Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 72 de 665Suplentes de vereadores e lideranças declaram apoio a Ronney para federal
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal pelo União Brasil, Ronney Lustosa, tem intensificado as reuniões em Teresina, visitando os bairros e conversando com lideranças comunitárias.
Ronney Lustosa também tem fortalecido seu nome alinhando sua campanha junto aos suplentes de vereador pelo DEM, agora União Brasil, que concorreram nas últimas eleições municipais.
Ex-vereador, ex-secretário municipal e também ex-vice-prefeito na gestão Firmino Filho, Ronney Lustosa posiciona o seu nome como representante legítimo da capital piauiense na Câmara Federal.
Rafael avisa a mais de 100 prefeitos: Meta é vencer logo no primeiro turno
Por Arimatéa Carvalho
Com representantes de todos os 224 municípios do Piauí presentes em grande evento na terça-feira no Atlantic City, em Teresina, uma meta ficou traçada: vencer a eleição ainda no primeiro turno.
Mais de 100 prefeitos e centenas de vereadores participaram do evento, além de ex-prefeitos, suplentes de vereadores e outras lideranças municipais e regionais.
Rafael Fonteles disse que o evento teve por objetivo mobilizar as lideranças e alinhar as estratégias para a reta final da campanha. " Vamos para a vitória no primeiro turno. Vão querer inundar de mentiras esses ultimos dias de campanha, mas vamos de casa em casa levar nossa mensagem de otimismo e reafirmar nosso compromisso com cada um dos piauienses", enfatizou Rafael Fonteles.
O ex-governador Wellington Dias, candidato a senador, disse que não tem dúvida da vitória de Rafael e reforçou o pedido para que cada liderança intensifique o trabalho de pedido de voto para ele e para o presidente Lula.
Aquecimento: W.Dias se reúne com 2 mil lideranças e destaca da força
Por Sávia Barreto
O ex-governador Wellington Dias (PT) deu uma injeção de ânimo aos prefeitos, vice-prefeitos e lideranças, falando de união e pedindo o apoio em todo o Piauí para alcançar a vitória de Rafael e Lula, em grande encontro com líderes dos 224 municípios, nesta terça-feira (06).
“Hoje, falamos da força de cada homem e cada mulher do Piauí. Nós respeitamos o povo e não vamos deixar ninguém para trás. Aqui, sentimos a força de cada município, com os prefeitos, vice-prefeitos e líderes de todo o Piauí, é um time que coloca o Piauí e o Brasil em primeiro lugar. Nossa força é a nossa união. Estamos fazendo uma campanha extraordinária, andando por todo o estado e estamos confiantes que o resultado será positivo”, afirmou.
Alepi 2022: políticos apostam em cinco partidos elegendo bancada; lista
Por Sávia Barreto
A coluna traz uma avaliação de bastidores de candidatos e líderes partidários sobre o cenário mais provável no pleito deste ano a respeito da nova composição da Assembleia Legislativa do Piauí.
Em uma eventual vitória de Sílvio Mendes, o candidato do União Brasil teria ao seu lado como aliado de primeira hora, a bancada do Progressistas. Ele precisaria compor com outros partidos, como MDB, Republicanos e Solidariedade para ter governabilidade. Já numa vitória de Rafael Fonteles, o candidato petista já iniciaria o mandato uma base aliada ampla.
Na Assembleia Legislativa do Piauí, 13 dos 30 parlamentares mudaram de partido na última janela partidária. O cenário contribuiu para uma redução de 14 para 6 partidos representados na Casa, ou seja, 57%, se comparado o resultado das eleições de 2018 ao momento atual. Essa diminuição teve forte influência de reformas eleitorais, mas também de falecimento e reviravoltas políticas. O cenário a partir de 2023 deve se manter com cinco, no máximo seis partidos elegendo representantes.
Confira:
Novo cenário provável na composição da Assembleia Legislativa do Piauí:
- PT e federação- 11 deputados
- MDB- 10 deputados
- Progressistas- 6 deputados
- Republicanos- 2 deputados
- SDD- 2 deputados
* Ou uma vaga disputada: um deputado (a) do PL ou o sexto do Progressistas
Oliveira Neto mostra força em Miguel Alves com adesivaço e carreata
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual e candidato à reeleição, Oliveira Neto (PT), inaugurou comitê de campanha em sua terra natal, Miguel Alves, em evento marcado por adesivaço e carreata pelas ruas do município.
O ato contou com a presença do ex-prefeito e pai do deputado, Oliveira Júnior, líderes e apoiadores da região, além da população em geral.
A programação começou com um adesivaço de carros e motos, na Praça José Rêgo. Logo depois, iniciou a carreata, onde os veículos passaram pelas principais ruas da cidade e encerraram o percurso no Comitê.
Em seu discurso, o deputado Oliveira Neto ressaltou as obras e conquistas levadas a Miguel Alves por meio do seu mandato e reforçou que seu objetivo é trabalhar forte pelo desenvolvimento da cidade.
“Nós conseguimos, por meio do nosso mandato e do governo do Estado, trazer melhorias para o nosso povo e para a nossa gente, em diversas áreas do município. Exemplos disso é o Hospital Pedro Vasconcelos, que recebeu emenda de R$ 1 milhão para reformas; a pavimentação da PI-110, que liga Miguel Alves a Barras; além de obras de calçamento em diversas ruas, que serão reforçadas para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, afirma Oliveira Neto.
Na oportunidade, o deputado reforçou ainda seu compromisso com a juventude e ainda destacou projetos nas áreas de saúde, esportes e educação que irão melhorar ainda mais a vida das pessoas em todo o Piauí. "Fizemos muito, mas ainda há trabalho para fazer pela nossa gente. Estamos aqui para realizar essas melhorias que o nosso povo precisa", disse o deputado candidato à reeleição.
Ronney Lustosa quer ser o deputado da educação do Piauí no Congresso
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal Ronney Lustosa (UB) tem defendido em todas as reuniões que participa a importância do debate sobre a educação no Estado como sua principal bandeira de atuação na Câmara Federal.
“A educação é o caminho para mudarmos a realidade da nossa gente. Ela é o melhor caminho para mudar a realidade do estado e do país. Por isso que eu quero trabalhar muito por investimentos nas escolas, não só da capital, mas também dos municípios, de modo que nossos alunos tenham acesso ao ensino de qualidade onde quer que estejam; a tecnologia, sem dúvidas, será uma aliada nesse processo”, diz Lustosa.
Além da educação, Ronney Lustosa destaca ainda o incentivo ao empreendedorismo e o esporte e a inclusão social como pautas de um futuro mandato, caso seja eleito, e espera estabelecer esse diálogo com o restante da bancada piauiense no Congresso, unindo forças para que mais recursos sejam investidos nestas áreas através de emendas parlamentares.
Rafael pisa no acelerador nos últimos 27 dias, aliando capital e interior
Por Arimatéa Carvalho
Rafael Fonteles, candidato a governador pelo PT, aliou maratona de viagens pelo Sul do Piauí a uma carreata na Zona Sul de Teresina ainda maior que a realizada no dia 28 de agosto na Zona Norte da capital.
Ele ficou muito animado com o evento. “Foi um espetáculo, maior do que a que realizamos no último dia 28 de agosto, na zona Norte da capital, que já foi uma carreata gigantesca!”, comemorou ele, que tinha acabado de chegar de uma maratona por Corrente, Cristalândia, Curimatá e Parnaguá, no sábado.
Rafael Fonteles disse que nesses últimos 27 dias de campanha vai concentrar forças, visitando o maior número de bairros de Teresina e a maioria dos municípios de interior.
Ele acredita que pela receptividade que têm recebido das pessoas nas ruas, tem chance de ter a maioria dos votos em Teresina e ser eleito no primeiro turno.
Encontro de Rafael com 2 mil lideranças afina estratégia de “voto casado”
Por Sávia Barreto
A super reunião, com pelo menos 2 mil lideranças - somando prefeitos, vice-prefeitos e vereadores - que Rafael Fonteles encabeçará na tarde desta terça-feira no Atlantic City deve reforçar duas principais estratégias da campanha na base aliada, de acordo com fonte da cúpula petista ouvida pela coluna.
A primeira orientação a ser passada a essas lideranças é que seja dada prioridade máxima a “casar” votos proporcionais.
Juntinho
Ou seja, que os votos que os prefeitos, vices e vereadores orientam aos eleitores para deputados estaduais e federais, em especial no interior do estado, sejam “casados” com o voto majoritário para o Governo.
As campanhas proporcionais precisam reverberar de maneira mais intensa a bandeira da campanha majoritária, acreditam os organizadores da campanha de Fonteles.
Coesão
Outro ponto do encontro será passar às lideranças a imagem de unidade política, mostrando números de pesquisas, projeções positivas e rebatendo fake news que circulam, em especial, nas redes sociais.
Nos bastidores, conversas sobre adesões de última hora são alimentadas pela oposição e, visando combater essas informações, a base deve usar o encontro para mostrar força e coesão.
Pessoa se reúne com Jeová na segunda e pedirá arquivamento de impeachment
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, terá encontro nesta segunda-feira com o presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar, e o secretário municipal de Governo, André Lopes. Na pauta, um assunto principal: o pedido do prefeito para que o presidente da CMT arquive de vez o pedido de impeachment protocolado pelo Ministério Público e que está parado na Casa.
Segundo fontes palacianas, caso Jeová decline da solicitação do prefeito, haverá um rompimento formal. Jeová Alencar é um dos homens fortes da gestão, tendo indicado o secretário da Saad Sul, Juca Alves.
Um primeiro pedido de impeachment já foi arquivado em julho. Já o pedido que persiste sem movimentação na Câmara foi protocolado pelo Ministério Público do Piauí, através do promotor Francisco de Jesus Lima, da 35° Promotoria de Teresina, englobando o secretário de Educação do município, Nouga Cardoso, e pedindo o ressarcimento de R$ 191 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) por conta da não concessão de reajuste linear de 33% para os professores municipais.
W. Dias deve bater novo recorde de votos no Piauí: 1.200.000 no dia 2
Por Arimatéa Carvalho
O ex-governador Wellington Dias (PT) segue bastante à frente nas pesquisas para o Senado Federal. Pontuando em torno de 70% dos votos válidos, sua equipe acredita que ele deva passar de um milhão de votos, quebrando o próprio recorde como o político mais votado da história do Piauí.
Mesmo com toda essa vantagem, ele mantém intensas as agendas na capital e interior. Em 2018, Wellington Dias obteve 966.469 votos para o Governo do Estado contra Dr. Pessoa (Solidariedade). Em 2014, contra o então governador Zé Filho (MD), o petista ultrapassou a marca do milhão, com 1.053.342 votos.
Em 2010, quando disputou o Senado, Wellington Dias obteve 997.513 votos.