Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 635 de 665Bastidor: Sílvio Mendes é candidato em 2020
Por Samantha Cavalca
Se o meio político fala das próximas eleições à Prefeitura de Teresina, o blog também vai continuar falando de 2020. O recorte de hoje é a saída de Sílvio Mendes da Fundação Municipal de Saúde. Os motivos não ficaram tão claros ao público e no meio especula-se que foram diferenças políticas entre o grupo de Firmino e o grupo de Sílvio, que inclui Marden Meneses.
O fato é que pelo Palácio da Cidade e seus anexos o bastidor é único: Sílvio saiu agora para pavimentar seu caminho para disputar a PMT.
O discurso oficial, dito por ele, é de que não seria mais candidato. Nessas eleições, inclusive, foi convidado para sair candidato a deputado federal pelo partido de Ciro Nogueira. Não aceitou porque já mirava a prefeitura da capital.
Ainda pelo Palácio da Cidade é dado como certo que Sílvio Mendes sairá candidato a vaga de Firmino Filho, mas segundo interlocutores ligados ao ex-presidente da FMS, a situação não se trata de rixas. “Podemos ter o candidato de Firmino e ter Sílvio Mendes. Eles que sempre foram amigos, se dividem agora para serem mais fortes em 2020. Independente de quem ganhe, até o mesmo secretariado será mantido”, revela ao blog.
Ministro vem ao PI anunciar novas unidades de programa habitacional
Por Samantha Cavalca
O senador Ciro Nogueira informou ao blog que o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, mais uma vez estará no Piauí, nesta quarta-feira (03).
O ministro fará o anúncio de 1200 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida para o Piauí.
Esse é o segundo anúncio de novas casas do programa para o Piauí em uma semana. Semana passada, Ciro Nogueira foi chamado a Brasília por Baldy onde foram anunciadas, na ocasião, 2500 unidades para o estado.
“Não vamos abrir mão do sonho de Lula no Piauí é por isso que me dedico tanto em relação ao Minha Casa, Minha Vida”, declara o senador.
Rafael Fonteles volta ao cargo de secretário de Fazenda
Por Arimatéa Carvalho
Rafael Fonteles retornou ao cargo de secretáriode Fazenda do governo Wellington Dias. Ele havia se afastado por motivo de saúde, mas sua nomeação foi confirmada no Diário Oficial do Estado, com efeito a partir da data de hoje, 2 de outubro.
Rafael é o grande responsável pelo Estado não ter atrasado salários nessa gestão e ficado em situação caótica como a maioria do Estados brasileiros durante a crise.
O secretário disse ao blog agora de noite que obteve autorização médica para retomar a rotina na Sefaz. O governo comemora sua volta, pois ele dá à opinião pública uma garantia de normalidade e finanças sobre controle.
Mão Santa declara voto a Bolsonaro, o anti-PT
O prefeito de Parnaíba, segunda maior cidade do Piaui, Mão Santa, atualmente sem partido, declarou apoio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro. Mão Santa é forte liderança política no Norte do Estado e fez seu anúncio durante comício que reuniu multidão no litoral.
Para o gestor, Bolsonaro é o único que pode derrotar o PT e, por isso, vai pedir votos para ele. No plano local, Mão Santa vota no tucano Luciano Nunes, candidato a governador que tem em Geraldo Alckmin seu candidato a presidente.
O prefeito vota ainda em Heráclito Fortes para a Câmara Federal, no sobrinho Zé Filho (PSDB) para deputado estadual e nos candidatos ao Senado da chapa de Luciano, Robert Rios (DEM) e Wilson Martins (PSB).
Ele divulgou carta apontando sua escolhas e recomendando voto nos candidatos.
Deputados reforçam Marcelo na reta final de campanha
Por Arimatéa Carvalho
Na reta final da campanha eleitoral, a candidatura do deputado federal Marcelo Castro (MDB) ao Senado vem recebendo reforço dos parlamentares do MDB. Castro participou, em Teresina, de plenária promovida pelo deputado estadual Themístocles Filho, candidato à reeleição, e por seu filho, Marcos Aurélio Sampaio, candidato a deputado federal, momento em que reforçaram os compromissos de apoio mútuo às três candidaturas.
“Meu voto é 151. Meu compromisso com o Marcelo é 0800. Marcelo Castro é do nosso partido, do MDB. É mais que natural que quem é do MDB vote nele”, disse o deputado estadual Themístocles Filho logo após o evento, ressaltando que Marcos Aurélio é candidato à Câmara com o mesmo número usado por Marcelo Castro em suas cinco eleições para deputado federal: 1515.
“Mais uma vez, como fiz minha vida inteira, vou votar no 1515 para deputado federal. Marcos Aurélio vai ser eleito deputado federal para bem representar o nosso estado e ajudar o povo do Piauí; claro, sob a batuta de Themístocles Filho, que vai ser eleito entre os deputados estaduais mais bem votados destas eleições”, declarou Marcelo Castro durante a plenária.
Na última semana, o deputado estadual Severo Eulálio já havia realizado reunião política no município de Picos em que foi anunciado o apoio de 14 dos 15 vereadores da cidade para a candidatura de Marcelo Castro. “Nosso grupo está forte, imbuído da vontade de trabalhar pela candidatura do nosso senador Marcelo Castro. Será uma grande vitória para Picos e para o Piauí. O Piauí não pode abrir mão de ter um senador com a capacidade de Marcelo Castro”, declarou Severo.
Também da região de Picos, o deputado estadual Pablo Santos destacou o preparo de Marcelo Castro para ser senador e seu legado como ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff. “Marcelo Castro é o melhor ministro da Saúde que o Brasil já teve. Aumentou o orçamento da saúde no Piauí em mais de R$202 milhões. Se não fosse pela atuação do deputado Marcelo, a saúde do Piauí estaria passando por dificuldades”, argumentou o parlamentar.
Já a deputada estadual Liziê Coelho ressaltou a influência de Marcelo Castro junto às instituições federais e sua liderança nacional para viabilizar a destinação de recursos para o Estado. “Sou autora do projeto que incentiva o cidadão a produzir energia elétrica em casa por meio da captação de energia solar. Meu voto ao Senado é de Marcelo Castro para que possamos atender a mais famílias com esse projeto, viabilizando mais recursos através do financiamento de bancos de fomento”, exemplificou a parlamentar.
“Tenho muito orgulho de receber esse apoio dos meus amigos de MDB, pois são grandes lideranças, pessoas que contam com a confiança do povo do Piauí, que têm trabalho realizado pela nossa gente. E, além de orgulho, esse apoio também aumenta a nossa responsabilidade de, no Senado, conseguirmos fazer ainda mais do que já realizamos na Câmara dos Deputados”, comentou Marcelo Castro, que nesta quarta-feira (3) promove, a partir das 19h, grande plenária, no Atlantic City, em Teresina, com a presença do governador Wellingtton Dias, deputados, vereadores e lideranças da Capital.
| ResponderEncaminhar |
Na reta final de campanha, João Amoêdo cumpre agenda em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, cumpre agenda em Teresina na quinta-feira e na sexta-feira.
Já no primeiro dia, o presidenciável participará de uma agenda cheia, que incluie encontro com a militância e apoiadores do candidato no Estado. Uma carreata percorrerá diversas avenidas da cidade. Ainda à tarde, Amoêdo concede entrevista coletiva com os diversos meios de comunicação no hotel.
Às 19h, Amoêdo participa de um encontro com estudantes e a população, onde irá apresentar toda a plataforma de governo para a disputa presidencial. Ao fim do dia, o candidato acompanhará em Teresina o debate que será realizado pela TV Globo.
Já na sexta-feira, pela manhã, Amoêdo concede entrevista a um canal de televisão local e segue para a caminhada da “Onda Laranja”, no Centro de Teresina.
Três dias antes das eleições, João Amoêdo fecha a campanha no Nordeste em Teresina, e segue para o último ato de campanha no Rio de Janeiro, sua cidade natal.
Marcelo Castro é vítima de 'Fake News' e cita desespero da oposição
Por: Samantha Cavalca
Na tarde de hoje (01), Marcelo Castro, candidato ao Senado juntamente com Ciro Nogueira na chapa majoritária de Wellington Dias, foi a mais nova vítima de fake news dessa campanha. Montagens que circularam em grupos de WhatsApp apontavam matérias falsas em que ele estaria criticando outros membros da base do governador. Uma delas trazia a falsa informação que ele teria desistido da sua candidatura.
Marcelo Castro disse que usar fake news é uma atitude de desespero da oposição. “Minha candidatura é vitoriosa. Minha campanha é limpa, no corpo a corpo com o eleitor, propositiva e bem recebida pela população. Na próxima quarta-feira (3), faremos um grande ato no Atlantic City, com vereadores e lideranças da Capital, onde esperamos reunir mais de dez mil pessoas”, declarou Marcelo Castro, dando ênfase a seu volume de campanha que recebeu maior impulso nesta reta final.
Marcelo aproveitou a oportunidade para alertar sobre a grande incidência de fake news na campanha eleitoral de 2018, tanto no Brasil quanto no Piauí. “Fiquem atentos! Há muita gente desesperada tentando prejudicar os adversários. Pesquise e veja se a fonte é segura, se há notícia semelhante em outros sites”, sugere.
Wellington Dias: Ciro e Marcelo estão do lado de Lula e Haddad
Por: Samantha Cavalca
Nessa reta final, governador Wellington Dias reforçou discurso a favor de Ciro Nogueira e Marcelo Castro. “Eles são a garantia de apoio ao meu governo e do Governo Haddad”.
Wellington disse que qualquer outro será opositor e trabalhará contra o Piauí. Dias finaliza: “votou em um, votou em todos”.
O blog já tinha apontado algumas estratégias de Wellington Dias direcionadas a Marcelo Castro. Uma delas foi uma conversa com Zé Hamilton na qual o governador pediu uma ofensiva no litoral do Estado.
Ao blog, governador disse que ajudará a eleger os dois senadores da sua chapa.
Hospital da família de candidato custou preço de consultório
Por Arimatéa Carvalho
Durante o debate realizado na última quarta-feira (26/09) pela Rede Meio Norte a candidata ao Senado Flávia Barbosa (PRP) acusou o ex-governador Wilson Martins de ter construído, em seu governo, um hospital particular para sua família.
Isso incomodou bastante o ex-governador e candidato a senador. Wilson respondeu que o hospital seria de seus filhos, Raphael e Victor, médicos e empreendedores. Chegou a revelar que fizeram uma operação de credito junto ao BNB - Banco do Nordeste do Brasil.
O blog apurou a informação no que diz respeito a este financiamento e quanto custou o hospital da família de Wilson Martins. O portentoso edifício onde funciona o hospital, que tem o nome de "Centro Imagem", possui mais de 10.000 m2 de área.
Segundo documentos obtidos com exclusividade, o valor da cédula de crédito na operação de financiamento para as obras do hospital foi de R$ 5.007,031,08 (cinco milhões, sete mil, trinta e um reais e oito centavos) contraído em nome dos dois filhos de Wilson Martins, Raphael e Victor.
O investimento de R$ 5 milhões em um hospital desta envergadura é uma gota no oceano, insuficiente para tal empreendimento. Um engenheiro especialista em orçamento em obras de grande porte fez uma previsão de gastos a pedido do blog. Segundo ele, uma obra como a do "Hospital Centro Imagem", só de construção, não seria de menos de R$ 36 milhões. Cinco milhões de reais daria para construir, de acordo com ele, um bem equipago consultório. E nada mais.
Somando-se ao que o empreendimento possui na área de saúde, que são os mais modernos e mais caros do mercado, especula-se que todo o hospital custe a cifra de mais de R$ 140 milhões. Nos bastidores, entre empresários da área da saúde, os comentários é realmente de que não tem como esta obra ser de "apenas" R$ 5 milhões.
O blog tentou contato com o candidato para falarem sobre as especulações de mercado em torno da obra e do documento que traz o valor de R$ 5 milhões.
Marcelo reúne mais de 400 lideranças no litoral e mostra força
Por Arimatéa Carvalho
O candidato ao Senado Marcelo Castro (MDB) reuniu mais de 400 lideranças da região de Parnaíba, na noite de sexta-feira (28). Ao menos cinco vereadores do município reforçaram a convocação das lideranças em apoio ao emedebista na reta final da campanha. Estiveram presentes os vereadores Ricardo Veras (PSD), Ronaldo Prado (PSL), Beto (PP), André Neves (PDT) e Daniel Miranda (PRB).
O ex-prefeito de Parnaíba Zé Hamilton, que é primeiro suplente de Marcelo Castro na chapa, reafirmou a necessidade de intensificar os trabalhos no litoral nessa última semana antes da votação. O deputado federal Paes Landim e o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, também foram à reunião.
O ex-prefeito e atual secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, comentou que a candidatura de Marcelo tem uma imensa força que só cresce no Estado e na região de Parnaíba isso fica bem evidente.
Para o professor Vicente de Paula, o trabalho atuante de Marcelo Castro em defesa das causas do Piauí é fator importante na hora de conquistar o voto do povo parnaibano. “Marcelo Castro é um deputado atuante. É muito gratificante apoiar ele nessa empreitada porque ele sempre defendeu as causas do Piauí. E o povo parnaibano se sente honrado que ele tenha um suplente que seja do nosso município”, disse ele.
O vereador Daniel Miranda (PRB) evidenciou que o trabalho do emedebista trouxe melhorias no tratamento de câncer para a região. “As ações que Marcelo Castro promoveu quando ministro foram de suma importância, como a implantação do tratamento oncológico. O parnaibano tinha que buscar tratamento em Teresina, hoje a maioria dos casos é tratada aqui. A gente entende que essa descentralização da saúde promovida pelo senador beneficiou muito a cidade de Parnaíba”, afirmou.
NESTE SÁBADO
Marcelo Castro permanece em Parnaíba neste sábado (29) onde faz corpo a corpo com eleitores, no centro da cidade, na companhia de Zé Hamilton, Florentino Neto, vereadores e outros apoiadores da Planície Litorânea.