Conheça os políticos flagrados com dinheiro em lugares inusitados
- Escândalo dos aloprados
Relembre casos emblemáticos de tentativas de esconder grandes quantias de dinheiro por políticos corruptos e funcionários públicos.
- Escândalo dos aloprados
Durante a campanha eleitoral de 2006, Gedimar Pereira Passos, advogado e ex-policial federal, e Valdebran Padilha da Silva, empresário de Mato Grosso, foram presos em São Paulo sob suspeita de tentar comprar dossiê contra o PSDB.
O valor de R$ 1,7 milhão seria usado para a compra de um dossiê contra o então candidato ao governo de São Paulo José Serra, que liderava as pesquisas.
Segundo depoimento de Valdebran à PF, ele recebeu de Gedimar uma sacola preta contendo R$ 1 milhão, sendo parte desse valor em dólares. Na época, Lula disse que os envolvidos eram "um bando de aloprados", expressão pela qual o caso ficou conhecido.
Em 2017, com os envolvidos já inocentados pela Justiça, Luiz Eduardo da Rocha Soares, ex-executivo da Odebrecht, chegou a retomar a história durante uma delação premiada e afirmou que o dinheiro era oriundo de uma transação entre a empreiteira e a uma cervejaria.
Em nota, a cervejaria e afirmou à época que "não tem relação com o episódio dos aloprados" e o diretório do PT em São Paulo disse que não se manifestaria sobre as delações.