Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 77 de 665Dobradinhas da chapa do PT e federação: lista dos apoiados por candidatos
Por Sávia Barreto
A coluna segue trazendo as dobradinhas das chapas de federal das principais legendas com chances reais de eleger uma bancada de piauienses na Câmara dos Deputados.
Ouvindo tanto os candidatos como suas equipes de campanha, foram pincelados os principais nomes com os quais os candidatos a deputado federal do PT com a federação estão compondo para deputado estadual. Ou seja, quando há um trabalho coordenado de colégios eleitorais compartilhados em determinada região, configurando assim a “dobradinha”.
Cadê
No caso de Wilson Martins, um nome petista da chapa de federal diz em reserva que observa dobradinhas do ex-governador com candidatos proporcionais da oposição. A situação gera um certo desconforto no PT, mas no momento todos compreendem que cada um buscará se eleger da forma que for melhor em cada região e não dá para escolher voto. O mesmo ocorre com Jadyel Alencar, cuja principal dobradinha é com Jeová Alencar, homem forte na capital para a campanha de Sílvio Mendes.
Dobradinhas (qual o estadual de cada candidato a deputado federal):
Rejane Dias- todos os estaduais do PT, além de Severo Eulalio e Pablo Santos.
Merlong Solano- Hélio Rodrigues, Elzuila Calixto, Limma, Elizangela Moura, Janaína Marques, Franzé Silva, João de Deus, Gil Carlos, Ana Paula, Dr. Vinicius, Genival Sales, Carlos Augusto, Felipe Sampaio, Hélio Isaias, Firmino Paulo, Pablo Santos.
Florentino Neto - Janaína Marques, Fábio Novo, Rubens Vieira, Dr. Hélio, Cícero Magalhães, Henrique Pires em Teresina e Batalha, Cel Carlos Augusto, Hélio Rodrigues, Hélio Isaías, Oliveira Neto, Severo Eulalio, Pablo Santos
Dr. Vinícius, Franzé e Nerinho.
Flávio Nogueira - Flávio Júnior
Wilson Martins- não divulgou preferencial
Jadyel Alencar- Jeová Alencar
Francisco Costa - Dr. Vinicius, Dr. Marcos Vinícius, Francisco Limma, Franzé, Nerinho, Elisangela, Warton Lacerda, Pablo Santos e Anamelka
Antônio Felix - Rubens Vieira, Fábio Xavier, Amadeus Campos, Jeová Alencar, Limma, Dr. Vinícios, Telmo Neves, Oliveira Neto, Gil Carlos, Georgiano Neto.
Os tons de Sílvio e Rafael na campanha eleitoral: futuro x experiência
Por Sávia Barreto
A propaganda eleitoral de Rafael Fonteles no rádio e TV confirmou o tom que o petista e aliados já tinham trabalhando em suas falas e discursos: a relação próxima com o ex-presidente Lula, a juventude de sucesso educacional - o lado “gênio”, os laços familiares com a política, o preparo na carreira profissional e, por fim, o mote com o espírito de ousadia, juventude e futuro que a campanha deseja transmitir.
Tanto a história de Rafael Fonteles com o pai Nazareno Fonteles foi apresentada com destaque, como houve uma projeção de como será uma eventual gestão do petista. O foco recai na modernização da gestão e geração de emprego. Esse mote deve ser aprofundado nos próximos programas, já que nesse momento a ideia principal é apresentar Rafael ao eleitorado que vota em Lula para presidente mas ainda não transferiu esse apoio imediato ao candidato a governador.
Histórico
Na campanha eleitoral de Sílvio Mendes no rádio e TV, o tom foi o vinculá-lo às sucessivas e bem-sucedidas gestões tucanas em Teresina. Sílvio apareceu em frente ao Palácio da Cidade, ao Hospital de Urgência da capital e no final dedicou o programa eleitoral ao ex-prefeito falecido Firmino Filho. Iracema Portella também apareceu com um mote que buscava trazer mais dinamismo e espaço político à mulher de forma equilibrada. As mulheres, vale lembrar, são parte essencial do eleitorado a ser cativado.
Sílvio buscou ressaltar a experiência de vida e de gestão na capital, deixando claro também que quando foi prefeito manteve boa relação com o Governo Federal, então comandado pelo ex-presidente Lula. Ou seja, caso Lula se eleja neste pleito e Sílvio também, o candidato do União Brasil sinaliza que manterá laços positivos com o petista. A campanha de Rafael, é claro, não gostou da associação direta e indireta com Lula.
Anamelka acelera para ficar uma das vagas de estadual do Solidariedade
Por Arimatéa Carvalho
A candidata a deputada estadual Anamelka Cadena (Solidariedade) pisou no acelerador para ficar com uma das duas vagas que o partido deve fazer para a Assembleia Legislativa, além da vaga de federal.
Além de ser bem votada em Teresina, onde disputou vaga de vereadora pelo PL em 2020, ela agora realizou parcerias políticas em grandes colégios eleitorais como Parnaíba e Picos.
PAUTA DEFINIDA
Delegada de Polícia Civil, Anamelka é uma representante da PC na política. Enquanto a PM tem mais candidatos e dois deputados de mandato (Fábio Abreu federal e Coronel Carlos Augusto estadual), a Civil ainda carece de uma representação direta no Legislativo. Ela se propõe a isso, além de defender pautas como a segurança pública, proteção à mulher, saúde e educação.
Em Amarante, Rafael Fonteles, Rejane e Oliveira Neto comandam multidão
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (PT), que disputa a reeleição, reuniu multidão de apoiadores em Amarante durante o evento do Time do Povo, com Rafael Fonteles e Wellington Dias. Natural de Amarante, o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, organizou a demonstração de força. Clemilton é uma das principais lideranças políticas da região.
"Muito feliz pela recepção calorosa dos nossos amados amarantinos e em presenciar a força que o Time de Lula tem no Piauí", comentou o deputado, um dos nomes cotados para ficar uma das 11 vagas que a federação entre PT, PV e PCdoB deve fazer no dia 2 de outubro.
Merlong Solano recebe apoio de motoristas de aplicativos e telefônicos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) segue ampliando suas bases em Teresina e fortalecendo sua campanha de reeleição.
Na quinta (25), o parlamentar recebeu no seu comitê os representantes da Associação dos Motoristas de Aplicativos, Carmem Silva, e Antero Nunes, que declararam apoio a Merlong. Os dois estavam acompanhados do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel), Cochise Silva, que também apoia o petista.
A federação entre PT, PCdoB e PV deve eleger quatro deputados federais e Merlong é um dos nomes mais cotados para ficar com uma delas.
Articulador de chapas “visadas”, Evaldo reforça campanha em Teresina
Por Sávia Barreto
Principal articular de uma das chapas mais estruturadas - e visadas - da disputa para uma vaga de deputado federal, o deputado estadual Evaldo Gomes não quer eleger apenas um nome na Câmara dos Deputados, mas ir além e acredita ter chances reais de fazer até dois deputados estaduais.
Ele próprio, que busca a reeleição, e um segundo nome, que ainda está em disputa. A chapa de estadual é bastante equilibrada, com nomes como Anamelka Cadena, Paulo Martins, Evaldo Lobato e Sérgio Vilela.
Evaldo, cujo trabalho de militância estudantil iniciou em Teresina, tem dado atenção especial em sua agenda para a capital, que é o maior colégio eleitoral do estado. O presidente do Solidariedade encabeçou esta semana reuniões no bairro Monte Castelo, onde morou, e em outros bairros na Zona Sul. “Ao lado de amigos e pessoas queridas que nos recepcionam muito bem. Recebemos todo carinho vindo do povo e isso nos motiva”, pontua Evaldo.
Ronney diz que Sílvio vence e aposta em Teresina para se eleger federal
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal Ronney Lustosa, do União Brasil, se mostra otimista quanto ao desempenho do seu partido nestas eleições. O candidato explica que desde a montagem da chapa houve um cuidado e uma atenção especial tanto da direção nacional, sob a liderança de ACM Neto, quanto das lideranças locais como a do candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes.
“Nós vamos eleger um governador, se possível no primeiro turno, e vamos eleger um deputado federal. Essa chapa foi formada com o apoio do Dr. Sílvio e demais companheiros que se dispuseram a colocar o seu nome para fazer essa mudança tão necessária no estado”, disse Lustosa.
O candidato a deputado federal aposta na sua experiência e atuação em Teresina, onde já foi vereador, secretário municipal, vice-prefeito, dentre outras funções públicas que ocupou no município tanto na gestão de Firmino Filho como na de Sílvio Mendes.
“Eu sou daqui, nasci na zona norte, as pessoas sabem que eu tenho vínculos fortes com a cidade pelos cargos que ocupei e pelo trabalho desenvolvido em 33 anos de vida pública, então, estou profundamente animado. Tenho percorrido Teresina e a receptividade tem sido boa. As pessoas me reconhecem e sentem falta de um representante legítimo da capital piauiense no Congresso Nacional. Portanto, eu estou apto a representar o povo de Teresina e o povo do Piauí como um todo”, conclui.
Rafael Fonteles recebe adesão de três lideranças do PP de Matias Olimpio
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) recebeu na quarta-feira (24) a adesão de três lideranças políticas do Progressistas de Matias Olímpio: o vice-prefeito Israel Garcia e os vereadores Chaguinha e Chico Bina. O apoio foi oficializado durante atividade de campanha de Rafael e Wellington Dias, candidato a senador, na cidade.
Rafael foi recepcionado na cidade pelo prefeito Genivaldo Almeida, o ex-prefeito Antonio Cinda e outras lideranças do município e região. Durante caminhada, ele destacou as principais propostas para a região.
“A rodovia que dá acesso ao município e a outras cidades foi feita e refeita por esse time, assim como o apoio à agricultura e piscicultura, que é uma grande vocação desta região. Mas precisamos de mais apoio na comercialização, agregação de valor e acesso à tecnologia, além de priorizar uma educação e saúde de melhor qualidade e fortalecer a segurança pública”, pontuou.
Além de Matias Olimpio, Rafael e Wellington visitaram os municípios de Joca Marques, Madeiro, Campo Largo do Piauí, Porto e Nossa Senhora dos Remédios. Nesta quinta-feira, eles irão a Amarante, Francisco Ayres, Arraial, Itaueira e Floriano.
Amigos promovem grande carreata para Dri do BobZ no sábado, em Cajueiro
Por Arimatéa Carvalho
Amigos da candidata a deputada estadual Dri do BobZ(PP) realizarão uma grande carreata no sábado (27), no município de Cajueiro da Praia.
A concentração está agendada para as 16h, saindo do praça Santa Luzia em Cajueiro da Praia, seguindo por ruas e avenidas em direção ao vilarejo de Barra Grande.
Trata-se de um movimento de apoio à candidata Dri do BobZ, que está trabalhando para representar sua região e tem foco no desenvolvimento econômico do litoral, alavancando o turismo. Ela é empresária do ramo e quer ampliar os investimentos em turismo para todo o Piauí.
Castro Neto mostra força política em Madeiro, ao lado de W. Dias e Rafael
Por Arimatéa Carvalho
O candidato a deputado federal Castro Neto esteve na quarta-feira (24) com o Time do Povo na cidade de Madeiro, ao norte do Piauí, e foi recebido pelo prefeito Pedro Filho, seu maior aliado na região.
Castro Neto participou de carreata e caminhada pelas ruas da cidade e comprovou a força política do gestor. Pedro Filho trocou o Progressistas pelo MDB, partido presidido pelo senador Marcelo Castro.
Ex-diretor-geral do DER, Castro Neto disputa vaga na chapa do PSD.