O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou que está atuando para impedir que senadores da oposição e do governo que foram aos Estados Unidos em busca de diálogo sobre o tarifaço consigam avançar nas negociações.
Ele não deu mais detalhes de como estaria fazendo isso, mas afirmou que eles ignoram a 'crise institucional' no Brasil.
Com certeza não [estabelecer diálogo], e eu trabalho para que eles não encontrem diálogo, porque sei que, vindo desse tipo de pessoa, só haverá acordos daquele tipo meio-termo, que não é nem certo, nem errado, disse ao SBT News.
O deputado também afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria reagindo a supostas “violações de direitos” e “perseguição” contra seu pai, Jair Bolsonaro. Segundo Eduardo Bolsonaro, ao enfrentar Trump, o ministro Alexandre de Moraes estaria agora diante de um “adversário à altura”.
Se ele acha que vai intimidar o Trump, dobrando a aposta, que é o que ele sempre faz, lamentavelmente haverá mais sofrimento por parte dessas autoridades brasileiras.
Senadores nos EUA
A comitiva de senadores brasileiros nos Estados Unidos se reúne nesta terça-feira (29) com deputados dos partidos Democrata e Republicano para discutir a redução das tarifas.
A três dias do início da sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras, ainda não há acordo anunciado. Segundo a Folha de São Paulo, o governo Lula negocia a exclusão de alimentos e da Embraer do tarifaço.
O líder da comitiva, senador Nelsinho Trad, confirmou a presença de seis parlamentares no encontro e espera que a negociação alcance a Casa Branca, mesmo sem reuniões marcadas com o governo Trump.