O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consep) divulgou, na tarde deste sábado (10), nota institucional na qual defende a criação do Ministério da Segurança Pública e cita o Secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, entre os nomes com experiência técnica e qualificação para contribuir com a formulação e a condução da política nacional da área.
O momento revela-se oportuno e estratégico para a criação do Ministério da Segurança Pública, não apenas pela conveniência do período de transição, mas sobretudo porque a segurança pública deve ser tratada como elemento estabilizador, tendo como fundamentos o diálogo e a capacidade de articulação permanente entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Na nota, o CONSESP cita quadros qualificados no país e diz que, dentre os nomes cogitados para a função, alguns agregam experiência e qualidade para a condução das pautas legislativas e do diálogo institucional, como o Secretário de Segurança Chico Lucas, do Estado do Piauí, e o Diretor Geral da Polícia Federal, Andrei Passos.
O Brasil dispõe de quadros amplamente qualificados para essa missão no âmbito do próprio CONSESP e das corporações de segurança pública. Dentre os vários nomes cogitados para a função, alguns agregam experiência e qualidades para a condução das atuais pautas legislativas e a construção de um projeto nacional com base na cooperação e no diálogo institucional, como o Secretário de Segurança Chico Lucas, do Estado do Piauí, e o Diretor Geral da Polícia Federal, Andrei Passos.