Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 61 de 665PT “raiz” quer manter Juventude e pasta da Mulher na gestão de Rafael
Por Sávia Barreto
Sem manifestações públicas do governador eleito Rafael Fonteles sobre a composição do secretariado além do anúncio pelo Twitter do secretário de Fazenda, a banca de especulações dos políticos nos bastidores só cresce. Petistas históricos avaliam que ainda não é possível decifrar a “cabeça” de Rafael: quais serão os pesos e medidas que irão guia-lo ao montar sua gestão contemplando os aliados de primeira hora?
Deixa eles
A coluna apurou com fontes próximas ao governador eleito, aquilo que eles avaliam como o mais provável. Segundo os petistas, a sigla trabalha para manter Vicente Gomes na secretaria estadual de Juventude (sendo ele uma indicação do vereador do PT na capital, Deolindo Moura) e Zenaide Lustosa na Coordenadoria de Mulheres. Zenaide é indicação da atual governadora Regina Sousa. Na pasta de Relações institucionais Pedro Calisto (indicação Elzuila Calisto)
Chico lá
Já na Educação, o ex-presidente da OAB-PI, Chico Lucas, teve seu nome fortalecido. Caso isso se confirme, ele também ganha visibilidade para, eventualmente, disputar o Palácio da Cidade em 24. Nos bastidores, fontes lembram que Chico Lucas já era uma opção indicada por Rafael no último mandato de Wellington Dias na Seduc, mas ele não fez cavalo de batalha e manteve-se a indicação de Rejane Dias com Ellen Gera. Gera, por sinal, também é próximo de Rafael.
Os bastidores e as consequências do apoio de Dr.Pessoa a Lula no Piauí
Por Sávia Barreto
O evento de apoio do prefeito Dr.Pessoa a Lula neste segundo turno teve ampla presença do secretariado municipal. Há várias leituras sobre o fato. Entre elas a do contraponto que Dr.Pessoa faz ao deputado eleito do Republicanos, Jeová Alencar, que anunciou apoio ao presidente Jair Bolsonaro em evento ao lado de Sílvio Mendes.
DDD
A coluna apurou que o apoio do prefeito foi costurado pela governadora Regina Sousa, que ligou para Dr.Pessoa e fez o gesto de convida-lo a estar no time petista. O prefeito apoiou - ainda que discretamente - Jair Bolsonaro no primeiro turno, mas os principais nomes do seu secretariado e da gestão, como o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, e o vice-prefeito Robert Rios, estiveram ativamente na campanha de Rafael. Alguns até defendem que Pessoinha possa fazer uma indicação na gestão de Rafael Fonteles.
Lula lá
A primeira-dama Samara Conceição também não escondeu seu apoio a Lula e foi uma das mais empolgadas e aplaudidas no evento de apoio a Lula. Os petistas afirmam nos bastidores que o ato gera um fato político favorável também para relação PT piauiense e PT nacional, já que agrega o prefeito de uma capital do Nordeste na campanha de Lula.
Calma aí
Para quem especula que Dr.Pessoa já busca fortalecer seu grupo político para a reeleição de 24, um petista rebate em reserva: “Sobre o apoio Dr.Pessoa ao Lula não tem nada a ver com 2024. PT tem vários nomes como os deputados Dr.Vinicius , Fábio Novo e também Rejane Dias. Então o PT vai tratar no momento certo, ouvindo governador eleito, senador Wellington e aliados da base”, frisou a fonte.
Rafael e Dias fazem encontrão da base para elevar Lula a 84% no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles, e o senador eleito Wellington Dias se reúnem nessa segunda-feira (10) com prefeitos, deputados e lideranças para mobilização e discussão de estratégias para a campanha do segundo turno do ex-presidente Lula.
O encontrão da base será no Gran Hotel Arrey, às 9h, na Zona Leste da capital. Rafael e W. Dias lideram os esforços para alavancar a votação de Lula no Estado dos 74% do primeiro turno para 84% no segundo turno, dia 30 deste mês. Para isso, querem que os parlamentares, eleitos ou não, assim como os gestores parceiros, se empenhem em mobilizar o eleitor para comparecer às urnas e votar em Lula.
A revista Veja colocou no final de semana Rafael Fonteles como uma das novas lideranças do Nordeste, com potencial nacional.
Rafael Fonteles é destaque na Veja como nova liderança do Nordeste
Ananias Ribeiro
O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), é destaque da revista Veja desta semana como uma das novas lideranças políticas da região mais esquerdista do País. "O ex-presidente só não teve mais de 60% dos votos em Alagoas. No Piauí, chegou a impressionantes 74,25%", destaca a matéria da Veja.
Eleito no primeiro turno com mais de 57% dos votos válidos, Rafael é citado na matéria “As Novas Forças do Nordeste” como uma das lideranças políticas em ascensão no chamado “cinturão vermelho”, que, segundo a revista, contribui para que a esquerda caminhe para manter a hegemonia na região Nordeste.
“Debutante em eleição, o petista nunca havia se candidatado, mas na reta final da campanha conseguiu disparar e derrotou no primeiro turno o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), candidato do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira”, completa a matéria da Veja.
A reportagem cita ainda Elmano de Freitas, governador eleito do Ceará, e Jerônimo Rodrigues, que por pouco não venceu a eleição no primeiro turno na Bahia, dentre outras forças políticas que se revelaram ou se projetaram nas eleições do dia 2.
2º Turno Presidencial
Durante reunião na última quarta-feira, dia 05, em São Paulo, Rafael Fonteles disse a Lula que a meta é ampliar a votação no Piauí dos 74,25% dos votos válidos no primeiro turno para 80% no segundo turno para o ex-presidente.
O encontro reuniu os governadores e senadores eleitos do PT, a coordenação da campanha de Lula e os atuais governadores do partido. Na segunda-feira, doa 10, ocorrerá a primeira reunião ampliada com líderes em Teresina, para discutir as estratégias para a campanha de Lula para o segundo turno no Piauí.
Flaviana Veras deve ser candidata a prefeita de Parnaíba em 2024
Por Arimatéa Carvalho
A mulher do deputado federal eleito Florentino Neto (PT), Flaviana Veras, é pré-candidata a prefeita de Parnaíba em 2024. Embora o próprio Florentino não confirme e até evite antecipar o assunto, lideranças ligadas a ele já destacam que ela se viabilizou pelo trabalho de coordenação da campanha dele este ano.
Flaviana tem muita aceitação junto aos parnaibanos e estreitou esses laços na campanha do marido, que foi o mais votado dos federais na cidade, com 21.009 votos. Florentino já governou Parnaíba e agora deve lançar candidato à sucessão de Mão Santa (União Brasil).
DEPOIS DE 20 ANOS
Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Parnaíba atendeu ao apelo de Florentino para a cidade eleger um deputado federal para chamar de seu realmente. Havia mais de 20 anos que Parnaíba não elegia um nome do próprio município. O último foi Antônio José de Moraes Souza, pai do ex-governador Zé Filho.
Mádison diz que Rafael vai saber dosar nomes técnicos e indicação política
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual reeleito João Mádison (MDB) falou da expectativa do Governo de Rafael Fonteles. “Temos a certeza que o governador Rafael irá fazer um brilhante mandato, que sua administração será pautada pelo conhecimento técnico e pelo diálogo, além da determinação em desenvolver um estado forte. Rafael será o melhor governador da história do Piauí”, pontuou o parlamentar.
FORÇA DO PRESIDENTE
O deputado está sendo cotado para assumir a presidência da Alepi e comentou sobre as possibilidades de concorrer ao cargo. “Ainda está muito cedo para discutirmos isso. Temos ainda a eleição de Lula para trabalhar pela sua vitória. E temos que ouvir a voz do vice-governador Themístocles Sampaio, pois ele conhece a casa como poucos", afirmou.
CRESCEU
Saltando de 30 mil votos em 2018 para a marca de 43.832 votos em 2022, o deputado teve o quarto maior crescimento entre os parlamentares eleitos. O MDB formou uma bancada de nove deputados na Assembleia Legislativa do Piauí.
Perfil de secretariado de Rafael: técnico, jovem e com maior controle
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o governador eleito Rafael Fonteles (PT) não deve chamar um número significativo de suplentes na Assembleia Legislativa. O máximo seriam quatro nomes. A novidade é que nessas pastas, ou o deputado eleito será nomeado secretário, ou o primeiro suplente do partido será contemplado no secretariado. Ou seja, as indicações de deputados não devem prosperar. Essa é a expectativa de nomes da base, próximos a Rafael e ouvidos pela coluna.
Rafael ainda deve colocar como pastas de sua cota pessoal, Educação, Saúde, Segurança Pública, priorizando nomes técnicos e mais jovens. Ele já anunciou a Fazenda, que costuma também ser uma secretaria de cota pessoal do gestor eleito.
Mesmo com alguns nomes dados como certos no secretariado - tais como Chico Lucas e Washington Bonfim - as pastas ainda não foram definidas e o foco do momento é a eleição de Lula nacionalmente. Caso Bolsonaro seja reeleito, o prognóstico é de dificuldades em relação a liberação de recursos em Brasília.
Chico Lucas pode ocupar a secretaria de Governo ou a Administração, enquanto Bonfim é cotado para o Planejamento, mas já foi ventilado para a Educação.
Segurança
Já na Segurança Pública, o delegado Matheus Zanatta seria o perfil jovem, técnico e com respaldo político, já que seria uma indicação apoiada pelo vice-governador eleito, Themistocles Sampaio e o deputado federal reeleito Marcos Aurélio Sampaio. Nesse caso, seria o retorno de um nome civil a uma pasta que foi ocupada por militares nos últimos anos. Mesmo assim, não há consenso. Alas do PT gostariam de fazer a indicação e o deputado Carlos Augusto também estaria na disputa. A área é o gargalo de avaliação do Governo estadual e deve ter um foco prioritário.
Obras
A coluna também apurou que Rafael deve filtrar a quantidade de pastas que faz obras e centralizará as licitações. O perfil é de pulso mais firme com o olhar técnico nesse início de um novo governo.
Jeová Alencar sobre postura na Alepi: “Comportamento com responsabilidade”
Por Sávia Barreto
Em conversa com a coluna, o vereador Jeová Alencar respondeu sobre como será sua posição a respeito do Governo Rafael Fonteles na Alepi a partir do próximo ano. Jeová foi eleito pelo Republicanos com a maior votação na capital e apoiou Sílvio Mendes, do União Brasil, para o Governo do Estado. “Fui eleito pela oposição, mas não serei oposição ao meu estado nem à minha cidade de Teresina, quero é trabalhar. Terei um comportamento com responsabilidade, como sempre tive”, pontuou.
Me tira dessa
Já sobre as especulações de que seria um dos nomes mais cotados como candidato a prefeito de Teresina, o atual presidente da Câmara destaca que o partido já tem seu candidato à reeleição, que é Dr.Pessoa: “Viemos de duas eleições consecutivas, essa terminou agora, eu quero é descansar”, minimizou Jeová.
Calma
A eleição estadual mobilizou e esquentou os ânimos na Câmara, mas não deve acontecer o mesmo no pleito nacional. Os vereadores, mesmo divididos - com maioria pró-Lula - estão focado nos cálculos da próxima eleição municipal, em 2024. “É natural que cada um tenha sua convicção, que vote livre, vote independente. A eleição é uma festa democrática, em que temos que respeitar a decisão da maioria e respeitar a opinião contrária”, destacou Jeová Alencar.
Agronegócio quer conversar com Rafael e levar pautas: “Apartidários”
Por Sávia Barreto
O setor de agronegócios atualizará as necessidades estruturais e apresentará ao governador eleito, Rafael Fonteles.
“Somos apartidários, sempre tivemos pautas bem definidas para apresentar a qualquer candidato eleito, pois nosso compromisso é com o desenvolvimento do Piauí. Estamos ocupando posições de destaque nacional, mas precisamos do apoio do Estado para continuar despontando, assim, em um momento oportuno devemos apresentar um diagnóstico a Rafael Fonteles”, frisa Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí.
Fábio Novo anuncia: Jacinta Andrade ganha teatro moderno no próximo mês
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) visitou na quinta-feira (6) as obras do Teatro "Barítono Raimundo Pereira", no conjunto habitacional Jacinta Andrade, na Zona Norte de Teresina, com capacidade para 200 pessoas sentadas.
As obras físicas já estão prontas, incluindo teto, piso, instalações elétricas e hidráulicas. "Junto com a equipe da Secult, vistoriamos tudo. O teatro será inaugurado em novembro", conta.
NA GESTÃO DE FÁBIO
A construção do teatro foi iniciada na gestão de Fábio Novo à frente da Secretaria de Cultura. A próxima etapa contempla sistema de som e iluminação, climatização e a instalação das poltronas.
Fábio Novo conta que "o espaço também vai contar com salas para exibição de filmes e para a realização de oficinas voltadas para a comunidade".