Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 629 de 665Com vitória de Ibaneis, piauiense espera assumir como deputado
Por Arimatéa Carvalho
O advogado Ibaneis Rocha (MDB), filho de piauienses de Corrente, foi eleito governador do Distrito Federal no domingo. A eleição vai beneficiar um piauiense, que deve assumir como deputado distrital. Trata-se de Rogério Morro da Cruz, de 37 anos, da cidade de Porto (PI), criado no povoado Mucambo, na zona rural do município piauiense.
Rogério Morro da Cruz é o quarto suplente da coligação que elegeu Ibanis e o governador eleito já anunciou que irá chamar para sua gestão deputados distritais eleitos pela coligação, dando lugar a suplentes. O piauiense espera assim chegar ao parlamento.
O governador eleito derrotou o atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).
Deputado quer mudar trânsito na avenida principal do Dirceu
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) requereu na Assembleia Legislativa mudança no trânsito da Avenida José Francisco de Almeida, conhecida como a avenida principal do bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina. Trata-se de uma das avenidas mais movimentadas da cidade e que ganhou faixa exclusiva para ônibus por parte da Strans.
Severo explicou que os comerciantes estão tendo grandes prejuízos. Diante disso, o parlamentar sugere que veículos possam transitar e estacionar livres de multa, no período de 9h às 11h30 e das 14h às às 17h30, de segunda à sexta. Nos finais de semana e feriados o parlamentar defende tráfego livre nesses corredores por período integral.
"É necessário haver essa flexibilidade das faixas de ônibus, para que lojistas e comerciantes não sejam prejudicados." finalizou emedebista.
Abelardo Vilanova será confirmado novo presidente do TCE na segunda
Por Arimatéa Carvalho
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realiza sessão extraordinária nessa segunda-feira para eleição de sua nova diretoria para o biênio 2019-2020.
Serão eleitos o presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ouvidor, controlador interno e os presidentes da 1ª e da 2ª Câmaras.
Também serão escolhidos os conselheiros-substitutos auxiliares da Presidência, da Corregedoria, Controladoria e da Ouvidoria. A sessão ocorrerá no plenário do TCE-PI, a partir das 9h, sob a presidência do conselheiro-presidente Olavo Rebelo. Votarão os sete conselheiros titulares.
A eleição segue o critério de rodízio, sem reeleição para o mesmo cargo. O presidente e os demais eleitos serão empossados até o dia 20 de dezembro, em sessão especial, para início efetivo do exercício da nova gestão em 1º de janeiro de 2019. O novo presidente será o atual vice-presidente, conselheiro Abelardo Vilanova.
A atual diretoria, cuja gestão se iniciou em 1º de janeiro de 2017, é composta pelos conselheiros Olavo Rebelo, presidente; Abelardo Vilanova, vice-presidente; Lílian Martins corregedora-geral; Waltânia Alvarenga, ouvidora; e Luciano Nunes, como controlador-interno.
Fernando Monteiro diz que PRTB decide em novembro sobre fusão
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual reeleito Fernando Monteiro, presidente do PRTB no Piauí, revelou que todos os diretórios do partido no país se reúnem em novembro na cidade de São Paulo para definir sobre a fusão da sigla com outra, visto que a mesma não atingiu a cláusula de barreira no dia 7 de outubro e vai perder o dinheiro do fundo partidário e direito a tempo de propaganda no rádio e na TV.
Ele disse que somente na reunião será definido algo.
No entanto, o vice na chapa de Jair Bolsonaro, coronel Hamilton Mourão, é do PSL e quer fundir a sigla com o PSL de Bolsonaro. Se isso acontecer, Fernando Monteiro ingressaria no PSL, partido do candidato a presidente favorito nas pesquisas.
Problema: Fernando hoje comanda o PRTB e, com uma eventual fusão, essa garantia não é certa, pois o comando do PSL no Estado é disputado por muitos nomes, como Fábio Sérvio, Rubenita Lessa, Adriana Souza e Eliseu Aguiar.
Major Diego diz que cargos não estão em jogo agora no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O major Diego Lima, que foi candidato a deputado federal pelo Pros no Piauí a convite do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), obtendo mais de 17 mil votos, disse que o apoio de políticos tradicionais à candidatura é bem-vindo, mas não passa pela negociações de poder e cargos no Piauí.
"As pessoas procuram para apoiar e isso é bem-vindo. Elas também querem mudança. Mas não se negocia cargos. Depois, haverá critérios técnicos para as definições", afirmou Diego, que não descarta sair candidato nas eleições municipais em Teresina daqui a 2 anos. Ele não falou se seria a vereador ou a prefeito da capital.
Cúpula do Solidariedade se reúne com Evaldo em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O secretário-geral do Solidariedade, Luiz Antonio Adriano da Silva, está em Teresina nesta sexta-feira e reúne-se com o presidente do PTC, deputado estadual reeleito Evaldo Gomes.
Eles negociam os termos da migração das lideranças do PTC para o Solidariedade e o comando da agremiação no Piauí, que deve ficar com Evaldo. O atual presidente do SDD é o deputado estadual e ex-candidato a governador Dr. Pessoa.
A migração dos líderes do PTC se dá diante do impasse sobre a fusão do partido em nível nacional. Sem fusão, o partido, que não atingiu a cláusula de barreira nas últimas eleições, ficará sem dinheiro do fundo partidiário e sem tempo de propaganda.
Evaldo Gomes foi reeleito, ajudou a eleger a deputada federal Dra. Marina e o partido ainda tem duas cadeiras na Câmara de Vereadores de Teresina. O ex-candidato a senador Marcus Vinicius deve ocupar cargo nacional no partido.
O encontro já tinha sido costurado entre o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, e Evaldo. Paulinho foi reeleito deputado federal por São Paulo.
Procurador investiga paralisação na UFPI contra Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O procurador regional eleitoral Patrício Noé da Fonseca abriu investigação para apurar o chamamento do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI), André dos Santos Gonçalves, para paralisação das atividades acadêmicas nos dias 25 e 26 de outubro, tanto na capital quanto no interior, nos Campi da UFPI e colégios.
O convocação do sindicalista teria o intuito de desaprovar a candidatura de Jair Bolsonaro a presidente e apoiar a do candidato Fernando Haddad à Presidência da República.
O presidente do SINTUFPI, inclusive, encaminhou o chamamento ao reitor da Universidade Federal do Piauí, José de Arimateia Dantas Lopes.
Para o procurador, tal atitude pode configurar, em tese, conduta vedada aos agentes públicos responsáveis, bem como abuso de poder político, a qual afeta a igualdade de oportunidades entre os candidatos na eleição e a normalidade e legitimidade do pleito,
Patrício Noé determinou, em caráter de urgência, a expedição de ofício requisitório ao sindicalista e ao reitor, com cópia da portaria, para que encaminhem à Procuradoria Regional Eleitoral, no prazo de 48 horas, informações acerca da paralisação de ontem e desta sexta-feira.
Raimundo Eugênio na Secretaria de Governo de Firmino
Por Samantha Cavalca
Na posse de Charles Silveira à frente da FMS, a especulação mais forte é que Firmino Filho deve anunciar Raimundo Eugênio para a Secretaria de Governo.
Ele é procurador do município de Teresina. Ao blog, prefeito disse que escolheria alguém já do quadro da PMT para o cargo que era ocupado por Charles Silveira.
Elizeu Aguiar comanda Comissão Política Evangélica de Teresina
Por Samantha Cavalca
Depois de concorrer ao Senado, Elizeu Aguiar já começa as articulações rumo ao pleito municipal. Hoje, ele se reuniu com líderes religiosos para dar largada no projeto batizado por eles de Comissão Política Evangélica de Teresina.
O grupo deve ter representantes de todas as igrejas evangélicas e pretende fortalecer nomes para compor chapa nas eleições em 2020.
A iniciativa pega carona na onda Bolsonaro que também teve como estratégia conquistar o voto dos evangélicos.
Paulinho da Força liga para Evaldo Gomes
Por Samantha Cavalca
O blog já tinha contado sobre o interesse do Solidariedade de realizar a fusão com o PTC. Hoje (25), o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, ligou para o presidente do PTC no Piauí, Evaldo Gomes.
Assessoria de Paulinho informou que ele está mantendo contato com todas as lideranças do PTC na tentativa de hidratar a bancada federal do Solidariedade. No Piauí, PTC elegeu Dra. Marina Santos.