Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 593 de 665Equatorial vai à Assembleia se explicar sobre demissões e problemas
Por Arimatéa Carvalho
A demissão de funcionários pela Cepisa Equatorial e os problemas no abastecimento de energia em Teresina e no interior do Estado vão ser questionados à direção da empresa durante audiência nessa terça-feira, dia 19, no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9h.
"Quando a Equatorial Energia S/A assumiu o controle da Cepisa, demitiu funcionários sem justa causa ou motivo aparente. Eles e suas famílias ficaram sem renda para manter a sobrevivência. A informação chegou a mim e me comprometi em buscar uma solução viável para os profissionais desempregados junto à empresa. Essa questão será discutida na audiência pública", explica o deputado estadual Evaldo Gomes, que acolheu a causa.
Ele solicitou ao presidente da Equatorial, Raimundo Nonato, a participação na audiência pública para discutir a situação desses funcionários e também as constantes quedas de energia neste período chuvoso da capital. “Foram muitos servidores demitidos, pessoas que trabalharam naquela instituição por mais de 30 anos, e pessoas empossadas recentemente, através de concurso. A crise que se instalou dentro daquela instituição, entre direção e servidores, é muito grande”, observou.
A audiência tem por objetivo entender e ouvir as explicações sobre o motivo das demissões. “Por incrível que pareça, basta cair uma chuva em Teresina que falta energia. E assim acontece em vários locais da cidade. Precisamos ouvir o presidente da Equatorial sobre as demissões e também saber dele qual é o plano de ação que ele tem para buscar soluções para o problema da queda e falta de energia, para a cidade de Teresina”, explicou Evaldo Gomes.
Deputado divulga fotos que mostram que está vivo e não casou
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fernando Monteiro provou com fotografias que nem morreu nem casou no final de semana. A comprovação serviu para afastar boatos das redes sociais que ele teria feito um casamento às pressas devido a seu estado de saúde. Outra versão apontada até mesmo que ele tinha morrido. E uma terceira falada que estava internado no Hospital Albert Einstein.
Ele participou não de um casamento, mas de um batizado dos filhos de uma grande liderança na capital, Janete. Quanto ao casamento, aliás, Fernando Monteiro tem uma união estável de mais de 15 anos com Fabiana.
Já em relação ao Hospital Allbert Einstein, de fato ele viajou para um check up completo, mas não está internado. Fernando conta que está bem e esse check up é feito por ele todo ano no mês de janeiro. "Mas neste ano deixei para março porque estava esperando algumas definições políticas", diz.
Prefeitos, governador e bancada se reúnem segunda em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Associações de prefeitos de todo o Nordeste se reúnem na manhã de segunda-feira, dia 18, em Teresina para elaborar a Carta de Teresina. O encontro acontece na sede da APPM, a partir das 9h. É o primeiro encontro regional de entidades de prefeitos nordestinos.
O governador Wellington Dias e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participam do encontro na capital.
A reunião é reúne os presidentes de associações municipais dos nove estados nordestinos, que vão assinar a Carta de Teresina. O documento será entregue à Presidência da República, Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante a XXII Marcha a Brasília, de 8 a 11 de abril.
“Os nove presidentes das associações de municípios do Nordeste irão discutir as pautas de cada Estado, para, ao final, elaborarem a Carta de Teresina”, explica o presidente da APPM, Jonas Moura.
A Carta de Teresina vai compor o documento que a CNM entregará ao Governo Federal em abril. Temas como a atualização dos programas de saúde, cessão onerosa, royalties e 1% do FPM para o mês de setembro vão entrar em discussão.
A Bancada Federal do Piauí também vai participar. A região representa 32,21% do território brasileiro e os nove estados abrigam 1.794 municípios.
Marcelo Mascarenha quer PT unido em torno de seu nome
Por Arimatéa Carvalho
O procurador Marcelo Mascarenha segue firme na construção de sua pré-candidatura a prefeito de Altos. No inicio do mês o vereador Rumão Rocha (PT), que também disputava a indicação, retirou o nome e anunciou apoio a Marcelo.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, vereador Zé Ernandes (PT), e o Diretório Municipal do PT também fecharam questão sobre o assunto.
As adesões fortalecem a pré-candidatura de Marcelo à sucessão da prefeita Patrícia Leal, que também é do PT.
Marina é titular em Seguridade Social e Pessoa com Deficiência
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Marina Santos, do Solidariedade, está iniciando seu primeiro mandato com desenvoltura. Ela assumiu a vaga de titular em duas comissões: Seguridade Social e Pessoa com Deficiência.
A parlamentar do Piauí tratará de projetos e temas em conjunto com seus pares e a sociedade organizada. Marina tem recebido em seu gabinete na Câmara também diversos prefeitos e lideranças do Piauí e tem mostrado habilidade em costurar apoios e parcerias com órgãos federais.
Firmino reage e tem reunião com presidente da Assembleia de Deus
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho (PSDB) não ficou parado com a saída dos ex-vereadores Tiago Vasconcelos e Ananias Carvalho do seu grupo de aliados. Ambos migraram para a oposição, no grupo do deputado estadual Georgiano Neto no PSD. Na tarde de sexta-feira, o prefeito se reuniu com a cúpula da Assembleia de Deus e reforçou parceria com a igreja.
O líder comunitário da Socopo Geraldo Jarques foi convidado para fazer essa intermediação institucional da igreja com o prefeito. Pelo trabalho social que Geraldo exerce e por fazer parte da igreja, o prefeito pediu para ele fazer essa construção.
O pastor presidente da Assembleia de Deus, Nestor Henrique de Mesquita, atendeu o convite e conversou com o prefeito sobre uma parceria.
Wellington anuncia conclusão da rodovia entre Miguel Alves e Barras
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) anunciou, no final da tarde de sexta-feira, após audiência com o deputado estadual Oliveira Neto (PPS), o prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior, e a liderança política de Amarante, Clemilton Queiroz, a retomada da obra de pavimentação asfáltica da PI 110, que liga o município de Miguel Alves ao município de Barras. "O nosso governador prontamente atendeu o nosso pedido de colocar a tão sonhada obra para a nossa região, a PI 110, nas suas prioridades para a inclusão no empréstimo FINISA I junto à Caixa Econômica Federal", conta o deputado.
A reforma administrativa do Estado, em tramitação na Assembleia Legislativa, e obras e melhorias para os municípios representados pelo deputado também entraram na pauta da reunião.
JVC vai assumir comando do PTB no Piauí
Por Samantha Cavalca
Depois da conversa do Deputado Nerinho e da Deputada Janaína Marques com o presidente nacional PTB, Roberto Jefferson, martelo foi batido. Paes Landim estará em breve fora do comando da sigla no Piauí.
Interlocutores do encontro afirmam que após conversar com os parlamentes piauienses, Jefferson fez algumas ligações para saber mais detalhes da situação da sigla no Piauí. Quem deve assumir o partido é o empresário João Vicente Claudino. Em breve, ele será convocado para conversar com a executiva nacional.
Lira diz que PSL não pode se transformar na cozinha do Palácio
Por Samantha Cavalca
Foi só o blog relatar os encontros do vereador Luís André, que briga pelo comando do PSL no Piauí, com Teresinha Medeiros e Ricardo Bandeira, que começaram as reações.
O primeiro a se manifestar foi o ex-vereador Antônio José Lira. Ao blog ele disse que quer um PSL forte. “Defendo um entendimento em torno da pré-candidatura de Elizeu Aguiar à Prefeitura de Teresina e de uma chapa forte de vereadores raiz do PSL”.
Ele ainda completou: “queremos vereadores que vão vestir a camisa e não vereadores que querem transformar o PSL na cozinha do Palácio da Cidade”.
Extinção da Coordenadoria do Idoso é entrave à reforma administrativa
Por Samantha Cavalca
Fonte ligada à parlamentar petista informou ao blog que a extinção da Coordenadoria do Idoso seria um dos entraves para que a reforma administrativa fosse aprovada na íntegra. A exigência estaria sendo feita pelo próprio presidente da Alepi, Themístocles Filho, em nome do seu irmão Marlos Sampaio, que é o atual coordenador.
O blog entrou em contado com o mdebista João Madison sobre essa questão específica.
“O presidente Themístocles acha que a coordenadoria do idoso é importante, mas ele não vai colocar essa questão como divisor de águas. Não vamos criar problema com isso”, garante o deputado estadual.