A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (3) que está fora do Brasil e pretende se afastar do mandato parlamentar. Em entrevista à Rádio Auri Verde, a parlamentar afirmou que está na Europa, onde inicialmente buscava tratamento médico, e agora considera permanecer fora do país.
“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Vim a princípio buscando tratamento médico, que já fazia aqui, e agora vou pedir para me afastar do cargo”, declarou.
Em maio, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão em regime fechado por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão da Primeira Turma inclui ainda a perda do mandato (a ser formalizada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado), inelegibilidade e o pagamento de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.
A deputada também responde a outro inquérito no STF, que apura crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, relacionados a um episódio ocorrido em 2022. Esse julgamento está suspenso desde março, após pedido de vista do ministro Nunes Marques.