Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 97 de 665Vereador Vinicio Ferreira confirma filiação no PSD de Georgiano Neto
Por Arimatea Carvalho
Decisão tomada : o vereador Vinicio Ferreira, ex-Avante, confirma que vai se filiar ao PSD, reforçando o time do deputado estadual Georgiano Neto, que concorre à reeleição para deputado estadual. A ficha de filiação deverá ser assinada nos próximos dias.
Jadyel fecha dobradinha com Jeová em Teresina e Wilson Brandão em Pedro II
Por Arimatéa Carvalho
O empresário e pré-candidato a deputado federal Jadyel Alencar (PV) e o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), fecharam a dobradinha JJ em Teresina. Jeová disputará vaga de estadual e é forte liderança na capital. Jadyel desponta como um dos favoritos da chapa da federação e deve ficar com uma das quatro vagas previstas para o grupo.
EM PEDRO II
Jadyel Alencar também conseguiu outra parceria de peso na quinta-feira (24): em Pedro II, o grupo da prefeita Betinha Brandão e do deputado estadual Wilson Brandão está com ele. No domingo, mais apoio forte: o deputado estadual Fábio Xavier (PT) vai anunciar que suas bases irão votar em Jadyel para federal.
Prefeito Zé Ulisses, do Progressistas, anuncia adesão a Rafael Fonteles
Ananias Ribeiro
Mais um prefeito do Progressistas adere à pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT) a governador. Zé Ulisses, prefeito de Simões, está preparando uma recepção ao pré-candidato do PT em sua cidade, nesta sexta-feira, dia 24, quando oficializará a adesão de seu grupo político à base governista. Zé Ulisses vai se filiar ao PSD, do deputado federal Júlio César.
Rafael visitará Simões, Fronteiras, Caldeirão Grande e Marcolândia nesta sexta, para encontros com lideranças e correligionários. Com a adesão de Zé Ulisses, soma nove o número de prefeitos do Progressistas que anunciaram apoio a Rafael Fonteles nos últimos três meses.
Fernanda Gomes: “Uma luta de 10 anos e uma vitória para os professores”
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora de Teresina Fernanda Gomes (Solidariedade) classificou de uma "vitória para a educação" o decreto do prefeito Dr. Pessoa que garantiu a professores da rede municipal de ensino da capital o Tempo Integral Definitivo (TID) no seu Plano de Cargos e Salários.
Cerca de 200 professores terão seu direito garantido do Tempo Integral Definitivo (TID). Uma luta que existe há mais de dez anos junto à Prefeitura de Teresina, mas que somente agora vai passar a existir de fato e de direito.
A iniciativa foi da vereadora Fernanda Gomes, que foi procurada ainda em dezembro de 2021 por uma comissão de professores e prontamente abraçou a causa, buscando diálogo com a Prefeitura.
“Nosso mandato fica extremamente feliz por essa vitória no magistério. Ainda em 2021 fui procurada pelos docentes e prontamente colocamos nossa assessoria jurídica à disposição. Foram meses buscando diálogo com a Procuradoria Geral do Município para garantir a constitucionalidade do parágrafo 9º do artigo 41 da Lei Municipal 2972/2001. Após atenderem nossa solicitação e garantindo constitucional, definimos os critérios junto à SEMEC e, a partir de hoje, 202 professores serão beneficiados com 40h no seu plano de cargos e salários de forma definitiva, tendo assegurados reconhecimento e dignidade na sua aposentadoria. Agradeço ao Prefeito Dr. Pessoa por desde o início se mostrar solícito a essa conquista”, disse a vereadora.
A assinatura do decreto ocorreu na manhã de quarta-feira (21), na sede da Prefeitura de Teresina, e contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, do secretário municipal de educação Nouga Cardoso e professores contemplados pelo decreto.
Jeová e Sílvio fazem primeira agenda pública juntos
Uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (22/06), marcou a adesão de um grupo de vereadores do município de Nazária à pré-candidatura a governador de Sílvio Mendes (União Brasil). Foi a primeira vez que o presidente da Câmara de Teresina Jeová Alencar (Republicanos), esteve publicamente em evento com Sílvio Mendes, já dando indícios de que falta pouco para anunciar o apoio oficial a Mendes.
Virão mais
A coluna apurou que muitos encontros devem ocorrer nas próximas semanas com Sílvio e Jeová em toda a Grande Teresina. A oposição aposta em uma vitória expressiva na capital, que já foi administrada duas vezes por Sílvio Mendes.
Presentes
Também marcaram presença os vereadores da capital, Paulo Lopes (PSDB) e Alan Brandão (PDT). Sílvio esteve com Cícero Rocha (MDB), Daniel do Dico (MDB), Irmão Chichico (republicano) e Chiquinho do Povo (PSD), todos vereadores de Nazária.
Quem também se fez presente ao encontro foi o prefeito de Bocaína Erivelto e o ex-secretário Marco Antonio Aires.
Pré-candidato Telmo Neves comemora voos da Azul para S. R. Nonato
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Telmo Neves, do Progressistas, anunciou no final da tarde desta quarta-feira (22) que a Azul Linhas Aéreas fará voos regulares para São Raimundo Nonato, às quintas e aos domingos. "Isso vai fomentar muito o turismo na nossa região", comentou.
Telmo Neves participou de reunião no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, com o senador Elmano Férrer e com a senadora Eliane Nogueira, além do diretor de Relações Institucionais da Azul, Fábio Campos. "O nosso pedido foi atendido e vamos ter, finalmente, os voos regulares na rota que interliga Recife, Petrolina, Teresina e São Raimundo Nonato", disse o pré-candidato, que é forte sobretudo no Sul do Estado.
CONQUISTAS PARA O TURISMO
Já o ministro Ciro Nogueira disse que a chegada de voos regulares da Azul em São Raimundo Nonato, onde fica o Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco, vai significar o desenvolvimento do turismo no Sul do Estado.
"Parnaíba, por sua vez, será ligada a Belo Horizonte (MG) e também haverá o novo vôo da Rota das Emoções", disse Ciro Nogueira.
ROTA DAS EMOÇÕES
Fábio Campos anunciou ainda novo voo ligando os quatro destinos aéreos da Rota das Emoções, rota turística no litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, às cidades de Fortaleza e Aracati.
Com a nova rota, a Azul vai ter um voo diário partindo de Aracati, onde fica a praia de Canoa Quebrada, no Ceará, às 8h, com destino a Fortaleza. Da capital cearense, o voo decola para Jericoacoara, destino paradisíaco de águas claras e areia branca.
A próxima parada é em Parnaíba, entrada para conhecer o Delta do Parnaíba. De lá, o voo segue para Barreirinhas, no Maranhão, a terceira base de operações da Azul no Estado e a entrada para os Lençóis Maranhenses.
A última parada é em São Luiz, de onde o cliente pode se conectar a toda a malha doméstica da Azul. No sentido contrário, o voo de volta parte da capital maranhense às 15h e cumpre o mesmo trajeto, chegando em Aracati às 21h20.
Nova lista atualizada das adesões de prefeitos no Piauí
Ananias Ribeiro
As adesões de prefeitos continuam movimentando a disputa pelo governo do estado do Piauí. Na nova lista apurada são 125 prefeitos na conta do apoio a Rafael Fonteles (PT) e 98 com Sílvio Mendes (União Brasil). Um nome segue indeciso, o do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos).
Ministra da Mulher cumpre agenda na sexta com Dr.Pessoa e Roncallinho
Por Sávia Barreto
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, vem à Teresina na próxima sexta-feira (24). Na parte da tarde, às 15h, ela participará do lançamento da pedra fundamental das obras da Casa da Mulher Brasileira.
A obra está sendo realizado pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, comandada pelo engenheiro Roncalli Filho. A agenda terá a presença do prefeito Dr.Pessoa.
Antônio José Lira sobre polêmica com Júnior Macedo: “Fez renúncia tácita”
Por Sávia Barreto
O vereador Antônio José Lira (Republicanos) defende sua permanência na Câmara e alega que está ocorrendo uma distorção no tema. De acordo com ele, o suplente Júnior Macedo foi chamado e não tomou posse no cargo. Lira frisa, portanto, que houve uma “renúncia tácita”:
“Não é que ele seja o terceiro suplente e eu o quarto. Ele foi chamado para assumir, não tomou posse e não se licenciou. Fui chamado para assumir, tomei posse e estou exercendo o mandato. Esse fato que ele foi chamado, não tomou posse nem pediu licença, é chamado no mundo jurídico como renúncia tácita”, disse AJL, que segue batendo ponto na CMT.
Audiência sobre transporte acaba em polêmica e Dudu crítica Procuradoria
Por Sávia Barreto
Audiência pública na Câmara Municipal de Teresina sobre o transporte na capital foi recheada de polêmicas. O tema, por si só, acirra os ânimos das lideranças comunitárias, empresas de ônibus e vereadores, mas segundo o vereador Dudu (PT), sobrou até para a Procuradoria do Município. “Veio aqui um representante da Procuradoria do Município que não quis simplesmente subir e a população cobrou isso. Quero lamentar”, pontuou Dudu.
Imbróglio
“Nós aprovamos aqui uma lei que veio da prefeitura e regulamenta a venda dos vales transporte, que está sub-júdice. O Judiciário devolveu para o Setut. E a gente queria saber como andava essa questão via Procuradoria do Município”, explicou Dudu. O vereador segue defendendo que ocorra um rompimento dos contratos com as atuais empresas do transporte público da capital. “Eu só acredito no que defendemos lá na CPI, que é o rompimento do contrato, com uma emergencial e nova licitação. Se não tiver isso, não vamos resolver em definitivo”, frisou.