A equipe do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) informou que ele mantém sinais vitais estáveis após 84 horas em greve de fome. Desde quarta (9), o parlamentar está dormindo na Câmara em protesto contra a recomendação de cassação aprovada pelo Conselho de Ética.
Ele promete permanecer no local até a votação final, ainda sem data definida. Glauber segue hidratado e é acompanhado por médicos duas vezes ao dia.
“Glauber apresentou sinais vitais estáveis, pressão arterial dentro de parâmetros de referência e pulsos vigorosos. No geral, está em bom estado, apesar de algum abatimento, o que certamente se explica pelo seu jejum, ainda que seu brio seja indiscutível”, afirmou o médico Bernardo O. Ramos, um dos responsáveis pelo atendimento.
O deputado tem se mantido com água, isotônicos e água de coco. Na manhã deste sábado, ingeriu meio litro de isotônico, segundo a equipe médica. Ele tem dormido cerca de quatro horas por noite.
SOBRE O PROCESSO
O deputado enfrenta um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara após, em abril de 2024, expulsar a chutes e empurrões um manifestante do grupo Movimento Brasil Livre (MBL).
Glauber acredita que a tentativa de cassação de seu mandato seja uma manobra de Arthur Lira (PP-AL), em retaliação às denúncias que fez sobre o Orçamento Secreto. Ao anunciar sua greve de fome, ele afirmou que não "perderia para Arthur Lira" e prometeu levar a disputa política ao limite.