Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 645 de 665Bolsonaro vai pedir votos para Fábio Sérvio e Elizeu
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Jair Bolsonaro deve aparecer no horário eleitoral gratuito não apenas no dia da propaganda dos presidenciáveis. O candidato, que lidera todas as pesquisas de intenções de voto sem o ex-presidente Lula, vai pedir o apoio dos eleitores piauienses aos seus correligionários no Estado.
O pedido de votos deve ser destinado, sobretudo, ao publicitário Fábio Sérvio, candidato ao Governo, e ao empresário Elizeu Aguiar, candidato ao Senado.
Fábio já está tratando sobre as gravações com o comitê nacional da campanha de Jair, e a intenção é que os VTs sejam exibidos já no início de setembro.
Juiz manda retirar reportagem que compara W. Dias a Sérgio Cabral
Por Arimatéa Carvalho
O juiz eleitoral auxiliar José Gonzaga Carneiro determinou nesta quinta-feira que o Blog do B. Silva retire do ar, em até 24 horas, uma matéria jornalística onde o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, faz declarações ofensivas contra o governador e candidato à reeleição Wellington Dias (PT).
A reportagem publicada no blog contém o título “Mão Santa compara Wellington Dias a Sergio Cabral, ex-governador do Rio que está preso” e afirma, em alguns trechos, que “o governador tem buscado manipular a opinião pública através de ‘pesquisas compradas’”, com falas do prefeito.
Segundo ainda a matéria, Mão Santa, referindo-se a Wellington, teria dito também que “as pessoas estão cansadas de roubalheira, eu sabia que essa gente roubava, mas não sabia que era tanto”. Por mim, segundo a reportagem do blog, Mão Santa concluiu o discurso comparando Wellington Dias a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro que está preso por corrupção.
Segundo Gonzaga Carneiro, todo gestor público é passível de críticas, mas o prefeito Mão Santa extrapolou o direito à liberdade de expressão quando ofendeu a imagem do governador Wellington Dias.
Decisão do TSE afasta o presidente do TRE-PI
O Corregedor-geral da Justiça Eleitoral do TSE, Ministro Jorge Mussi, afastou o presidente do TRE-PI por impedimento. O fundamento é o fato do presidente do órgão, Des. Francisco Antônio Paes Landim, ser parente de candidato, no caso, irmão do Deputado Federal Paes Landim.
O TRE havia aprovado a consulta ao TSE sobre a situação, que é inédita.
O afastamento deverá ocorrer até a diplomação dos candidatos eleitos. Após esse prazo o impedimento será apenas em relação aos eventuais processos do Deputado Federal Paes Landim.
Trecho da decisão:
"julgo procedente a reclamação e determino imediato afastamento do Des. Francisco Antonio Paes Landim das funções eleitorais e da Presidência do TRE até a diplomação dos candidatos eleitos no pleito 2018 no Estado do Piauí, subsistindo a vedação, após este período, somente para eventuais feitos decorrentes do processo eleitoral que envolvam diretamente seu irmão."
Segue a decisão na integra:
Juiz manda Luciano Nunes tirar postagem do Instagram
Por Arimatéa Carvalho
O juiz eleitoral auxiliar Geraldo Magela determinou que o candidato ao Governo do Estado Luciano Nunes (PSDB) retire do ar publicações no Instagram com teor calunioso e difamatório contra o candidato Wellington Dias (PT), da coligação “A vitória com a força do povo”.
Segundo o magistrado, a imagem publicada contra Wellington Dias ataca a imagem e honra do candidato petista, pois induz o internauta a entender que o atual governador é “governante da mentira”.
A peça publicitária coloca Wellington Dias ao lado de um gráfico que mostra seus índices de preferência de votos junto com o texto “O Piauí cansou e quer mudanças”.
Na mesma imagem, é mostrado o texto “As pesquisas mostram que o povo do Piauí cansou de tantas promessas e deseja um Governador de Verdade! Vamos juntos continuar a nossa jornada para construir um Piauí melhor. #Luciano45 45...”
O magistrado deu um prazo de 24 horas para Luciano Nunes retirar a postagem, sob pena de pagar multa de R$ 1 mil por dia.
Jeová reuniu mais de 3 mil para anunciar candidatos
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, reuniu na noite de quarta-feira, no bairro Km 06, zona sul de Teresina, mais de 3 mil pessoas para anunciar os candidatos que receberão o seu apoio.
Durante o evento, Jeová Alencar que também é coordenador da campanha do candidato a governador do Estado do Piauí, Dr. Pessoa, apresentou o seu candidato a governador, a candidata à vice-governadora, Vanessa Tapety, a candidata à deputada federal, Dra. Marina, o candidato a senador, Marcos Vinicius, o candidato a senador, Antônio José Lira.
Ele estava acompanhado também do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), seu aliado, mas que também firmou compromisso de ficar ao lado do governador Wellington Dias (PT) devido ao MDB integrar a base do governo e para atender pedido dos deputados estaduais.
Wellington, Themístocles e Marco: aliança total
Por Arimatéa Carvalho
Para quem ainda tinha dúvidas da aliança entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), candidato à reeleição, com o governador petista Wellington Dias, uma nova reunião na noite dessa quarta-feira tratou de reforçar o discurso de paz e União.
Ao lado de seu filho, o candidato a deputado federal Marco Aurélio (MDB), e líderes políticos da região Sul, ele se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) com direito a áudio do petista falando que ambos estão firmes e fortes.
WELLINGTON PROJETA MARCO AURÉLIO
“O presidente Themístocles Filho esteve aqui colocando o apoio de líderes da região Sul, destacadamente o prefeito Betinho, que veio com outros líderes, e disse que é com todo o entusiasmo que vai trabalhar a campanha de nosso time, o Time do Povo, com o presidente da República, com o Lula, apoia a mim como governador e também aos nossos senadores e tem ao seu lado, Marco Aurélio como deputado federal e Franzé Silva como deputado estadual", detalhou.
"Então é uma campanha que tem como certeza a novidade dessa eleição, que é Marco Aurélio ter o papel de ser o parlamentar do MDB, que tem como tarefa desafiado, que é substituir o também deputado, também atuante, Marcelo Castro. Tratamos também que agendas que vamos fazer na região”, elogiou Wellington Dias.
Cassandra Moraes Sousa diz que também fala pela chapa de Luciano
Por Samantha Cavalca
“Me sinto muito à vontade na chapa com Luciano Nunes”. Foi com essa declaração que Cassandra Moraes Sousa comentou ao blog sobre sua atuação como vice na chapa de Luciano Nunes.
“Fizemos o plano de governo juntos e ele me escutou muito sobre a questão da segurança pública, a área que eu entendo e vivencio”, afirma Cassandra.
Alguns opositores de Luciano fizeram críticas ao seu material de campanha, porque cartazes não traziam a imagem de Cassandra. “Nós já temos muitos cartazes com a minha foto e a de Luciano. Eu me sinto representada pela chapa e falo por ela”, finaliza Cassandra.
Silas, Gessivaldo e Frank caminham no Dirceu
Por Arimatéa Carvalho
A tarde de quarta-feira foi de caminhada dos principais candidatos pelo Partido Republicano Brasileiro {PRB) na avenida principal do bairro Dirceu, na populosa Zona Sudeste da capital.
As candidaturas de deputado estadual de Gessivaldo Isaías, de deputado federal de Silas Freire e de senador de Frank Aguiar foram reforçadas no corpo a corpo com a população.
A animada manifestação política ainda contou com a presença do candidato à governador da coligação, Dr Pesdoa, do Solidariedade. Os candidatos andaram pelas ruas do Dirceu e através de carros de som conversaram com a população.
Eles se comprometerem principalmente lutar contra a insegurança, clamor maior da população daquele do bairro.
Candidato pede ao TRE a proibição de fogos e foguetes
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal pela Rede Sustentabilidade, ambientalista Dionísio Carvalho, entrou com representação nessa quarta-feita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a proibição de fogos de artifício e foguetes em eventos políticos na campanha deste ano.
"Sabemos que no período eleitoral se intensifica a queima de fogos, especialmente sonoros. E os problemas que os mesmos acarretam são enormes pois do conhecimento de todos que os animais sentem medo e ficam traumatizados com o barulho dos fogos, isso sem falar nas crianças com necessidades especiais e nos doentes, que se assustam e se irritam desnecessariamente", diz.
"Além do risco de queimadas nessa época do ano", diz o candidato.
Se na resolução 23. 551 prevê uma taxa de 80 decibeis na emissão de sons por carros de som e minitrios, por que permitir que foguetes barulhentos dessassogem e causem danos à saúde das pessoas e dos animais?, pergunta ele.
Em vídeo, JVC pede apoio a Elmano
JVC apareceu, pelo menos em vídeo compartilhado nas redes sociais do candidato ao Governo pelo Podemos, Elmano Ferrer. Vicente Claudino, que estava ausente até de WhatsApp, gravou vídeo em apoio a Elmano.
Em vídeo, JVC declara e pede apoio a Elmano citando sua experiência na vida pública.