Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 588 de 665Deputado Merlong traz curso de chinês para o Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) anunciou que a UFPI e o Centro Cultural de Línguas vão oferecer curso de chinês. Ele se reuniu com o reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, para definir a parceria entre a instituição, o Governo do Estado e o Instituto Confúcio.
A reunião contou com a presença da vice-reitora, Nadir Nogueira; da assessora internacional da UFPI, professora Beatriz Gama; e do pró-reitor de Planejamento, professor André Macêdo.
Após a reunião, Merlong Solano apresentou a proposta ao governador Wellington Dias, que manifestou interesse na execução da parceria. “Vivemos em mundo globalizado e quanto mais jovens e profissionais piauienses falarem diversas línguas, melhor, tanto para terem mais oportunidade de acesso ao mercado, quanto para o Estado desenvolver mais negócios”, destacou Merlong.
Por meio do Instituto Confúcio, a China arca com o salário do professor, enquanto a UFPI disponibiliza suas instalações. O Governo do Estado fica encarregado de pagar uma bolsa de R$ 1.500,00 para custear algumas despesas do professor chinês.
Pessoinha não descarta sair candidato a vereador em 2020
Por Samantha Cavalca
Com Dr. Pessoa na pista para disputar a Prefeitura de Teresina, nada mais óbvio que seu filho, João Pessoa, conhecido por Pessoinha, também apareça como possibilidade para tentar uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina.
O blog conversou com Pessoinha e confirmou que o assunto já veio à tona: “Toda a equipe do Dr. Pessoa, assim como as pessoas que nos acompanham politicamente, deseja que eu seja candidato”. O motivo, segundo o filho de Pessoa, é que todos têm contato com ele e sabem que podem confiar.
“Eu tenho vontade de entrar na carreira política para desempenhar a verdadeira função de um parlamentar sendo vereador em 2020”, informa Pessoinha.
Quem acompanhou os bastidores para as eleições de 2018 sabe que Pessoinha era pré-candidato a deputado estadual pelo PMN. Pessoinha acredita que foi boicotado pelo grupo político que estava compondo com seu pai.
"O grupo que acompanhava meu pai impediu minha candidatura às vésperas da convenção. Eles se sentiram ameaçados politicamente, mas ao meu ver foi uma atitude precipitada e que me deixou chateado”, afirmou. Pessoinha garante que isso ficou no passado e agora é “bola pra frente” e foco em 2020.
'Sou candidato a prefeito de Teresina', avisa Telsírio Alencar
Por Arimatéa Carvalho
O jornalista Telsírio Alencar contou ao blog que será candidato a prefeito de Teresina. "Eu não vou te dizer o partido agora porque tenho muitos inimigos e eles vão correr atrás dessa sigla para tentar me prejudicar. Mas o convite foi feito e eu aceitei", avisa Telsírio, que acrescenta: "Não vou ser candidato para fazer baixaria na campanha. Vou apresentar propostas, projetos, ideias. Reconheço que o prefeito Firmino Filho faz o dever de casa, mas precisamos avançar muito mais e vou mostrar como", avisa ele, que é dono de um blog especializado em justiça e gestão.
Telsírio Alencar afirma que a zona rural e seu potencial produtivo terão atenção especial em sua campanha. "Nossa zona rural é imensa e precisa ser produtiva", avalia. Ele conta que o PSD do deputado estadual Georgiano Neto fez convite para ele ingressar na sigla, mas Telsírio respondeu com bom humor: "Aceito é ter o Georgiano de vice na minha chapa. Ele é novo, pode esperar para se tornar prefeito", relata.
Caio tem posse marcada por participação popular
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Caio Bucar (PRTB) assumiu o comando da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (ETURB) em solenidade marcada pela forte presença popular. Um assessor do prefeito Firmino Filho (PSDB) comentou ao blog ao ver a movimentação de pessoas simples, dos bairros da capital: "Nenhuma posse aqui trouxe tanto povo".
Caio Bucar ressalta que vai tratar com urgência da questão da desburocratização de documentos de programas habitacionais e a regularização fundiária, em benefício dos teresinenses. “O meu objetivo é tentar tirar do papel minhas idéias e colocar em prática, ser um presidente dinâmico que busque efetivamente fazer com que as coisas aconteçam, baseado numa gestão receptiva, acessível, tanto com os vereadores quanto com a população de Teresina", afirmou.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), destacou a alegria pela chegada de Caio à presidência. Segundo ele, o vereador tem grandes idéias e a vontade de batalhar pela população. Ele acredita que ele irá trazer resultados positivos a frente da ETURB. "Caio é um grande homem, conhecemos a sua disposição para o trabalho e temos plena convicção de que ele vai atender aos anseio da população principalmente no que se refere a questão fundiárias e problemas relacionados”, disse.
Deputado e diretor do DER acertam construção de estrada
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania23, antigo PPS) esteve reunido com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Castro Neto, para tratar da retomada das obras da PI-110, que liga Miguel Aves a Barras.
Em março, o governador Wellington Dias (PT) garantiu o retorno da obra, que será inserida no FINISA I. A rodovia é um importante corredor de escoamento da produção agrícola da região, e há três anos a sua conclusão é aguardada pela população.
Luís André continua articulando com a militância do PSL
Por Samantha Cavalca
O vereador Luís André é o novo presidente do PSL no Piauí. Com isso ele abre diálogo com integrantes da sigla. Hoje, o vereador esteve com Manoel Lopes, militante conhecido como Nel.
Assim que o blog noticiou, em primeira mão, as articulações de Luís André junto com a nacional, incluindo seu primeiro encontro com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, Nel foi um dos críticos mais vorazes de Luís André.
Ao blog, Nel disse que mudou de ideia em relação ao vereador assim que “descobriu” uma articulação que poderia desmontar o partido: “Descobri toda uma jogada arquitetada pelo Fábio Sérvio e companhia para ficarem comandando os dois partidos: PROS e PSL”.
O blog entrou em contato com Fábio Sérvio, que atualmente comanda o Pros. Ele preferiu não comentar o assunto.
Longe do Karnak, Assis e Osmar se encontram
Por Samantha Cavalca
Aliados do governador Wellington Dias estão se movimentando a respeito da participação na distribuição dos cargos estaduais.
Wellington já conversou com Progressistas e MDB. Deve retomar conversas com o PSD e PR ainda durante essa semana. O resultado é que, até o momento, a base aliada não está satisfeita e a crítica é que o partido de Wellington Dias, o PT, é o único que não sairá prejudicado.
No meio desse turbilhão, o secretário de governo Osmar Junior almoçou hoje com o deputado Assis Carvalho, em shopping de Teresina.
Sobre o encontro com Osmar, Assis Carvalho disse ao blog que o almoço não passou de uma conversa entre amigos.
Themístocles diz que assembleias lutam por Banco do Nordeste
Por Arimatéa Carvalho
"Vamos lutar pela permanência do Banco do Nordeste", avisou o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB). Ele e todos os demais presidentes de assembleias legislativas da região definiram um calendário de encontros a cada 60 dias. O últim foi em São Luís (MA). Na foto, ele conversa com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, do PCdoB, partido do governdor Flávio Dino.
Chamado de ParlaNordeste, o evento de São Luís foi presidido pelo presidente da Alepi. “Analisamos o que achamos que é importante para o Nordeste, por exemplo, a permanência o Banco do Nordeste para investimento nessa área. Estamos iniciando diversas discursões. Esta é a primeira reunião dessa legislatura e depois nós vamos chamar mais deputados estaduais. Estamos apenas dando o pontapé inicial”, explicou o parlamentar.
“Sigo o destino inexorável”, diz João Henrique Sousa
Por Arimatéa Carvalho
"Sigo o destino inexorável. Macktub". Assim reagiu ao blog o presidente nacional do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, diante da tentativa do ministro da Economia, Paulo Guedes, de tirá-lo do cargo neste mês de abril. A princípio, haverá uma reunião do Conselho de Administração do Sebrae no dia 25 de abril, quando o governo pretende tirar João Henrique. São 15 votos. Guedes pensa ter 11. Basta uma maioria simples para João Henrique sair.
No Sebrae de Brasília, contudo, há quem diga que essa saída pode acontecer até mesmo antes. Há uma pressão muito grande do governo para que João Henrique deixe o Sebrae e Guedes possa comandar, através de um homem de sua confiança, o orçamento.
A ideia é usar parte do dinheiro do Sistema S em novos projetos, como a inclusão no Bolsa Família dos jovens de 18 a 29 anos de idade que não trabalham nem estudam. É chamada geração "nem-nem". Eles receberiam, cada um, R$ 48 mensais para cursos profissionalizantes. O dinheiro sairia do Sistema S.
Na foto deste post está a nova diretoria do Sebrae: João Henrique no meio, Vinicius Lages à esquerda e Carlos Melles à direita (ele não foi reeleito deputado federal em outubro passado pelo DEM de Minas Gerais, depois de quatro mandatos). É exatametne Melles que pode substituir João Henrique no comando do Sebrae, sob as bênçãos de Guedes.
Caio Bucar assume com missão de fazer regularização fundiária
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Caio Bucar toma posse na Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) nessa segunda-feira, dia 1 de abril, às 10h. A solenidade será no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
Caio assume com o desafio de fortalecer o órgão novamente e promover uma ampla regularização fundiária. A Eturb já foi uma máquina de fazer obras na gestão municipal, com muitas atribuições e poder, mas passou por um processo de esvaziamento ao longo dos anos. Era muito forte, por exemplo, quando gerida pelo ex-vereador José Ferreira, que depois tornou-se presidente da Câmara.
Agora, Caio deve novamente fazer a Empresa ganhar músculos e relevância. Primeiro, porque é o perfil dele realizador. Os dois mandatos na Câmara têm sido de muitas obras nos bairros da capital através do dinheiro de suas emendas parlamentares. Depois, porque sendo um vereador muito bem votado, não vai querer assumir uma pasta sem substância.
A principal meta é de grande relevência: realizar, finalmente, a regularização fundiária dos imóveis da capital. Hoje, há milhares deles em situação irregular. Os donos não podem realizar transações e, na prática, é como se não fossem donos dos mesmos.
Assume no parlamento o suplente Stanley Freire, filho do apresentador de TV Silas Freire, ele próprio ex-vereador da capital, ex-deputado estadual e ex-deputado federal. Stanley e Silas são base de apoio do prefeito Firmino Filho (PSDB).