Convivência com a seca será ensinada à alunos da rede pública no Piauí

Os alunos da rede pública de todo o Piauí contarão com um novo conteúdo pedagógico no próximo semestre.

Avalie a matéria:
|

Os alunos da rede pública de todo o Piauí contarão com um novo conteúdo pedagógico no próximo semestre. Foi sancionada pelo governador Wilson Martins, a lei n° 6.346 que determina a implantação do tema "Aprendendo a Conviver com o Semiárido" em disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual, de autoria do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB).

A implantação do projeto acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 8h30, na Fundação Antares. O objetivo de inserir um novo assunto no conteúdo escolar dos piauienses é fazer com que os estudantes aprendam desde cedo sobre a convivência no semiárido, combatendo assim a pobreza, especialmente nas áreas assoladas pela seca. Além disso, será possível propiciar aos alunos a convivência com o meio ambiente em que vivem para aprenderem a produzir espécies animais e vegetais que se desenvolvem com pouca água e em locais mais áridos.

Para o deputado Fernando Monteiro, não há uma forma de se acabar com a seca definitivamente, já que ela é um fator climático onde a ação humana não pode interferir. "Se não tem como acabar com a seca, precisamos criar mecanismos para se conviver com ela", explica Monteiro. O petebista ressalta que além do aspecto estrutural, como obras, deve-se trabalhar também o aspecto cultural. "Precisamos mudar a mentalidade, o pensamento das pessoas que convivem no semiárido", observa.

A ideia é que a Secretaria de Educação, Emater e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) insira nos ensinos Fundamental e Médio, conteúdos curriculares e metodologias aplicadas que ensinem a convivência no semiárido. "Que se trabalhem as praticas agrícolas que se adaptem à região do semiárido", observou, acrescentando que esse é um trabalho cujos resultados serão observados à médio e longo prazo.

"Evidentemente que não conseguiremos, da noite para o dia, produzir um novo modo de pensar nos homens do sertão, já adultos e acostumados com a atual realidade, no entanto poderemos formar uma nova geração de piauienses, capazes de implantar em seu próprio meio cadeias produtivas que utilizem animais e plantas adaptados ao semiárido", finalizou o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES