui para frente é assim: ou faz debate com honestidade ou vamos derrubar todo requerimento aqui. Oposição quer que governo atrase os salários e não vamos permitir. O Estado está numa situação financeira difícil. Todos os deputados são iguais, então vai pra votação. Se isso dói, paciência”, afirmou Limma.
Ele acrescentou que a oposição “quer pautar reajuste salarial nesse momento, mas o Governo não vai pautar nada que ele não possa honrar os compromissos, como governos anteriores. Enquanto Estado não sair do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, ele não tem como fazer negociação. Hoje o Estado está lutando é para não atrasar os salários”.
PV rejeita vereadores que querem filiação em Teresina
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão apurou que pelo menos cinco vereadores na Câmara Municipal de Teresina teriam procurado informalmente a direção do Partido Verde para sondar a possibilidade de mudança de partido durante a abertura da janela partidária, que abre no próximo ano.
Segundo fonte do blog ligada ao PV, o partido consegue eleger um vereador com cerca de 2 mil votos. Dessa forma, com as mudanças nas coligações válidas a partir do pleito de 2020, parlamentares já estão buscando novas siglas que possam acomodar seus interesses. O PV, no entanto, prefere dar vez aos filiados mais antigos e com história no movimento ambiental.
W.Dias pede levantamento de obras e pauta positiva para bancada do PT
Por Sávia Barreto
A reunião do governador Wellington Dias (PT) com a bancada do PT na última terça-feira, 04, foi pautada pelo alerta do governador para as condições econômicas difíceis que os governos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro devem passar após a aprovação da reforma da Previdência.
De acordo com a apuração do blog Primeira Mão, Wellington pediu aos parlamentares petistas dois focos: o primeiro, em alinhar o discurso na defesa das pautas do Governo, e o segundo, para que os deputados busquem em suas bases um levantamento daquelas obras paralisadas faltando pouco para conclui-las e cujos recursos necessários para completa-las estejam ao alcance dos cofres do Estado.
O foco deste quarto mandato é trabalho, prevendo desde já que o governo Bolsonaro deve tratar de modo duro os governos do Nordeste fechando as torneiras de recursos públicos federais. A saída é buscar também outras fontes financeiras para oxigenar a economia local.
Gustavo Neiva critica empréstimos: “População é quem vai pagar”
Por Sávia Barreto
O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe que a União possa dar aval para estados com baixo nível de endividamento contratarem empréstimos, entre eles esta o Piauí.
A mensagem da Presidência da República que comunica o encaminhamento da proposta ao Legislativo foi publicada na edição desta terça (4) do "Diário Oficial da União". Caso seja aprovado no Congresso, o empréstimo também precisa passar pelo crivo dos deputados estaduais. A oposição no Piauí já aponta os argumentos contrários.
“Essa questão de empréstimo é um assunto que a oposição piauiense vem debatendo há muito tempo, até porque é um dinheiro que a população vai pagar com juros e correção monetária”, afirmou o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) ao blog Primeira Mão.
“O Ministério Público acaba de entrar com uma ação para sustar todo e qualquer empréstimo por parte do Governo, dando conta de superfaturamento em obras eleitoreiras. A gente sempre bateu na tecla de que o Governo deveria utilizar os empréstimos em obras estruturantes e dar retorno para o Estado do Piauí”, completou.