A morte do Papa Francisco, anunciada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21), foi tratada com escárnio por Gustavo Gayer (PL-GO). O deputado federal bolsonarista usou suas redes sociais para fazer piada com a morte do líder da Igreja Católica, horas após a notícia se tornar pública.
Em uma publicação feita por volta das 13h, Gayer compartilhou uma imagem criada por inteligência artificial que mostra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, vestido como Papa. Na legenda, escreveu:
“Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo papa”.
🤦♂️ POST CONTINUA NO AR
Deputado mantém a publicação, mesmo com críticas de fiéis católicos
Apesar da repercussão negativa, a postagem permanece ativa no perfil do parlamentar até o momento da publicação desta reportagem. O gesto gerou forte reação de católicos, inclusive de pessoas que declararam afinidade com o campo político do próprio deputado.
“Gustavo, sou de direita, conservador, bolsonarista, admiro o seu trabalho, mas não brinque com morte, principalmente com a morte do Papa, vai causar revolta entre os católicos, tem muitos católicos de direita. Não devemos brincar com morte assim. É um momento de tristeza. Repense”, alertou um seguidor.
Outros comentários também expressaram indignação com a insensibilidade da publicação:
“Para nós, católicos, é como se tivéssemos perdido um pai hoje. E você escolhe fazer piadinha de 5ª série. Espero que Deus tenha piedade da sua alma”, escreveu um usuário.
“Dá muita tristeza assistir ‘piadas’ num momento de tanta dor para os católicos. Gente má, que só usa o nome de Jesus em vão, pois empatia e respeito, ensinados pelo próprio Cristo Jesus, vocês não conhecem”, lamentou uma internauta.
📰 CONTEXTO: LUTO MUNDIAL
Papa Francisco morre aos 88 anos, após sofrer AVC e parada cardíaca
O Papa Francisco faleceu por volta das 7h35 (horário de Roma), vítima de um AVC seguido de colapso cardíaco. O líder religioso foi internado em estado grave e não resistiu. Fiéis ao redor do mundo lamentaram a perda do pontífice, reconhecido por sua postura de diálogo, humildade e abertura.