Posse de Edinho terá Lula, Wellington, Rafael e Novo: mensagem de união!
A posse do novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, acontece no domingo (3) em Brasília.
O governador Rafael Fonteles, o ministro Wellington Dias e o presidente eleito do PT do Piauí, deputado Fábio Novo, vão participar do evento, que contará com a presença do presidente Lula.
No dia 22 de agosto, é a vez de grande ato de posses no Piauí, com os presidentes dos diretórios municipais e também Fábio Novo. Novamente, Rafael e Wellington juntos demonstrando que o partido está unido para as eleições de 2026.
Corte na carne
Quem cortar? Qual o critério? Essas perguntas estão povoando a chapa de federal do PT do Piauí. É que se o Congresso não derrubar o veto do presidente Lula ao aumento do número de deputados federais, o Estado ficará com apenas 8 vagas e, claro, a chapa só poderá ter 9 nomes, sendo três mulheres.
Atualmente, sete nomes estão definidos: os deputados Merlong Solano, Florentino Neto, Flávio Nogueira e Dr. Francisco, além de Zé Santana, Franzé Silva e o ex-governador Wilson Martins.
Como os quatro de mandato têm prioridade, restariam duas vagas para três postulantes. Um sai.
"Vamos nos reunir", diz Franzé
O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, afirmou que se houver de fato a perda de cadeiras, os sete nomes do PT irão se reunir para tentar um consenso sobre quem vai desistir.
Se ninguém abrir mão, a decisão será do partido. "Acho que entre os critérios têm de considerar a liga com o PT, a história de militância", afirma.
Presidente eleito diz que vai esperar definição
Fábio Novo vai esperar a decisão do Congresso, que já deve acontecer na primeira semana de agosto. Depois, se o Piauí perder das vagas, ele pretende conversar com os candidatos a federal e resolver a questão com muito diálogo.
Florentino está otimista com derrubada
O deputado federal Florentino Neto está otimista em relação à derrubada do veto do presidente Lula sobre o aumento de deputados.
Ele acredita que deputados e senadores irão confirmar a ampliação do número em agosto.
Átila Filho reforça parceria com prefeitos de Tanque e Parnaguá
O deputado federal Átila Filho (PP) tem ampliado o número de prefeitos, vereadores e lideranças parceiras para sua reeleição em 2026.
Ele se reuniu na quarta-feira (30) com o prefeito Tiel Sales, de Tanque do Piauí, com o qual conversou sobre investimentos em educação e na agricultura familiar do município.
Ele, acompanhado do ex-deputado federal Átila Lira, também se reuniu com o prefeito de Parnaguá, Miguelão. "Alinhamos ações de custeio da saúde e reordenamento da rede municipal de educação", adiantou.
O senador Ciro Nogueira (PP) e o prefeito de Brejo do Piauí, Fabiano Lira (PT), anunciaram a construção de mercado público no município.
"Vamos tornar realidade o sonho de muitos anos da população de Brejo do Piauí. E isso será possível graças à nossa parceria, com recursos destinados para o município", afirmou Ciro.
"Seguimos juntos, trabalhando com responsabilidade e dedicação. Quem ganha é a nossa gente", ressaltou Fabiano Lira.
O senador colocou os primeiros R$ 400 mil para a construção do mercado.
Recursos para o Piauí
Ciro Nogueira lembrou que já garantiu recursos e obras para todas as 224 cidades do Piauí, independente de cor partidária e questões eleitorais.
"Nosso trabalho é assim, independente de partidos, em prol da população. Vamos juntos", pontuou o senador.
João Pereira e Sílvio Mendes se entendem sobre Minha Casa, Minha Vida
O vereador João Pereira (PT) passou a tarde de terça-feira (29) na Prefeitura de Teresina conversando com os inscritos no programa Minha Casa Minha Vida, que foram ao Palácio da Cidade protestar contra supostas irregularidades no programa.
O prefeito Sílvio Mendes (UB) atendeu a sugestão do vereador oposicionista e estendeu até domingo (3) o prazo para contestações, online.
A boa relação entre o parlamentar e o gestor mostra que, acima de diferenças políticas, o diálogo é o melhor caminho.
Secretário Feliphe Araújo assume cargo na ABEMA
Feliphe Araújo, secretário de Meio Ambiente do Piauí, foi eleito para o conselho fiscal da ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente) durante reunião em Brasília.
A entidade reúne gestores ambientais de todo o país. O novo presidente é Eduardo Taveira, do Amazonas.
Feliphe comemorou: “É uma alegria imensa representar o Piauí nesse espaço”. A reunião também tratou da COP 30, biodiversidade e controle de efluentes.