Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniram na noite de terça-feira (15) com o presidente Lula. Com a saída definitiva de Luís Roberto Barros da corte nesta semana, o chefe do executivo deve analisar possíveis substitutos.
Conforme circula nos bastidores da política, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Jorge Messias, o atual advogado-geral da União (AGU), são alguns dos possíveis nomes cotados, mas nada foi anunciado de forma oficial.
Durante o encontro de ontem estavam presentes figuras como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, do STF, Rui Costa (ministro-chefe da Casa Civil) e Ricardo Lewandowski (Justiça). Lula teria evitado tocar no assunto da substituição de Barroso e tudo indica que ainda está em análise.
APOSENTADORIA DE BARROSO
O ministro Luís Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada no último dia 9 de outubro. Segundo ele, é hora de seguir novos rumos, mas afirmou que ainda pretende continuar presente na vida política. O ministro ainda permanece no cargo até esta semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.