Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 651 de 665Robert Freitas, do PSB, declara apoio a Wellington
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas (PSB), declarou no domingo apoio à pré-candidatura de Wellington Dias (PT) ao Governo do Estado. Freitas lembrou que foi durante esta e outras gestões de Wellington que o município teve mais benefícios públicos estaduais, como a estrada que liga José de Freitas a Lagoa Alegre, o asfaltamento do município até a Barragem do Bezerro e o calçamento de várias ruas da cidade. “Durante o tempo em que eu era prefeito e ele governador (2005 a 2009), inauguramos várias obras juntos”, comentou o político.
As declarações de apoio ao atual governador do Piauí foram dadas durante a Festa do Vaqueiro, evento tradicional que acontece desde 1985 no município, que está em época dos festejos de Nossa Senhora do Livramento.
Wellington vai a José de Freitas com Fábio Abreu
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias participa neste domingo, às 11h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de José de Freitas, de um encontro com pais e vaqueiros do município.
A atividade contará também com a presença do ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas e dos pré-candidatos a deputado federal Fábio Abreu e a deputado estadual João de Deus.
Haddad não vem e Gleisi diz que Lula fará campanha “preso ou solto”
Por Arimatéa Carvalho
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse na Vila Irmã Dulce que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da campanha presidencial "estando preso ou solto". O vice na chapa de Lula, ex-prefeito paulistano Fernando Hadda, não veio para o ato.
O governador Wellington Dias também participou do ato “A Juventude quer Lula livre”, organizado pela Juventude petista, na Vila Irmã Dulce, na tarde desse sábado.
O evento contou com centenas de populares, grupos culturais, e lideranças comunitárias, além da pré-candidata a vice-governadora Regina Sousa e pré-candidato a deputado federal, Assis Carvalho.
Segundo Gleisi Hoffmann, o PT não tem um plano B. O único plano é registrar, até o dia 15 de agosto, a candidatura de Lula para presidente e Haddad como vice. “Lula participará da campanha estando preso ou solto e vamos lutar até o fim para que ele volte a comandar esse Brasil, que está tão abandonado. Fico até emocionada de vir aqui na Vila Irmã Dulce, no Piauí, trazer esse abraço de Lula e repassar a sua mensagem de que é para esse povo que ele vai governar”, pontuou a presidente do PT.
Chapinha vai comunicar a Elmano que não aceita três senadores
Por Samantha Cavalca
A novela da chapinha continua. Isso por que a maioria dos partidos que compõem o grupo vai comunicar a Elmano Ferrer que não aceita três senadores. No último comunicado oficial foi decidido que Quem Quem do Avante, Paulo Henrique da Rede e Flávia Barbosa do PRP tentariam vaga ao Senado pelo grupo.
A ata da convenção trazia o nome de Flávia e Quem Quem. Depois, por resistência da Rede e do próprio candidato ao Governo pelo Podemos, eles tentaram retirar Quem Quem da chapa majoritária. Não conseguiram. A maioria da chapinha votou pela permanência de Quem Quem. Elmano teve que aceitar, mas depois impôs o nome de Paulo Henrique.
“Elmano nunca soube explicar os motivos de não querer Quem Quem. Ele disse apenas que atende a pedidos de amigos. Entendemos que é preconceito”, relata um dos presidentes da chapinha ao blog.
A questão é que a ata, já ratificada com o acréscimo do candidato da Rede, ainda não foi registrada. O blog acompanhou a movimentação na amanhã deste sábado entre os presidentes da chapinha. “Não vamos registrar dessa maneira. Essa decisão de três senadores veio por imposição de Elmano. A maioria decidiu por Quem Quem e Flávia. Vamos comunicar Elmano da nossa decisão. Decisão da maioria deve prevalecer. Esse é o processo democrático”, informa outro presidente de sigla que compõe a chapinha.
Presidente é roubado em R$ 100 mil e candidatos se revoltam
Por Arimatéa Carvalho
O presidente de um dos partidos da Chapinha foi assaltado na frente da sede da sigla em Teresina. Os bandidos levaram R$ 100 mil. A ocorrência foi ontem e nesta sexta-feira ele anunciou o prejuízo aos candidatos que contam com a ajuda da direção para fazer suas campanhas. A sede fica no Centro Norte da capital.
Os filiados estão todos desconfiados que terão dificuldades para levar adiante suas campanhas. A identidade do assaltante ainda não é conhecida, mas ele parecia ser estrangeiro, um boliviano talvez.
Chega ao fim impasse da chapa de Elmano: serão 3 senadores
Por Arimatéa Carvalho
Quem ganhou ou quem perdeu, nem ganhou nem perdeu. Chegou ao fim sem vencedores ou derrotados o impasse sobre os nomes para o Senado na chapa do senador Elmano Férrer, que é candidato a governador pelo Podemos.
Para entender o caso: Quem Quem, do Avante, e Paulo Henrique, da Rede Sustentabilidade, disputaram a segunda vaga de senador na chapa. A outra é da doutura em administração Flávia Barbosa, do PRP.
Elmano Férrer encrencou com o nome de Quem Quem, estudante de ciências políticas que se disse perseguido por ser humilde. Já a Rede bateu pé no nome do professor universitário da Uespi Pedro Henrique.
A solução foi confirmada na noite desta quinta-feira: haverá 3 candidatos ao Senado na chapa, Flávia, Quem Quem e Pedro Henrique. A fórmula encontrada é perfeitamente legal e resolve a questão.
Fábio Xavier deve apoiar Wilson Martins
Por Samantha Cavalca
Depois de Fábio Abreu declarar apoio a Robert Rios para o segundo voto ao Senado (o primeiro é de Ciro Nogueira), agora é a vez da definição de Fábio Xavier.
O presidente estadual de PR já tinha confirmado apoio a Ciro e agora está perto da definição do segundo voto. O escolhido será Wilson Martins.
Questionado pelo blog Primeira Mão ele confirma que está bem próximo de bater martelo favorável a Wilson.
PT quer 2 mil jovens de todo o Piauí em torno do vice de Lula
Por Arimatéa Carvalho
A organização da visita de Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann a Teresina no sábado quer 2 mil jovens em torno do candidato a vice-presidente na chapa de Lula e da presidente do PT. O espaço onde ocorrerá o evento, Espaço Bom Clima, a partir das 16h de sábado, na Vila Irmã Dulce, cabe 2 mil pessoas.
"Virão jovens em caravanas de todo o Piauí. Fazemos fazer um grande e bonito evento", diz a candidata a deputada federal pelo PT, Neide Carvalho, ligada à Famcc e movimentos sociais.
Ela conta que depois de duas reuniões ficou definido que será mesmo na Vila Irmã Dulce, visitada por Lula em 10 de janeiro de 2003.
Neide Carvalho acrescenta que haverá discusos do governador Wellington Dias e da senadora Regina Sousa durante o evento, além de falas dos dois visitantes. "Nossa juventude estará em peso lá", afirma.
Fábio Abreu afirma que vai apoiar Robert Rios
O candidato a deputado federal Fábio Abreu já apoiava Ciro Nogueira ao Senado. E sobre o segundo voto, Fábio informou agora ao blog que vai apoiar Robert Rios.
Abreu confirma oficialmente o que todos já sabiam. Agora, além dos apoios de peso de Mão Santa e Firmino Filho, Robert recebe o apoio de Abreu. Ambos tem nome ligado à Segurança Pública.