Eleição suplementar em Paes Landim já tem disputa no TRE

Caso o TRE-PI confirme os pedidos de registro, a eleição deverá ser disputada por dois candidatos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Paes Landim, localizado a 457 km de Teresina, será a 19ª cidade piauiense a realizar eleições suplementares para prefeito após o resultado do pleito municipal de 2008. Os eleitores do município devem retornar às urnas no próximo dia 7 de agosto. No entanto, os candidatos ainda aguardam definição do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sobre o deferimento dos registros de candidatura.

Caso o TRE-PI confirme os pedidos de registro, a eleição deverá ser disputada por dois candidatos, Valdivino Dias de Araújo (PRB) e Jideltina Maria Borges Mauriz (PSDB). O republicano que faz parte da coligação ?Construindo a Vitória Que o Povo Quer? já teve a candidatura deferida pelo TRE-PI, mas enfrenta agora processo impetrado pela adversária que pede o indeferimento do seu registro. Ele tem o apoio do petista e ex-prefeito Carlos Alberto.

A tucana Jideltina Mauriz foi a segunda colocada na eleição de 2008, em que foi derrotada pelo ex-prefeito. Ela ainda aguarda o deferimento do registro de candidatura pelo TRE-PI. Jideltina entrou na disputa após o primeiro candidato lançado pela coligação ?Unido Para o Bem do Povo?, José Maria, ter o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

O TRE-PI determinou a realização de eleição suplementar na cidade após cassar o ex-prefeito, Carlos Alberto Marques de Carvalho, e o vice, Valter Maria Borges (PDT), por captação ilícita de sufrágio, que corresponde a compra de votos, e abuso de poder econômico. Eles foram acusados de realizar contratações irregulares de servidores municipais para o hospital da cidade.

O juiz eleitoral da cidade, José Osvaldo de Sousa, solicitou ao presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio, o envio de reforço militar para garantir a segurança dos eleitores do município no dia do pleito. O Tribunal Regional já realizou a cassação de 45 prefeitos no Piauí, desde as eleições de 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES