Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 653 de 665Depois de internação, Zé Filho fala sobre seu estado de saúde
O blog conversou agora há pouco com o vereador Zé Filho, presidente do Avante. Ele passou mal depois da reunião da chapinha e foi levado às pressas ao hospital Pronto Med sentindo fortes dores no peito.
“Senti uma dor no peito muito forte, tive um pico altíssimo de pressão, falta de ar e tontura. Preferi não arriscar e vim para o hospital”, informa Zé Filho. O presidente do Avante disse ao blog que sentiu medo de morrer, mas que amanhã fará exames complementares.
Por recomendações médicas, Zé Filho também cancelou a agenda . O blog já tinha informado que a temperatura subiu depois da reunião, na manhã de hoje, que debatia a permanência de Quem Quem na chapa majoritária de Elmano.
A chapinha fez votação e decidiu ficar com Quem Quem, mas Elmano o retirou da chapa. O grupo a favor do candidato do Avante ao Senado acusa Elmano de ser preconceitoso em relação a Quem Quem, por ele não pertencer à elite.
Presidente do Avante passa mal e é internado com dores no peito
Por: Samantha Cavalca
O blog relatou que a temperatura estava alta na reunião da chapinha que decidiria pela permanência de Quem Quem (Avante) como um dos candidato na chapa de Elmano.
O clima esquentou tanto que o presidente do Avante, vereador Zé Filho, passou mal e foi intentado no Pronto Med com dores no peito.
Nesse momento o vereador Gustavo de Carvalho está acompanhando Zé Filho e informa que ele está sendo atendido.
Em audio o vereador Gustavo de Carvalho contou como está o estado de saúde do presidente do Avante, Zé filho.
“Eu nunca pensei que passaria por uma situação dessa, muito difícil, não sei se foi pela pressão, estresse de tantos dias a gente tentando resolver esse imbróglio, mas a situação foi feia, parecia coisa de cinema. Ele [Zé Filho] está bem, já foi medicado e está na benção de Deus aqui.” contou Gustavo.
Grupo de Quem Quem disse que Elmano o retirou por preconceito
Por: Samantha Cavalca
Mesmo depois de passadas as convenções, a chapinha ainda discute composição da chapa majoritária de Elmano. Ontem o blog informou que Quem Quem, do Avante, um dos candidatos ao Senado na chapa, poderia sair para a entrada do candidato Paulo Henrique, da Rede.
Em votação com os presidentes das siglas que compõem a chapinha, os partidos Avante, Patriota, PHS e PPS votaram pela permanência de Quem Quem. PV se absteve. Por sua saída votaram a Rede, Podemos e PRP.
Mesmo com a decisão da maioria pela permanência de Quem Quem, Elmano Ferrer o retirou da chapa. Em entrevista à TV Meio Norte, Elmano disse que retirou Quem Quem para atender pedidos de amigos.
As conversas continuam em busca do consenso, mas, direto da reunião, o blog está recebendo mensagens que contam que a temperatura esquentou. Muitas das acusações que os partidos a favor da permanência de Quem Quem fazem, dizem respeito ao preconceito que Elmano estaria tendo em relação ao nome do candidato ao Senado pelo Avante.
“Elmano está sendo preconceituoso e não lembra que quem elege Senador não é elite da Zona Leste, mas o povo da periferia, onde o Quem Quem é querido”, informa um dos presidentes da chapinha, direto da reunião.
“Tiraram Quem Quem, mas não vamos aceitar e a luta continua”, informa outro presidente de sigla que compõe a chapinha, presente na mesma reunião.
“Podem é tentar, mas meu apoio vai para Wellington Dias”
Por: Samantha Cavalca
O vereador do PC do B, Enzo Samuel, disse ao blog que podem é tentar criar factóides, mas apoia a reeleição do Governador Wellington Dias.
Enzo explica ainda que o presidente do seu partido, Osmar Júnior, é o coordenador da campanha de Wellington Dias e que ele segue orientação do partido. “Não abro mão da nossa unidade e nossa unidade é em prol de Dias”, finaliza Enzo.
Vereadores vivem momentos de terror na Câmara de Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bernardo Lima e o vereador Reinaldo Santos (Reinaldinho), que é candidato a deputado estadual pelo PTB, ficaram presos dentro do elevador da Câmara de Vereadores de Parnaíba junto com o repórter Hudson Pereira Veras, sem qualquer ventilação, depois que o equipamento travou. Detalhe: o elevador é novo e foi instalado há pouco tempo.
“O importante foi manter a calma”, disse o parlamentar Bernardo Lima.
Já o jornalista da TV Delta (Canal 02), Hudson Pereira Veras, relatou ao blog que o elevador foi instalado há pouco mais de um mês. “Quem conseguiu tirar a gente foi um rapaz que trabalha no áudio da Câmara e reiniciou a placa”, conta. Os bombeiros foram chamados. “Poderia ter pego fogo com a gente lá dentro”, lembra o jornalista.
Vice de Jair Bolsonaro tem raízes piauienses
Por Samantha Cavalca
O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, anunciou hoje o General Hamilton Mourão como vice em sua chapa.
O avô de Mourão é Antônio Hamilton, natural de Pedro II.
Antonio Hamilton Martins Mourão é gaúcho de Porto Alegre, tem 64 anos. Entrou para o Exército em 1972 e ficou na ativa até fevereiro de 2018. Ele ganhou notoriedade em 2005, quando estava no Comando Militar do Sul. Ele tinha feito críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e dito, durante uma palestra no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) em Porto Alegre, que é preciso um "despertar para a luta patriótica" como saída para crise política do país.
Candidatos da chapa de Dr. Pessoa fazem dobradinha
Por Arimatéa Carvalho
Na medida em que se consolida a pré-candidatura do deputado estadual Dr. Pessoa ao Governo do Piauí, avançam as alianças de seus pré-candidatos a deputado.
A mais nova parceria formada é entre a pré-candidata a deputada estadual Raimundinha da Pesca, presidente licenciada da Federação de Pesca do Estado, com atuação em 120 municípios e 36 mil filiados, e o pré-candidato a deputado federal Jorge Lopes, advogado e desportista, vice-Presidente do Solidariedade. "Essa parceria com nossa amiga Raimundinha é muito importante para nossas candidaturas. Ela tem grande força, é uma grande mulher", diz Jorge.
Átila Filho é o primeiro suplente de Wilson Martins
Por Samantha Cavalca
Wilson Martins bateu martelo e escolheu como seu primeiro suplente Átila Filho.
Átila Filho, filho do deputado Átila Lira, ensaiou sair candidato nessas eleições à Câmara Federal e era constantemente assediado para ingressar no Progressistas de Ciro Nogueira. Atualmente ele é filiado ao PSB.
Em meio a rumores de descontentamento por não ter os votos de Firmino Filho e Mão Santa, Wilson Martins ganha força na chapa de Luciano Nunes com a escolha dessa suplência.
Documento de Pessoinha desistindo fala de “Foro íntimo”
Por Samantha Cavalca e Arimatéa Carvalho
Documento da desistência oficial de João Pessoa a qualquer candidatura na chapa do pai dele, Dr. Pessoa, fala em motivação por "Foro íntimo. A jornalista Samantha Cavalca divulgou a desistência em primeira mão neste blog ontem.
O motivo real da desistência de Pessoinha, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é o seguinte: Paulinho da Força quer eleger deputados federais do próprio Solidariedades, e Pessoinha é do PMN. Dr. Pessoa, portanto, ficou acuado e sem argumentos para defender a cria.
O Solidariedade vai apostar na candidatura da Major da PM Elizete Lima e na do vice-presidente do partido, Jorge Lopes.
Já o PMN estava arrasado, mas ficou menos depois que conseguiu indicar o presidente do PMN de Teresina, Raimundo Alencar, como 1 suplente do candidato a Senador Frank Aguiar.
A advogada e jornalista Ravena Castro, que o comanda, vai sair a Estadual e escolheu para o lugar de Pessoinha o pai da estudante assassinada Camila Abreu, Jean Abreu. Ele sai para Federal.
Pessoinha vai coordenar a campanha do pai e dos colegas do PMN.
Paulinho da Força recua e libera coligação com PRB
Por: Samantha Cavalca
Foi e voltou, foi e voltou...mas agora martelo foi batido: Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade liberou a coligação da sigla no Piauí com PRB.
Bastidores apontam que Pessoa mandou o recado, após último veto de Paulinho, que se não coligasse com PRB, não sairia candidato a nada. O candidato ao Governo do Piauí e sua equipe se comprometeram com a nacional de montar uma estrutura eficiente para os candidatos que são competitivos terem chances reais de chegarem ao Congresso Nacional. Diante desses dois pontos, Paulinho recuou e liberou a coligação.
Agora, depois dessa úlltima decisão, o blog crava: PRB vai com Pessoa, sem risco da nacional tentar intervenção.