Dupla cidadania impede extradição do fugitivo Henrique Pizzolato; confira!

explicação foi dada pelo advogado que representou o governo da Itália no caso Cesare Battisti

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dupla cidadania do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato o torna "inextraditável" porque a constituição italiana, assim como a brasileira, não permite a extradição de seus nacionais. A explicação foi dada pelo advogado que representou o governo da Itália no caso Cesare Battisti, Nabor Bulhões.

Segundo o advogado, a única maneira que o Brasil tem de reverter esse quadro é evocar o artigo sexto do tratado de extradição existente entre os dois países para solicitar que a Itália instaure um processo criminal por lá, baseado nas infrações cometidas aqui.

Nabor Bulhões ressaltou a ironia que há no fato de o governo brasileiro precisar evocar um tratado de extradição que descartou quando decidiu manter Battisti no Brasil, mesmo depois de o italiano ter sido condenado à prisão perpétua em todas as instâncias da Justiça italiana.

Fugitivo

A PF (Polícia Federal) confirmou, por volta das 11h45, que o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato fugiu para a Itália. Ele foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão no julgamento do mensalão. Pizzolato era esperado hoje na sede da PF no Rio de Janeiro.

Em nota divulgada à imprensa, o ex-diretor afirmou que tentará "um novo julgamento na Itália, em um tribunal que não se submete às imposições da mídia, como está consagrado no tratado de extradição Brasil e Itália". "Por não vislumbrar a mínima chance de ter julgamento afastado de motivações político-eleitorais, com nítido caráter de exceção, decidi consciente e voluntariamente fazer valer meu legítimo direito de liberdade", diz Pizzolato.

Pizzolato tem dupla cidadania e ressalta que vai tentar um novo julgamento na Itália.

Após as declarações de Pizzolato, seu advogado, Marthius Savio Lobato, disse à imprensa que não responde mais pelo ex-diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES