SEÇÕES

Eduardo Bolsonaro culpa Moraes e Lula por tarifa de Trump contra o Brasil

Na nota, o deputado acusa o STF de violar direitos humanos e afirma que o tribunal atua com respaldo de um “establishment político, empresarial e institucional”.

Deputado licenciado Eduardo Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no

Em nota publicada nesta quarta (9), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) responsabiliza o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o governo Lula pela decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Segundo ele, a medida é uma reação à suposta “escalada autoritária” no Brasil.

Efeito

Eduardo, que atualmente vive nos Estados Unidos, afirma manter diálogo com aliados do presidente Trump e diz que a decisão americana é resultado do distanciamento do Brasil em relação aos "valores do mundo livre", como a liberdade de expressão, o devido processo legal e a democracia. “Uma hora a conta chega”, escreveu, citando uma suposta carta enviada por Trump ao presidente Lula.

Críticas

Na nota, o deputado acusa o STF de violar direitos humanos e afirma que o tribunal atua com respaldo de um “establishment político, empresarial e institucional”. Ele também criticou a decisão da Corte que alterou trechos do Marco Civil da Internet, o que, segundo ele, afeta negativamente o funcionamento de redes sociais no país.

Apelido

Eduardo apelidou a nova tarifa americana de “Tarifa-Moraes”, alegando que ela pune não apenas pessoas, mas todo o sistema que, em sua visão, sustenta abusos de poder no Brasil. Segundo ele, empresas brasileiras passarão a sofrer sanções por causa da atuação de autoridades nacionais.

Cobrança

Por fim, o deputado cobrou do Congresso Nacional uma “saída institucional”, com anistia ampla, nova legislação em defesa da liberdade de expressão e responsabilização de autoridades. Ele encerrou o texto com um tom de alerta, afirmando que “restam três semanas para evitar um desastre”.

“É hora dos responsáveis colocarem fim a essa aventura autoritária. Que Deus abençoe o Brasil e a América.”

(Com informações do G1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também