Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 66 de 665Fábio Abreu deve ser o mais votado na capital pela terceira vez
Por Arimatéa Carvalho
Candidato mais votado em Teresina nas duas últimas eleições para deputado federal, Fábio Abreu (PSD) tem a expectativa de repetir o feito em 2022. Na sexta-feira (23) ele percorreu a Rua Rui Barbosa, no bairro São Joaquim, e foi cumprimentado por dezenas de moradores e comerciantes da região.
Em 2018, o capitão obteve 61.955 votos e a expectativa agora é ampliar esse número. "Tenho um carinho especial por essa cidade e é um prazer investir nela", comentou o parlamentar.
"Nosso objetivo é continuar trabalhando pelo município e seguir como o deputado que tem a confiança do teresinense. Estamos nessa luta e tenho a certeza de que sairemos vitoriosos, mais uma vez”, afirma o deputado.
Venâncio defende no TRT a inclusão de pessoas com deficiência no mercado
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio (PSDB) representopu a Câmara de Teresina no 3° Fórum de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência do Estado do Piauí para o Mercado de Trabalho, que aconteceu na sexta-feira (23) no auditório do TRT-PI, na capital.
O parlamentar tem um extenso trabalho com a bandeira da inclusão social, fez parte da mesa de abertura e pontuou sobre a necessidade de um olhar especial por parte da prefeitura para esta parcela da população, que hoje aguarda mais de dois anos por uma consulta com um neuropediatra, por exemplo.
CURSO GRATUITO
O vereador ressaltou ainda que está previsto ainda para este ano, fruto de emenda parlamentar sua, um curso gratuito pela Fundação Wall Ferraz que visa capacitar Atendentes Terapêuticos (AT), que acompanham e ajudam na socialização crianças autistas nas escolas.
Por fim, Venâncio falou sobre seus esforços para a criação de um núcleo que atenda tanto a população com TEA que precisa de tratamento, quanto seus cuidadores.
Republicanos x Federação x MDB: eleição muda composição da Câmara de THE
Por Sávia Barreto
Já circula na Câmara de Teresina, lista feita pelos próprios vereadores e que a coluna teve acesso, sobre como fica a composição partidária da Câmara Municipal na disputa de 2024. Os vereadores devem se dividir majoritariamente entre o Republicanos, partido do prefeito Dr.Pessoa, Federação (PT e PV), MDB e uma parte não descarta migrar para o PDT como segunda via, a depender do contexto em 2024 e do resultado da eleição para o Executivo estadual esse ano. Os vereadores aguardam liberação dos partidos ou janela partidária para efetuar a mudança de sigla:
Composição da Câmara em 2024: nova configuração provável
Republicanos
Neto do Angelim
Valdemir Virgino
Vinicius Ferreira
Markim Costa
Roberval Queiroz
Bruno Vilarinho
Zé Filho
Levino
Renato Berger *(pode mudar de partido e deixar o PSD)
Federação
Dudu
Elzuila Calixto
Deolindo Moura
Pollyana Rocha
Venâncio Cardoso * deve se filiar ao PT na janela partidária
Gustavo Gayoso* (pode ir pro PV, caso Fernanda Gomes ganhe)
PDT
Enzo Samuel
Alan Brandão
Evandro Hidd
MDB
Luís Lobão
Joaquim Caldas
Daniel Carvalho *com eleição de Jeová Alencar, pode assumir mandato como suplente
Zé Nito
Luís André* (pode se filiar ao partido)
James Guerra
Equipe de Sílvio Mendes destaca fala de Lula no Ratinho
Por Sávia Barreto
Em entrevista ao Ratinho, no SBT, o candidato a presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT, disse que “não tem problema” eleger um governador que não é do partido dele. A fala foi o suficiente para a equipe de comunicação do candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) destacar no seu programa eleitoral. O objetivo foi mostrar que Lula, sendo eleito, assim como Sílvio, teriam uma boa relação política e administrativa.
Passe livre
Para os silvistas, Lula praticamente deu um “passe livre” para que candidatos que não são petistas digam que, se eleito, tratará com todos, inclusive de outros partidos. Casa diretamente com o que Sílvio já tem dito em sabatinas e debates, evitando se associar ao presidente Jair Bolsonaro.
Florentino Neto suspende agenda após morte de tio que ajudou a criá-lo
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal Florentino Neto retoma no sábado (24) a agenda política no interior do Estado. As atividades foram canceladas por conta do falecimento do tio de Florentino, Manoel Machado Pontes. Sendo órfão de pai e mãe, Florentino foi criado por avós e tios e seu Manoel foi sempre muito presente em sua vida.
O candidato tinha agendas com lideranças políticas e apoiadores em Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. As atividades foram todas cancelas e vão ser retomadas a partir de amanhã, dia 24, quando ele participa de uma caminhada em Parnaíba, às 8h30.
Florentino pede a compreensão de todos nesse momento de dor para toda a família. “Peço desculpas a todos pelo cancelamento de agendas previamente marcadas, mas tio Manoel sempre foi muito presente na minha infância e na minha educação. Parei tudo pra me despedir dele como ele merecia. Sou órfão de pai e mãe e fui criado por avós e tios. Tio Manoel foi muito importante nessa jornada”, afirma.
“Deixo meu abraço e meu agradecimento pelas mensagens de apoio que tenho recebido. Me senti muito confortado e integrado com todos. Vou continuar nessa luta porque fui educado para lutar, para trabalhar e meu tio Manoel contribuiu muito pra isso. O que me conforta é que Deus agora o acolhe na sua morada”, se emociona Florentino.
Ronney atrai famílias a atos políticos e destaca: Importante ouvir crianças
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal pelo União Brasil, Ronney Lustosa, tem chamado atenção para a sua campanha eleitoral de um público diferenciado: a criançada que acompanha pais, mães e responsáveis durante as reuniões políticas.
É que, enquanto os adultos participam dos debates e propostas com Ronney Lustosa, a criançada se diverte e aprende com o material gráfico da campanha que contém informações sobre a trajetória política e a atuação do candidato em Teresina, as leis criadas durante o seu mandato como vereador, bem como o trabalho desenvolvido como secretário e como vice-prefeito da capital.
“Uma forma divertida e educativa de envolver e conscientizar os pequenos no processo político, já que eles também influenciam na hora do voto”, diz Lustosa.
Campanhas de Fábio Xavier e Jadyel tem uma peça-chave chamada Concita
Por Arimatéa Carvalho
Viúva do ex-deputado Xavier Neto e mãe do deputado estadual Fábio Xavier (PT), que disputa a reeleição, Concita Xavier não é apenas mais uma peça na campanha do filho. Ela é A Peça.
Concita organiza um time afinado na divulgação do filho, estimula a militância, participa dos atos políticos, pede votos e até atua como cinegrafista, como aconteceu na terra da família Xavier, Regeneração. "Aqui não tem trabalho pouco nem falta disposição", comenta ela.
No meio político, ela é respeitada e tida como muito experiente porque atua desde os mandatos do marido.
DOBRADINHA
Fábio Xavier faz dobradinha na maioria dos municípios com o candidato a deputado federal Jadyel Alencar (PV) e dona Concita também está ajudando na campanha do empresário. Ela inicia o trabalho às 7h e só para depois das 21h, diariamente.
Tanto Xavier quanto Jadyel são cotados, a partir das pesquisas de intenção de voto já divulgadas, para garantir vagas nos legislativos estadual e federal, respectivamente.
Motoristas de aplicativo e ubers fecham apoio a Marcos Aurélio Sampaio
Por Sávia Barreto
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) comemorou a adesão de motoristas de aplicativo à sua reeleição. Ele recebeu o apoio em peso da Associação dos Transportes por Aplicativo, presidida pelo motorista Carlos Hamilton e selou a parceria com um adesivado nos carros dos motoristas.
Estratégia
O filho de Themistocles Sampaio tem focado parte importante de sua estratégia eleitoral em Teresina, segmentando em dobradinhas estaduais com candidatos de partidos da base e da oposição, como Bárbara do Firmino, do Progressistas. A meta é bater de frente com o deputado federal Fábio Abreu na disputa por uma das prováveis três vagas do PSD na Câmara Federal.
Republicanos forte e PDT como segunda via: mudanças na Câmara para 2024
Por Sávia Barreto
Já circula entre os vereadores de Teresina uma provável lista das bancadas no legislativo municipal após a eleição de 2022. Nesse caso, as mudanças de partido acontecerão visando o pleito de 2024, ou seja, só poderão ser efetivadas com a liberação das siglas ou na janela partidária aberta apenas no ano da eleição.
Os vereadores calculam que o Republicanos, sigla do prefeito Dr.Pessoa, fique com a maior bancada da Casa, mas o PDT, de Evandro Hidd, Enzo Samuel e Alan Brandão pode ser uma segunda via para filiação de vereadores. Isso porque se Rafael Fonteles ganhar, Enzo Samuel será um presidente da Câmara fortalecido.
Se Sílvio Mendes vencer, a ponte será feita com Evandro Hidd e Alan Brandão. Assim, em ambos os contextos, o PDT pode atrair vários vereadores, inclusive aqueles que estão hoje dialogando para se filiar ao Republicanos.
Depende
“É importante diferenciar se o espaço é referente a ser base na votação na Câmara ou se é pra ser na Câmara e apoiar a reeleição do prefeito Dr.Pessoa”, afirmou vereador em conversa com a coluna, pedindo reserva. Ou seja, o apoio completo depende do tamanho da popularidade e das chances de reeleição do prefeito em 2024.
Dudu e Fábio Novo comandam evento com 2 mil pessoas na Piçarra na quarta
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Dudu organizou evento com mais de 2 mil pessoas para o candidato a deputado estadual Fábio Novo (PT) na noite de quarta-feira (21) no bairro Piçarra, na Zona Sul de Teresina. Dudu desistiu de sair candidato à Assembleia e fechou com o colega de partido Fábio, que caminha para uma reeleição na chapa da federação do PT com o PV e PCdoB.
Em Teresina, onde foi candidato a prefeito em 2020, Fábio tem um bom recall, além de ter sido um secretário estadual de Cultura elogiado. Reforçando o time, Maykon Silva (presidente da Fundação Wall Ferraz) e Maycon Danilo (Imepi).
FEDERAÇÃO QUER 12
A federação quer eleger 12 deputados estaduais, reforçando-se assim para brigar pela presidência da Assembleia Legislativa na eleição do dia 15 de fevereiro de 2023. O nome de Fábio aparece entre os três primeiros em todas as sondagens divulgadas até o momento.