A Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada nesta segunda-feira (1º) no Hotel Blue Tree, em Teresina, contou com anúncios de 127, 8 bilhões em investimentos para diferentes áreas. O encontro reúne governadores para divulgar os projetos selecionados pela Chamada Nordeste, voltada ao avanço da neoindustrialização na região.
A chamada recebeu 246 propostas em demanda de crédito, número quase 13 vezes maior que o previsto inicialmente. Os projetos serão apresentados pelo BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa, Finep, Sudene e o Consórcio Nordeste. Os projetos, em seguida, seguirão para financiamento.
A solenidade também marcou a transição da presidência do Consórcio Nordeste, atualmente sob o comando do governador do Piauí, Rafael Fonteles. O novo presidente, governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou que o Nordeste tem projetos, empresários capacitados e vontade de crescer. Para ele, o que falta são as oportunidades de crescer. Ele afirmou não pedir privilégios, mas pedir coerência pelo tamanho que o Nordeste representa para o Brasil:
Nós estamos aqui para garantir que esse crescimento aconteça com resultados concretos para nossa gente. Contém totalmente com o nosso trabalho, humildade para ouvir os governadores e governadoras para dar continuidade ao trabalho exitoso ao trabalho exitoso dos demais presidentes para que tenhamos em 2026 um Nordeste crescendo e promovendo ainda mais oportunidades. Parabéns, Rafael. Eu vou precisar da sua experiência e vou tá ligando para você para construirmos um consórcio cada vez mais forte e que entregue resultados para nossa população
Paulo Dantas também destacou quais serão as prioridades em seu mandato. Ele define a transição energética como uma das principais bandeiras a serem defendidas em sua gestão. O gestor ressaltou que seu Estado, Alagoas, teve resultados positivos recentemente nessa área.
Descarbonização, crescimento econômico, sustentabilidade. Alagoas agora foi o primeiro colocado do Nordeste com menor índice de desmatamento. São pautas caras e pautas que nós priorizamos. Além disso, as energias limpas, as energias renováveis, a interiorização do gás natural, um estudo amplo de logística e de infraestrutura em parceria com o Ministério dos Transportes. Também vai ser um trabalho que nós vamos fazer e apresentar para a região Nordeste, para nossa gente. Então eu estou muito feliz, entusiasmado e tenho certeza que faremos um grande trabalho juntos.