Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 562 de 665Paulo Martins no PSD: ex-deputado pode deixar o PT
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Paulo Martins pode deixar o PT e ir para o PSD. O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) confirmou ao blog Primeira Mão as conversas com Martins mas afirma que “nada concreto” até o momento.
O ex-prefeito de Campo Maior e antigo gestor da Fundação de Esportes do Piauí, Fundespi, Paulo Martins, teria sido cotado para a Companhia Metropolitana de Transporte Público, que cuida do metrô, mas o cargo não foi confirmado e ele segue sem espaço no Governo. Martins é o sétimo suplente da coligação governista, com 19.158 votos.
Sobre a possibilidade de Paulo Martins ser indicado à direção do Incra no Piauí, na cota do PSD, Georgiano nega: “Nosso indicado é Tiago Vasconcellos e a nomeação está próxima de sair”, informou.
“Votaremos pacto federativo até fim do ano”, diz Júlio César (PSD)
Por Sávia Barreto
O deputado federal Júlio César (PSD), presidente da bancada do Nordeste no Congresso avaliou positivamente o encontro com o presidente Jair Bolsonaro ocorrido na manhã desta quarta-feira, 22. Estiveram presentes mais de 100 parlamentares, incluindo de partidos da oposição.
“Pela primeira vez na história da bancada do Nordeste nós fizemos uma reunião com o presidente da República, com o ministro da Economia e todos os ministros envolvidos com o interesse da nossa região. Apresentamos nossas propostas, como a revisão do pacto federativo, que vamos negociar com o governo para aprovar ainda este ano”, disse Júlio César.
“Saímos confiantes que o governo está comprometido com a melhoria de vida do povo do Nordeste brasileiro”, frisou o deputado Georgiano Neto.
Reunião da bancada do Nordeste e Bolsonaro: Júlio César abre discurso
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão obteve a pauta do encontro da bancada do Nordeste no Congresso com o presidente Jair Bolsonaro, que ocorre nesta quarta-feira, 22. O encontro foi proposto pelo deputado federal piauiense Júlio César Lima (PSD), terá participação do presidente prevista para uma hora e ocorrerá no Salão Oeste. Júlio César terá posição de honra na mesa, ao lado de Bolsonaro, dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Economia, Paulo Guedes, do relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e do presidente da comissão especial da Câmara dos Deputados da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM).
Júlio César abre o evento com um discurso, seguido dos parlamentares coordenadores das bancadas regionais e, por fim, do presidente Jair Bolsonaro. Vale lembrar que Júlio César foi cotado para ser ministro das Cidades com a possível recriação do Ministério. Ele é visto em Brasília como articulador da causa municipalista e tem bom trânsito com o presidente.
Nesse momento, o encontro serve de ponte entre Bolsonaro e o Nordeste, cuja região será visitada pelo presidente na sexta--feira, através do estado de Pernambuco. A região apresenta maior desaprovação à gestão de Bolsonaro e seus governadores - todos de oposição - atuam como grupo político de oposição às pautas do Governo.
Nesta terça os governadores de 13 estados, incluindo o Piauí, e do Distrito Federal divulgaram uma carta aberta contra o decreto assinado pelo presidente que flexibiliza o porte de armas no país. As autoridades pedem que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuem para que o decreto seja revogado e assim haja uma “efetiva política responsável de armas e munição no país”.
Oliveira Neto e João Vicente: ida para o PTB?
Por Arimatéa Carvalho
A conversa do deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) com o ex-senador João Vicente (PTB), sobre parcerias envolvendo o esporte, reacendeu as apostas sobre quais os dois deputados estaduais o empresário pretende levar para o PTB, para somar com Nerinho e Janaína Marques. Um deles seria Hélio Isaías (Progressista), que voltaria à
sigla. O outro seria Oliveira Neto.
O presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, diz que a conversa não foi sobre isso, não: "Conversamos sobre regulamentar a lei existente de parceria da Fundespi com a iniciativa privada. De destinação de recursos para obras e projetos como contrapartida de ICMS". Ele acrescenta: "João Vicente é um amigo e presidente de um partido da base do governador, ele é muito próximo a mim e ao deputado", diz. De fato, o pai do deputado, prefeito Oliveira Júnior (Miguel Alves), antes de ser do PT, esteve por 23 anos do PTB.
Gessivaldo Isaías consolida espaço do PRB no Governo com Sine
Por Sávia Barreto
O encontro entre o pastor Gessivaldo Isaías (PRB) e o governador Wellington Dias (PT) no Palácio de Karnak nesta terça-feira, 21, selou Isaías na base do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí.
Gessivaldo, vale lembrar, ficou ao lado de Wellington na eleição de 2018 mas seu partido, o PRB, apoiou Dr. Pessoa na oposição.
O pastor já tem espaços no governo e deve multiplica-los, reforçando indicações na área do Trabalho, como a direção do Sistema Nacional de Empregos, o Sine, no Piauí.
Faltou combinar com o Berger: Semel fica com Miguel
Por Sávia Barreto
O prefeito Firmino Filho (PSDB), confirmou nesta terça-feira, 21, o nome de Miguel Rosal, quadro técnico do Progressistas, na secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel). Mas faltou combinar com o ex-vereador Renato Berger, hoje no Podemos.
Ao mesmo tempo em que Firmino falava à imprensa que Miguel seria mantido na pasta, Berger comentava ao blog Primeira Mão sobre o compromisso prévio com o prefeito de retorno à secretaria.
“Eu devo estar conversando com o prefeito essa semana, para ver o que ele define. Por enquanto estou na Prefeitura, contribuindo com o Planejamento. Logicamente a Semel é uma secretaria que sempre gostei, gosto e sei trabalhar. Houve um compromisso anterior de eu voltar a ser secretário. Estou na expectativa”, pontuou Renato Berger.
Agora a conversa deve ser outra, já que a Semel fica oficialmente com o Progressistas e o ex-tucano tem três opções: ou permanece onde está, ou deixa a base por conta do acordo quebrado ou pode ainda ser realocado para outra pasta.
PSL convoca piauienses de direita para ato pró-Bolsonaro na Estaiada
Por Sávia Barreto
Apesar de considerar o ato suprapartidário, o PSL do Piauí está organizando e vai oferecer infraestrutura aos apoiadores do ato pró-Bolsonaro marcado para domingo, 26. Em Teresina, a manifestação acontecer a partir de 16h na ponte Estaiada.
“Estamos em um momento de instabilidade nas relações republicanas que deveriam estar ocorrendo de forma harmônica entre o Executivo federal e o Congresso nacional. Solicitamos o apoio dos bolsonarianos, dos ativistas digitais, dos militantes de direita, dos mobilizadores sociais e todos do povo que se identifica com a proposta do presidente”, disse o capitão Anderson, membro da Executiva do PSL municipal em Teresina.
Ele informou ao blog Primeira Mão que o objetivo do ato é fazer uma defesa das reformas da Previdência e administrativa, pacote anticrime e em defesa da Operação Lava Jato. “Embora entendamos que o movimento seja suprapartidário estaremos presentes e ofertando logística aos piauienses que honrarem seu dever moral de se manifestar publicamente. Esperamos que essa seja a maior mobilização de apoiadores ao governo Bolsonaro”, frisou Anderson.
Deputados se reúnem quinta para definir cargos em Oeiras; B.Sá não vai
Por Sávia Barreto
Com a retirada dos hospitais regionais do rol de indicações dos deputados estaduais nos cargos de segundo escalão no interior do estado, as brigas arrefeceram e os parlamentares têm se reunido e entrado em consenso. Isso em muitos municípios, exceto Oeiras, onde o impasse entre PT e Progressistas permanece. Nesta quinta-feira está marcada uma reunião com os deputados da base do governador Wellington Dias (PT) que foram votados em Oeiras, mas B.Sá Filho (Progressistas), já avisou que não vai.
“Participei de reuniões das cidades de Uruçuí, Floriano, Amarante e outras onde fui votado. Existe um questionamento ainda em alguns municípios, como Oeiras, mas vamos conversar com o deputado B.Sá e outros deputados, como Franzé, Limma, Hélio Isaías e vamos encontrar um caminho de consenso, como vem acontecendo em outras cidades”, explicou ao blog Primeira Mão o deputado Francisco Costa (PT). Procurado, B.Sá informou ao blog que não estará presente no encontro.
Entre os cargos discutidos estão as regionais de Saúde, de Educação, Detran, Espaço Cidadania e vários outros espaços em que os deputados fazem as indicações. Os nomes são levados posteriormente para o crivo do Palácio de Karnak.
No caso de Oeiras, B.Sá foi o mais votado, seguido de Costa. Mas na avaliação do petista, os votos do progressista devem ter um “desconto” pelo fato de lideranças ligadas à família dos “Boca Preta” não terem supostamente votado em Wellington Dias e sim no tucano Luciano Nunes. O grupo de B.Sá reafirma o apoio público ao governador e se sente ofendido com as declarações de Costa e do deputado federal Assis Carvalho, presidente estadual do PT, que puseram em dúvida o apoio dado pela família a Dias.
Franzé confirma Novo na Secult: “Vinda da Belê coloca ponto final”
Por Sávia Barreto
Apesar de oficialmente o nome do deputado estadual do PT, Fábio Novo, ainda não ter sido confirmado na pasta de Cultura, o deputado estadual Franzé Silva (PT) conversou com o blog Primeira Mão deixando claro que o colega de partido deve mesmo assumir a secretaria de Cultura, dando espaço na Assembleia Legislativa para a suplente do Progressistas, Belê Medeiros.
“O governador Wellington Dias tem essa capacidade de articulação. O deputado Fábio Novo indo para a Cultura vai realizar um bom trabalho, como já realizou e sabemos que a vinda da deputada Belê coloca um ponto final na situação que precisava ser resolvida”, afirmou Franzé ao blog nesta terça-feira, 21.
Foco de Daniel é Assembleia, no lugar do tio Dr Hélio
Por Arimatéa Carvalho
O advogado e ex-secretário de Justiça, Daniel Oliveira, pode sair candidato a prefeito de Teresina, mas seu foco é outro: uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. A expectativa é que seu tio, deputado Dr Hélio, seja eleito prefeito de Parnaíba no próximo ano, abrindo vaga no grupo político para o sobrinho Daniel.
Mesmo se Dr Hélio não foi eleito prefeito no próximo ano, em 2022 ele já decidiu que sairá candidato a deputado federal, ou seja, a vaga de Daniel rumo à Alepi está garantida, com o apoio do tio.