Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 655 de 665Em defesa de Themístocles, João Henrique ataca o PT
Por Arimatéa Carvalho
O vice-presidente regional do MDB no Piauí e presidente nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, acusou o PT de querse implantar um projeto permanente de poder no Piauí.
Por isso, segundo ele, o partido rejeitou a indicação do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), como candidato a vice-governador na chapa de reeleição do governador Wellington Dias (PT).
“O PT rejeitou o nome de Themístocles (Filho) como candidato a vice porque tem um projeto de poder ad-infinitum para o Piauí. Ou seja, eles querem um nome do partido para suceder ao governador Wellington Dias e garantir o partido no poder em eleições futuras”, afirmou. Na análise do ex-ministro, a indicação da senadora Regina Sousa como candidata a vice de Wellington Dias atende a esse projeto de poder sem limite de tempo.
“Não há a menor dúvida de que colocar a senadora Regina Sousa como candidata a vice é uma forma de evitar que nomes de outros partidos cheguem ao governo”, explicou.
Jeová Alencar fecha com Dr. Pessoa
Por: Samantha Cavalca
Presidente da Câmara dos Vereadores de Teresina, Jeová Alencar é a mais nova adesão ao grupo de Pessoa. A informação foi confirmada ao blog pelo presidente do PTC no Piauí, deputado Evaldo Gomes.
PTC indicou a advogada Vanessa Tapety para a vaga de vice e Marcos Vinicius para uma das vagas ao Senado na chapa de Pessoa.
Blog lembra que tanto Evaldo quanto Jeová possuem ligação forte com Themístocles Filho.
Ciro: “não existe explicação para piauiense trabalhar contra o PI“
Por Samantha Cavalca
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, presidente nacional dos Progressistas, senador Ciro Nogueira, comenta sobre a escolha da vice de Geraldo Alckmin.
No vídeo, Ciro diz que houve quem se posicionasse contra a indicação de Margarete: “Não há explicação para que um piauiense trabalhe contra o Piauí, mas lamentavelmente, pelo visto, isso acontece”, afirma o senador.
Ciro aproveita para relatar as qualidades de Margarete Coelho, citando sua “sólida formação profissional”, além de afirmar que, se ela tivesse sido escolhida para ocupar a vice de Alckmin, "honraria o que há de mais valoroso na mulher nordestina”.
Ontem, martelo foi batido, e o nome da senadora Ana Amélia, também do Progressistas, foi escolhido para ser a vice do tucano na corrida presidencial.
Quem Quem é candidato ao Senado de Elmano
Por Samantha Cavalca e Ari Carvalho
Relançado a governador na quinta-feira, o senador Elmano Férrer (Podemos) fechou sua chapa ao Governo do Estado:
Elmano (Podemos)- Governador
Luís Aírton Santos (PV)- Vice Governador
Quem Quem (Avante) - Senador
Flávia Barbosa (PRP) - Senadora
A grande novidade é Quem Quem, velho conhecido do eleitor teresinense e candidato que costuma adotar o humor em suas campanhas, além de pegar pesado com outros candidatos em debates e sabatinas.
Dr. Pessoa e Pessoinha vão disputar juntos!
Por Arimatéa Carvalho
A chapa do deputado estadual Dr. Pessoa a governador foi fechada com a advogada Vanessa Tapety como vice e o ex-prefeito Marcos Vinicius para o Senado. A outra vaga para o Senado permanece em aberto, pois o professor Paulo Henrique, da Rede Sustentabilidade, ficaria com ela, mas a Rede preferiu seguir com o senador Elmano Férrer, do Podemos.
Dr. Pessoa confirmou com ele o PTC de Evaldo Gomes (duas vagas na majoritária) e o PMN de Ravena Castro (que vai disputar para deputada estadual). Já a Rede do professor Paulo Henrique voou.
"Não tem como deixar meu governador. Vamos estar juntos. Não sou mulher de abandonar ninguém no meio do caminho e iremos à luta", disse Ravena Castro,que aparece na foto ao lado de Antônio Félix (PTC, pré-candidato a Estadual), Marcos Vinicius (PTC), Marina Santos (do PTC, pré-candidata a deputada federal) e o vereador de Teresina Gustavo Gayoso.
Pelo arranjo, Dr. Pessoa vai disputar na mesma chapa do filho dele, o advogado João Pessoa, o Pessoinha. Ele irá candidato a Federal. Com isso, Dr. Pessoa vai pedir votos para o filho? Ou seguirá com seu compromisso de apoiar a Major Elizete Lima para a Câmara dos Deputados?
Irritando a oposição: Ciro traz ministro da saúde de novo
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, anunciou que o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, estará no Piauí neste mês de agosto. Toda vez que ele traz um ministro provoca reações na oposição, sobretudo do seu rival deputado federal Heráclito Fortes, do DEM.
O governador Wellington Dias (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (MDB) estavam com Ciro na reunião que acertou a vinda do ministro. A visita servirá para acompanhar o andamento de várias obras e serviços conseguidos com auxílio do ministério.
”O ministro Occhi tem nos ajudado em várias demandas de saúde do estado, graças a ele muito foi feito, mas ainda temos muito a fazer. Por isso, nada melhor do que contar com a presença dele no Piauí para verificar os avanços que tem sido conquistados”, afirmou Ciro.
Na reunião, os piauienses levaram ao ministro um pedido para credenciamento e habilitação de uma série de serviços hospitalares e emergenciais em todo o Piauí, como a realização de cirurgias.
Ana Amélia será a vice de Geraldo Alckmin
Por: Samantha Cavalca
A senadora Ana Amélia será a candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo tucano Geraldo Alckmin rumo a corrida presidencial. O martelo foi batido hoje (02), quando a senadora aceitou a indicação dos partidos do Centrão.
Aldo Rebelo, do Solidariedade, era um dos cotados para a vaga. Outros nomes estavam na corrida, como o da vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, e do empresário Benjamin Steinbruch. Ambos dos Progressistas de Ciro Nogueira.
O blog conversou com Margarete Coelho, que disse que sempre entendeu as dificuldades de ser escolhida para ser a vice de Alckmin, já que é política em um estado de baixa densidade eleitoral. “Continuo à disposição do meu partido e se ventilaram meu nome significa que nosso trabalho está em expansão. Margarete diz também que segue firme na sua pré-candidatura à deputada federal.
'Partidos não podem fugir desse debate', diz Margarete em convenção
Nesta quinta-feira (02/08), a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho discursou na convenção nacional dos Progressistas em Brasília. Através de vídeos enviados ao blog, Margarete discursou na abertura do evento e falou que esse é um momento muito importante para os partidos políticos.
“Os partidos não podem fugir desse grande debate que o Brasil convoca hoje. O país precisa ser pacificado e a política se faz com vistas ao bom senso, hoje vejo meu partido e me orgulho dele construído graças a articulação desse grande político que é o Senador Ciro Nogueira que consegue transitar por todas as alas e fazer esse debate em todo o Brasil”, disse.
Segundo ela, todas as áreas do Brasil precisam ser observadas, principalmente a segurança. “Precisamos olhar para a segurança também do Governo Federal. A segurança está muito entregue aos estados quando a maioria dos crimes são de competência federal e que precisam dessa interlocução para que a gente possa pacificar nosso povo”, declarou.
“Também precisamos trabalhar saúde, educação, diretamente junto com as minorias, precisamos olhar para as mulheres do Brasil que precisam acreditar no futuro. Precisamos esperar dos políticos, mas não aquele esperar compassivo, um esperar que venha do verbo esperançar de acreditar que podemos fazer melhor pelo Brasil. Avante progressistas, o Brasil confia em nós e precisa de nós”, finalizou.
Elmano é candidato a governador com vice do PV
Por Arimatéa Carvalho
No vaievém da política piauiense, um novo lance surpreendeu a todos nesta quinta-feira: o senador Elmano Férrer, do Podemos, anunciou que será candidato a governador, sim! O vice dele será o médico mastologista Luís Ayrton Santos, que coordena a campanha Outubro Rosa.
Elmano havia desistido de sua candidatura ao governo alegando que forças ocultas haviam inviabilizado sua pré-campamha. Na verdade, ele se referia ao governo de Wellington Dias, que teria esvaziado seus apoios.
Agora, no entanto, Elmano argumenta que as lideranças do interior pressionaram para que se lançasse novamente. O vice do PV é explicado pelo forte apoio da vereadora de Teresina à volta de Elmano ao páreo.
A convenção do Podemos está marcada para esta quinta-feira, dia 2, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores de Tereisna. Nela devem ser anunciados os nomes dos dois candidatos ao Senado na chapa.
Neste momento o senador está reunido com os partidos emergentes no escritório do secretário-geral do Podemos, advogado Norberto Campelo, discutindo a volta da candidatura de Elmano.
Bastidores do encontro de Luciano e Silas
Por Samantha Cavalca
Luciano Nunes acaba de sair do escritório de Silas Freire. Por lá, a conversa foi animada.
Interlocutores de Luciano informaram ao blog que o tucano levou ao presidente de honra do PRB a possibilidade de três senadores, o que incluiria Frank Aguiar.
PRB vive um dilema. De um lado Gessivaldo, que quer permanecer com Wellington Dias. Do outro, Silas quer romper com o Governo. Por todas as conversas políticas, Silas não esconde a insatisfação de permanecer com Dias, já que ele considera incoerente ficar no Governo enquanto critica a Segurança Pública do Estado.
Ainda sobre a conversa com Luciano, Silas contou a círculo próximo que acha a proposta do tucano mais segura para a proporcional. Hoje à tarde, Silas vai comunicar oficialmente a Frank Aguiar e a Gessivaldo. Vale lembrar que Frank também cria resistência, pois quer compor com Pessoa.
Silas confirmou ao blog o encontro com Luciano, mas não deu detalhes sobre o conteúdo. Resumiu que o partido continua conversando.