Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 557 de 665Warton Lacerda reforça críticas ao Governo: “Eu estou é ajudando”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Warton Lacerda (PT) segue com o tom de crítica ao Governo, mesmo sendo da base do governador Wellington Dias (PT). Depois de avaliar negativamente a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), cujo gestor é Clemilton Queiroz, indicado do deputado Oliveira Neto (Cidadania), agora ele lamenta a falta de duplicação das BRs 343 e 316 e o fechamento em 2017 da fábrica de cimento Itapissuma, localizada no município de Fronteiras, a 406 quilômetros da capital.
Warton diz que não faz críticas e sim ajuda o Governo. “Votei e apoio o governador. Me coloco como cidadão e eleitor do governador. Estou é ajudando, para que gargalos possam acontecer e gerar emprego e renda. Quem tem a ganhar é o Governo e a população”, explicou Lacerda ao blog.
O líder do Governo na Alepi, deputado Francisco Limma (PT), minimizou a situação. “O deputado Warton é um desportista e apaixonado pelo futebol. Tem o jeito dele de ver essa área de funcionamento. Não vi como uma crítica ao Governo e sim como uma preocupação em ajudar a dar um rumo nessa área no esporte”, disse sobre a Fundespi.
Questionado pelo blog Primeira Mão se chamaria Warton para uma conversa, Limma afirmou que “é missão de quem faz o trabalho da liderança ouvir todo mundo e tentar ajudar a encontrar uma solução e saber o que está inquietando as pessoas”.
Júlio Arcoverde e Themístocles: o que proximidade pode significar
Por Sávia Barreto
Os deputados estaduais Júlio Arcoverde (Progressistas) e Themístocles Sampaio (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, estão cada dia mais próximos. O blog Primeira Mão lembra ao leitor o seguinte fato: Themístocles e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) se afastaram nas eleições 2018 porque o emedebista ressentiu-se do que considerou veto de Ciro em seu pleito para ser vice-governador na chapa de Wellington Dias (PT).
Desde então, seguiram afastados, fato reforçado com candidatura à reeleição de Themístocles à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí contra Hélio Isaías, do Progressistas, que retirou a candidatura após Sampaio formar um amplo bloco de apoio.
A aproximação de Júlio e Themístocles pode significar também a proximidade de Ciro e do presidente da Assembleia Legislativa. 2022 está bem aí.
Edson Melo e Major votam contra Dia Municipal do Perdão: “Inócuo”
Por Sávia Barreto
A criação do Dia Municipal do Perdão não contou com o apoio dos vereadores Edson Melo (PSDB) e Major Paulo Roberto (SDD). Isso porque na visão de Edson, projetos desse tipo contribuem para ridicularizar os vereadores de Teresina. A proposta foi feita pelo vereador Neto do Angelim e segue agora para sanção do prefeito Firmino Filho (PSDB) após aprovação na sessão desta quinta-feira, 30 na Câmara Municipal de Teresina.
“Acho inócuo e até demagógico! Todo dia é dia de perdão que está no sentimento de cada um cidadão. Acho até que seremos ridicularizados com essas iniciativas”, afirmou Edson Melo ao blog Primeira Mão. Já Neto do Angelim justificou que foi procurado por entidades católicas para propor a lei.
Clemilton cria Comissão do Albertão na Fundespi
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, estabeleceu com os representantes da Federação de Futebol do Piauí (FFP) a criação de comissões para tratar de temáticas esportivas. Clemilton acredita que esse modelo de gestão dará mais agilidade aos processos. O gestor esclareceu ainda que a primeira comissão é exclusiva para tratar do Estádio Albertão. O encontro com representantes da FFP abordou também os campeonatos Sub 11, 13, 21 e as parcerias entre as duas entidades.
Encontro em Brasília: começo da parceria
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Marina Santos se encontrou com o governador Wellington Dias em Brasília. Acertaram um encontro no final da semana, pois ela chega amanhã a Teresina. O presidente do Solidariedade, Evaldo Gomes, confirmou à coluna que o encontro acontecerá, incluindo o marido de Marina, Marcus Vinicius também, além, é claro, do próprio Evaldo. Não tem anda acertado. Ainda. Mas uma parceria política e administrativa pode surgir após esse encontro. Evaldo e Wellington são amigos e Evaldo já foi aliado do petista. Não seria nada fora da curva, portanto.
Assis Carvalho é absolvido por unanimidade de processo no TRF-1
Por Sávia Barreto
Absolvido por unanimidade. Esse foi o saldo da decisão judicial da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região nesta quarta-feira, 29, favorável ao deputado federal Assis Carvalho (PT) relativa a Ação Civil Pública em que Assis era acusado de improbidade administrativa no período em que Assis foi secretário estadual de Saúde.
O Ministério Público alega que teria havido indevida dispensa de licitação e consequente contratação irregular de empresas de fornecimento de mão-de-obra para os hospitais do estado. O TRF 1 seguiu o voto do desembargador federal Ney Bello por não considerar Assis culpado dos atos.
Ligado a Dória, Firmino será tesoureiro ou secretário do PSDB nacional
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, está cotadíssimo para integrar a Executiva nacional do PSDB. Ele deve ocupar o cargo ou de secretário ou tesoureiro. “A reputação dele é excelente entre todos os quadros do PSDB. Destacaram nacionalmente o sucesso da Educação Básica de Teresina. Modelo do PSDB para o Brasil com reconhecimento dos Diretórios de São Paulo, Ceará e Pernambuco”, explicou ao blog Primeira Mão o presidente municipal do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo.
Na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, em convenção nacional do partido, o grupo do governador de São Paulo, João Doria, indicará o ex-deputado pernambucano Bruno Araújo como presidente do PSDB, a senadora paulista Mara Gabrilli fica na primeira vice-presidência e o deputado paraibano Pedro Cunha Lima no Instituto Teotônio Vilela. A tesouraria ficaria inicialmente a cargo de um tucano de São Paulo da confiança do governador, mas o nome de Firmino é forte para a função. Lembrando que o prefeito de Teresina é economista e auditor fiscal.
A secretaria-geral deveria ter indicação caberá do diretório de Minas Gerais, com influência do deputado federal Aécio Neves. Com as denúncias de corrupção contra Aécio, o grupo de Dória pode levar a melhor.
Fábio Novo e WDias se reúnem no final de semana para definir Secult
Por Sávia Barreto
Está marcado para o final de semana o encontro entre o deputado estadual Fábio Novo (PT) e o governador Wellington Dias para definir se Novo vai ou não para a secretaria estadual de Cultura. A expectativa é de que no final de semana as arestas sejam aparadas e o anúncio oficial ocorra na segunda-feira.
Com a ida quase certa de Fábio para a Secult, assume na Assembleia Legislativa a suplente do Progressistas, Belê Medeiros. “O governador está fora. Esteve em São Paulo e agora em Brasília. É uma decisão de foro íntimo do deputado Fábio Novo. Ele vai estar conversando com o governador e definindo isso esse final de semana”, disse o deputado Franzé Silva (PT) ao blog Primeira Mão.
Franzé quer ser interlocutor entre Dudu e Assis
Por Sávia Barreto
O deputado Franzé Silva (PT) disse ao blog Primeira Mão nesta quarta-feira, 29, que deseja ser um “interlocutor” entre o deputado federal Assis Carvalho e o vereador de Teresina, Dudu, que disputam a presidência do diretório estadual do PT no Piauí. “Eu quero fazer a harmonia entre o Dudu e o Assis e criar um ambiente de boa conversa. Queremos chegar na eleição do PT sem nenhuma divisão interna no partido”, explicou Franzé.
Ele ainda acredita na possibilidade de consenso. “A ideia é ter uma chapa de consenso para continuar fazendo o partido crescer”, frisou Franzé, negando a possibilidade dele próprio ser candidato a presidente do PT. “Não é meu foco. Quero a unidade do partido”.
Dudu responde Assis: “Não tem Lei da Mordaça no estatuto do PT”
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina Edilberto Borges, o Dudu, respondeu às críticas do deputado federal Assis Carvalho a respeito da candidatura de Dudu ao diretório estadual da sigla. “No PT não temos cacique nem dono e muito pior a Lei da Mordaça. Não temos no nosso estatuto o dia e a hora para debater”, retrucou Dudu ao blog Primeira Mão nesta quarta-feira, 29.
Assis havia dito ao blog que só iria fazer o debate eleitoral interno do PT depois do dia 15 de julho. “Fazer esse debate antes é querer aparecer na mídia. Não é o meu caso”, pontuou o deputado que preside atualmente o PT no Piauí.
“Quanto a discutir em mídia, a gente tem que ter medo é de aparecer na mídia de forma negativa. E não é o meu caso”, completou Dudu.