Dudu recebe carta do IDEC que se propõe a contribuir com CPI do Transporte

Presidente da CPI, vereador Dudu acatou algumas das sugestões do IDEC

Vereador Dudu | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da CPI do Transporte Público de Teresina, vereador Dudu Borges (PT), recebeu carta do Instituto Brasilerio de Defesa do Cosnumidor (IDEC), que se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito de Teresina, que foi instalada com a proposta de investigar irregularidades no transporte público da cidade e apontar as causas da crise que o serviço vive, incluindo greves e problemas no atendimento à população. 

A proposta do IDEC é abrir diálogo com os vereadores e compartilhar a vasta experiência do Idec no que diz respeito a boas práticas e melhorias em processos de licitação.

“O contrato que a prefeitura fez com as empresas em 2014 traz uma série de erros, comuns em outros contratos de ônibus no Brasil. A CPI abre uma grande oportunidade para corrigi-los, tornando o serviço melhor e mais barato. Queremos, assim, partilhar a expertise que adquirimos em outros processos de licitação, como São Paulo, Campinas e Brasília”, afirma Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec.

Entre os problemas pontuados pelo instituto estão a remuneração da empresa por passageiro (o que estimula a lotação dos veículos), a falta de incentivo à competitividade no processo de licitação e a divisão da cidade em poucas áreas de concessão, apenas quatro, enquanto que São Paulo, por exemplo, possui 32, e Manaus dez. “Além disso, o contrato deixou todas as atividades ligadas ao setor na mão dos mesmos empresários, desde a bilhetagem até o sistema de reclamações, com isso a prefeitura fica com menos capacidade de controle do serviço", ressalta Calabria.

O vereador Dudu disse que o IDEC tem expertise, pois desde 2018 vem acompanhando processos de licitação de serviços de ônibus e realizando pesquisas sobre o tema com o objetivo de garantir o direito dos usuários a um transporte de qualidade com preço justo. 

"Achei interessante a análise e a radiografia do transporte público no Brasil. Tudo que for de informação sobre trasnporte público é importante", disse o vereador, que durante as oitivas realizadas na Câmara Municipal de Teresina, sempre questionou o fato do controle de bilhetagem eletrônica ser feita pela SETUT, o órgão que executa a licitação.

Vereador Dudu durante oitivas realizadas na CMP (Divulgação)

O vereador analisou os estudos feitos pelo IDEC no Brasil e vai acatar algumas sugestões e propostas no seu relatório. "Neste recesso estamos trabalhando e acelerando o relatório que será apresentado à sociedade, à Câmara Municipal, TCE, Ministéiro Público, OAB e a todos os órgãos de controle apra que eles tenham conhecimento do que foi levantado durante toda CPI", disse Dudu, afirmando que ficou agradecido com a carta enviado pelo IDEC e se for o caso pretende convidar gestores do Instituto a Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES