Líderes da Batalha do Jenipapo serão considerados heróis do Brasil
O deputado federal Merlong Solano (PT) conseguiu aprovar projeto de lei que inclui os líderes e mártires da Batalha do Jenipapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
"A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou meu projeto de lei nº 1186/2025, que busca reconhecer o papel histórico dos combatentes que lutaram pela independência do Brasil em 1823 no Piauí", explica o parlamentar.
CCJ e depois Senado
A Batalha do Jenipapo, travada em Campo Maior, é considerada um dos episódios mais sangrentos das lutas pela independência no país, embora muitas vezes seja pouco lembrada nos registros oficiais da história do Brasil.
Com a aprovação na Comissão de Cultura, o projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde será avaliado quanto à sua constitucionalidade e juridicidade. Caso aprovado, o texto poderá seguir para o Senado.
4 nomes disputam votos dos 240 mil assembleianos
Dos 3,2 milhões de piauienses, 500 mil são evangélicos e quase metade deles das igrejas Assembleia de Deus (240 mil dos mais diversos ministérios). Por isso, o apoio político dos pastores é muito importante.
Para as eleições de 2026, a Assembleia de Deus decidiu que não terá candidatos "oficiais" a deputado estadual ou federal. Mas isso não significa que os líderes não irão declarar apoio.
O presidente da Convenção das Assembleia de Deus no Piauí, pastor Besaleel Assunção, por exemplo, já declarou apoio à reeleição do deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB).
No momento, há quatro pré-candidatos disputando os apoios dos assembleianos: além de Tiago, o pastor Ricardo Braz deve sair candidato a deputado estadual pela oposição; já para deputado federal, Etiniel Anchieta vai disputar pela chapa do Republicanos a convite do deputado federal Jadyel Alencar e o vereador de Teresina Ismael Silva (PP) está na chapa da federação União Progressista.
Nilsin consegue sinalização de trânsito para pontos críticos
O suplente de vereador Nilsin Soares (PSB) participou de audiência com o superintendente de Trânsito de Teresina, Carlos Daniel, para apresentar demandas da região Sudeste da capital. Entre os pedidos, está a implantação de duas lombadas elevadas com faixa de pedestre na Avenida Noé Mendes, próximo a escolas, com o objetivo de reforçar a segurança viária.
Nilsin também solicitou a instalação de placas e sinalização em pontos estratégicos, como nas proximidades da UPA e da Praça Monte Horebe, no bairro Renascença I. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade, que será acompanhada de perto para garantir melhorias no trânsito e mais segurança à população.
Lei vai obrigar escolas a fixarem móveis para proteger crianças
O presidente da Câmara de Vereadores de Demerval Lobão, José Leite, apresentou projeto de lei para obrigar as escolas públicas e privadas da cidade a fixar móveis como estantes, armários e prateleiras nas paredes para evitar acidentes com crianças.
As escolas terão 180 dias para se adequar à nova lei, caso seja aprovada.
No início de agosto, a menina Alice Brasil morreu em brinquedoteca de escola particular de Teresina após uma penteadeira cair sobre ela. A criança tinha 4 anos e sua morte causou grande comoção no Estado.
Comissão aprova projeto da senadora Jussara que protege mulheres vítimas de violência
A senadora Jussara Lima (PSD) teve aprovado projeto de lei na Comissão de Direitos Humanos do Senado garantindo que, nas ações de família em que houver alegação de violência doméstica e familiar, a mulher tenha o direito de não participar de procedimentos de solução consensual da controvérsia.
A proposta pretende evitar a revitimização, reduzir os riscos de novos traumas e assegurar integridade emocional, segurança e autonomia. O texto segue para a CCJ.
São Miguel da Baixa Grande terá R$ 1 milhão para calçamentos
O deputado estadual Marden Menezes se reuniu com o prefeito de São Miguel da Baixa Grande, Bispo, e anunciou a destinação de R$ 1 milhão para obras de calçamento e infraestrutura.
Ele também disse que vai continuar apoiando a cultura e os eventos tradicionais que movimentam a economia local e valorizam a identidade do povo do município.
Marden se encontrou ainda com o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, acompanhado dos vereadores Marcony Alisson, David Oka e Professor Magno. Eles pediram a presença do serviço de castramóvel em Floriano e doação de ração para animais de rua.