Presidente Dilma diz que é ficha limpa e defende de novo plebiscito para reforma política no país

A fala aconteceu em meio a uma disputa no Congresso Nacional

Avalie a matéria:
A fala aconteceu em meio a uma disputa no Congresso Nacional | Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ano depois dos protestos de junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff voltou a defender em evento do PT nesta sexta-feira (27) a realização de uma reforma política no país precedida de um plebiscito.

"Quem não tem durante toda a sua vida pessoal e pública nenhum malfeito a ser registrado, como eu, presidenta da República, tem autoridade para propor [...] uma reforma política com a participação da população, porque só assim reforma política no país irá para frente. Através de plebiscito", disse Dilma.

Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma participou em Salvador da convenção que referendou o nome de Rui Costa (PT) para disputar a sucessão do governador Jaques Wagner.

A realização de uma "ampla e profunda" reforma política precedida de plebiscito foi um dos cinco pactos propostos pela presidente em rede nacional no auge dos protestos de junho de 2013. A ideia, contudo, acabou sendo abandonada após críticas de partidos aliados.

Em discurso, Lula também defendeu a realização da reforma e afirmou que a política do país vive um momento "descrédito" e que é preciso "moralizá-la".

Esta semana, em vídeo gravado para a militância do PT, o ex-presidente disse que o país precisa fortalecer "mecanismos de participação popular na definição de políticas públicas".

A fala aconteceu em meio a uma disputa no Congresso Nacional em torno de um decreto, publicado há cerca de três semanas, que normatiza a participação de conselhos populares em decisões do Governo Federal.

Antes do início da convenção do PT da Bahia, a mestre de cerimônias do evento conclamou o público presente ?estimado em 6.000 pessoas? a assinar um abaixo-assinado pela realização de uma reforma política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES