Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 99 de 665Dr. Pessoa dá sinal verde para Júnior Macêdo e elege Thiago como favorito
Por Arimatéa Carvalho
No domingo, a agenda do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi no município de Barro Duro. Ele estava acompanhado do pré-candidato a deputado federal, empresário Thiago Duarte, e do pré-candidato a deputado estadual Marcus Vinícius, ambos do Republicanos.
O prefeito tem intensificado o apoio ao empresário Thiago Duarte, que tem despontado como o favorito do Republicanos para uma vaga na Câmara Federal. O suplente de vereador de Teresina Júnior Macedo (PSD) integrou o grupo. Júnior vota em Thiago Duarte para deputado federal e em Oliveira Neto (PT) para estadual.
RENATO NÃO VOLTA
Júnior Macêdo pretende na manhã de segunda-feira (20) entregar ao presidente Jeová Alencar (Republicanos) solicitação para assumir o cargo de vereador no lugar de Antônio José Lira (Republicanos), que tomou posse com a saída do vereador Renato Berger para a Semel e Eduardo Draga Alana para a Semjuv. Júnior é suplente e não havia assumido ainda após pedido do Palácio da Cidade.
Antônio José Lira tomou posse após uma costura do presidente Jeová Alencar, de quem é amigo e forte aliado. Júnior só está indo adiante em sua decisão após duas sinalizações: a do prefeito Dr. Pessoa, que afirmou que não irá interferir no assunto, e do próprio Renato Berger, que vai permanecer na Semel, abrindo espaço para a posse de Macêdo. Draga Alana também dever ficar na Semjuv.
Já Antônio José Lira deve deixar a chapa do Republicanos. Ele é pré-candidato a deputado federal. A informação foi dada com exclusividade pela jornalista Sávia Barreto neste blog hoje. Ele contou a ela que ainda pode ser candidato a deputado estadual.
Evandro e pré-candidatos do PDT fazem ato para divulgar Ciro Gomes no Sul
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do PDT, vereador de Teresina Evandro Hidd, esteve em Bom Jesus no sábado levando a mensagem do pré-candidato a presidente Ciro Gomes. No registro, Evandro com Amanda Costa (presidente do PDT em Bom Jesus), Professora Das Neves (secretária de Educação de Curimatá e presidente do PDT na cidade), Márcia Araújo (presidente AMT) e Felipe Prado.
Tanto Felipe quanto Márcia são pré-candidatos a deputado estadual, enquanto Evandro e Amanda estão na chapa de federal. Evandro Hidd destaca que as duas chapas proporcionais estão bem construídas e têm representantes de todas as regiões do Estado.
O PDT não deve lançar candidatos majoritários e deve indicar a primeira suplência de Joel Rodrigues (Progressistas).
Zé Lira sai da chapa de federal e culpa Thiago Duarte: “Perseguição”
Por Sávia Barreto
O vereador Antônio José Lira não estará mais na chapa de deputado federal do Republicanos. Ele declinou após um final de semana de tensões, com o prefeito Dr.Pessoa assumindo agenda pública com o suplente Júnior Macêdo.
Linha de sucessão
O imbróglio ocorre porque Júnior, que seria aliado de Thiago, entrará com um pedido à Mesa Diretora da Câmara de Teresina para assumir o cargo de vereador na terceira suplência do PSD (estão ausentes o vereador eleito Renato Berger, hoje na Semel, e o primeiro suplente, Eduardo Dragalana, na Semjuv). Lira é o quarto suplente, mas com a licença dos dois primeiros, de Cida Santiago e Júnior Macêdo, ele assumiu o mandato na Casa e hoje é o líder interino da gestão de Dr.Pessoa no Legislativo municipal, fazendo a defesa de obras e ações da administração municipal.
O motivo
Em conversa com a coluna, AJL diz que a causa de sua saída da chapa passa pelo pré-candidato a deputado federal Thiago Duarte, que também tem seguido intensa agenda com o prefeito Dr.Pessoa nos últimos dias e é considerado o nome que terá maior apoio da gestão na chapa de federal.
O culpado
“Quando a gente organiza uma chapa, principalmente nas regras que temos hoje, é para integrar o partido, e não para perseguir os candidatos que estão há mais tempo. Eu não serei mais candidato a deputado federal porque não vou participar de uma chapa para ajudar o candidato Thiago Duarte, que está com pouco tempo no Republicanos e veio para estraçalhar a chapa e perseguir um vereador que só faz trabalhar por Teresina”, afirmou Lira, que comunicará na segunda-feira a decisão à direção do Republicanos: “E quem é o culpado? É o pré-candidato Thiago Duarte, que eu não sei se tem voto”, completou.
Aceito estadual
AJL, no entanto, frisa que não sairá do partido e aceita disputar uma cadeira de estadual. “Para ajudar o Republicanos, caso o partido tenha interesse, meu nome está totalmente à disposição para deputado estadual. Não vou fazer chapa para ajudar o Thiago Duarte porque não vou aceitar perseguição de ninguém”, argumentou.
Nos bastidores, o movimento para a saída de Antônio José da Câmara é visto como uma resposta e retaliação ao presidente da Câmara, Jeová Alencar, que é aliado de AJL. Isso porque Jeová definiu apoio ao Senado em Joel Rodrigues e conseguiu eleger no pleito antecipado seu sucessor na Câmara, Enzo Samuel (PDT). A PMT tinha como candidato o vereador Renato Berger.
Pré-candidata Simone visita 4 cidades e fez discurso forte em Barras
Por Arimatéa Carvalho
A pré-candidata a deputada estadual Simone Pereira (MDB) visitou Altos, José de Freitas, Juazeiro do Piauí e Barras, conversando com lideranças e se fortalecendo para ficar com uma das 10 vagas previstas para o partido na Assembleia neste ano.
DISCURSO ELOGIADO EM BARRAS
Durante o evento do Time do Povo em Barras, o discurso de Simone foi o mais elogiado da noite. Ao lado do pré-candidato a governador do PT, Rafael Fonteles, do deputado federal Júlio César (PSD), do deputado estadual Georgiano Neto (MDB) e do prefeito Capote, ela destacou o aumento da exploração do trabalho infantil e a consequente elevação da exploração sexual também.
Simone fez um contraponto entre a realidade atual e quando o país era governado pelo PT, onde havia um intenso combate e também prevenção ao problema. Ela é assistente social por formação e tem foco nesso tema.
Ela disse ainda, olhando para Rafael Fonteles, que ele será o melhor governador que o Piaui já teve.
Silas recebe novas adesões no litoral e reforça pré-campanha também em THE
Por Arimatéa Carvalho
O apresentador e pré-candidato a deputado federal Silas Freire (Solidariedade) segue recebendo adesões. Cumprindo agenda no litoral, Silas visitou vários pontos turísticos de Parnaíba. Ao lado da suplente de vereadora Doya, Silas também marcou presença na apresentação do Bumba Meu Boi - Rei da boiada, do bairro Catanduvas.
NOMES
Em suas andanças, Silas recebeu o apoio de lideranças importantes, como da suplente de vereadora Adriana, de Luís Correia, do suplente de vereador Almeida Pescados, de Parnaíba, e do ex-vereador Batista, de Ilha Grande.
NA CAPITAL
Já na manhã de domingo (19), o apresentador marcou presença no Mercado do São Joaquim, em Teresina. Já durante a noite, ele participou dos Festejos da Chapadinha Sul.
Como fica o AJL? Dr. Pessoa surpreende em agenda com suplente Júnior Macedo
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, postou registro em suas redes sociais de uma série de agendas no sábado em que esteve acompanhado do suplente de vereador, Júnior Macedo e do pré-candidato a deputado federal Thiago Duarte (Republicanos), que tem sido visto como o novo nome apoiado pela gestão para uma vaga na Câmara Federal.
A questão é que Júnior Macedo, suplente do PSD, já anunciou na sexta-feira que irá recuar da licença que tirou do cargo com a ausência dos demais nomes do PSD na Câmara Municipal: Renato Berger está na Semel e Eduardo Dragalana na Semjuv.
Contexto
Sem Berger e Dragalana, e com a licença de Júnior Macedo e Cida Santiago, o suplente Antônio José Lira foi empossado como vereador e desde então assumiu a linha de frente de defesa do prefeito Dr.Pessoa no Legislativo. Com o retorno de Júnior, Lira terá que obrigatoriamente deixar o cargo, que já é alvo de disputas judiciais do próprio PSD e do suplente Allysson Pego.
Por pouco
Por pouco, a agenda de Pessoa com Júnior Macedo não pegou AJL de surpresa. Ele foi avisado por amigos, segundo a coluna apurou, e preferiu não participar do evento para evitar maiores constrangimentos. A tendência é que Lira fosse oficializado como líder de Dr.Pessoa na Câmara de Teresina, papel que ele na prática já vem exercendo por tomar para si a defesa de obras e ações da atual gestão.
Retaliação
Nos bastidores, a ação é vista como uma espécie de retaliação ao vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara, já que AJL é Jeová são ligados politicamente.
Jeová corre o risco de perder espaço na Prefeitura e ter seus aliados minados após anunciar apoio a Joel Rodrigues, do Progressistas, para o Senado, e ter organizado a antecipação da eleição da Câmara Municipal, elegendo seu candidato, Enzo Samuel (PDT).
E agora?
A dúvida agora é se AJL ainda será candidato a deputado federal pelo Republicanos ou desfalcará a chapa. A permanência do comando do partido com o grupo de Pessoa passa pela prioridade da eleição de um deputado federal no estado. Além disso, o afastamento de Lira nesse momento, caso seja encarado como retaliação, pode azedar ainda mais a relação do Executivo com a Câmara de Teresina. Quem fará o papel de “batedor” de AJL no Legislativo?
Samantha e Bolsonaro se abraçam em Belém e ele brinca: “Me perseguindo”
Por Arimatéa Carvalho
A presidente do PL no Piauí, Samantha Cavalca, está em Belém para o Congresso da Mulher Eleita e para a celebração de 111 anos de fundação da Assembleia de Deus, representando o Piauí e o diretório do PL.
Convidada para proferir palestra, Samantha se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro, que ao vê-la, abraçou-a e brincou: "Está me perseguindo". E a pré-candidata reafirmou "o apreço de todo Piauí pelo presidente".
Em suas redes, Samantha responde à brincadeira confirmando que, de fato, o presidente tem razão mais uma vez e que ela o está seguindo.
Apoiadora fiel a Bolsonaro, Samantha agradeceu o encontro e "o carinho que Bolsonaro sempre demonstra pelo Piauí". Para a pré-candidata a deputada estadual, é importante ver o apoio do líder em fazer o Estado se desenvolver.
Samantha ainda conseguiu participar da motociata, evento organizado por Bolsonaro e seus apoidores ao visitar uma cidade. A motociata reuniu centenas de pessoas, apoiadores e eleitores do presidente.
PROGRAMAÇÃO EM BELÉM
Seguindo a programação em Belém, no Congresso da Mulher Eleita, promovido pela advogada do presidente, Karina Kuffa, foram 6 horas de palestras com lideranças políticas, juristas e jornalistas falando dos desafios das eleições de 2022.
Samantha comentou que "as mulheres conservadoras estão ganhando cada vez mais espaço na política defendendo a vida e transformando a sociedade".
Em Pedro II, Átila Filho participa de lançamento e experiência radical
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado federal Átila Filho (PP) participou em Pedro II do lançamento do projeto Artes P2, que contou com diversas atividades esportivas, culturais e artísticas. E não pensou duas vezes quando foi convidado para interagir com os jovens skatistas em manobras radicais, nas quais ele ficava deitado no chão quando o skatistas saltava sobre ele.
ALIADOS
Átila Filho conversou com a prefeita Betinha Brandão, o deputado estadual Wilson Brandão, e também foi recebido pelo amigo e vereador Joel Neves, além dos vereadores Carlinhos (presidente da Câmara), Eugênio e Raimundo José.
Pré-candidatos Rubens Vieira e Antônio Félix se reforçam em Boqueirão
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Rubens Vieira (PT) esteve com o pré-candidato a deputado federal Antônio Félix (PT) em Boqueirão do Piauí, acompanhados de Renato Almeida, Marcus Paulo, Helton Brito e outras lideranças.
"Foi um dia muito produtivo, onde construímos novas parcerias e apoios necessários para fortalecer a caminhada rumo à vitória", comentou Rubens, ex-prefeito de Cocal e um dos nomes fortes da chapa do PT. Rubens se destaca sobretudo na Planície Litorânea, mas tem ampliado seu desempenho no Médio Parnaíba e Sul.
Deolindo, AJL ou Markim: quem fica na liderança de Dr.Pessoa na CMT?
Por Sávia Barreto
Segue sem definição a liderança do prefeito Dr.Pessoa na Câmara de Teresina. A coluna apurou que os nomes mais cotados hoje para o cargo que foi de Renato Berger e Enzo Samuel são Deolindo Moura, Antônio José Lira e Markim Costa. Deolindo Moura teria a seu favor o apoio do vereador e atual presidente da Câmara, Jeová Alencar. Já contra, pesa ele ser filiado ao PT. O prefeito Dr.Pessoa é bolsonarista de carteirinha.
No caso de Lira, o futuro presidente da CMT, Enzo Samuel, seria um apoiador da permanência do colega na função. Contra, pesa a instabilidade jurídica de AJL na Câmara, já que o parlamentar é quarto suplente na cadeira do PSD, mas está filiado ao Republicanos e tem seu mandato questionado pelo PSD e demais suplentes.
Balança
Markim Costa, por sua vez, já se filiou ao Republicanos e é bem visto por ala do Palácio da Cidade que considera seu perfil conciliador necessário nesse momento de tensão entre Legislativo e Executivo. Por enquanto, sem definição. Caberá a Dr.Pessoa ponderar todos os lados e decidir, provavelmente na próxima semana.