Amostragem: Lula lidera com 72,63% no Piauí; Bolsonaro tem 16,78%

O cenário mostra o amplo favoritismo de Lula no Estado, que historicamente tem dado vantagem aos pleiteantes do partido na eleição presidencial

Avalie a matéria:
Amostragem divulga nova pesquisa para Presidente no Piauí | Reprodução/Divulgação

O Instituto Amostragem divulgou nova pesquisa para Presidente da República.  O candidato da PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera isolado no Piauí somando 72,63% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos

O petista avança 2,86% em uma semana, num crescimento acima da margem de erro.

Leia Mais

O cenário mostra o amplo favoritismo de Lula no Estado, que historicamente tem dado vantagem aos pleiteantes do partido na eleição presidencial.

Lula e Bolsonaro foram os mais citados na pesquisa (Foto: Reprodução)O atual presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 16,78%, uma queda de 2,49 pontos percentuais no comparativo com a pesquisa realizada entre os dias 05 e 09 de setembro.

O candidato Ciro Gomes (PDT) registra 7,11% das intenções de votos válidos.

Simone Tebet (MDB) tem 2,46%. Na sequência vem Soraya Thronicke (UB) com 0,53%; Felipe D'Ávila (Novo) soma 0,16%. Os candidatos Léo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) somam 0,11% cada.

A candidata Sofia Manzano (PCB) registra 0,11%, mesmo índice anotado por Padre Kelmon (PTB).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

FICHA TÉCNICA - A pesquisa Amostragem foi realizada de 12 a 16 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de presidente está sob o Nº BR-06477/2022.

Na espontânea, o ex-presidente chega a 63,75%

No recorte espontâneo, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos candidatos a Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 63,75% das intenções de voto, um crescimento de 1,45% na comparação com o levantamento anterior; na sequência, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, soma 14,5%.

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que soma 4,00%; já a candidata Simone Tebet (MDB) foi citada por 1,05%. A candidata Soraya Thronicke (UB) foi citada por 0,15%.

O candidato Felipe D'Avila somou 0,05% das intenções

Os entrevistados que não sabem/não opinam chegam a 11,85%; os que indicaram que não votam em nenhum ou em ninguém somam 2,45%. Branco ou nulo registra 0,9%.

Na estimulada, Lula lidera com 67,95%

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 67,95% de intenção de voto estimulada na pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem. No comparativo com o levantamento anterior a alta foi de 2,05%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, soma 15,7%. Em terceiro lugar está o candidato Ciro Gomes (PDT) com 6,65%.

Simone Tebet (MDB) tem 2,3%. Na sequência vem Soraya Thronicke (UB) com 0,5%; Felipe D'Ávila (Novo) soma 0,15%.

Os candidatos Léo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) registram 0,10% cada. Por fim, Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) somaram 0,05% cada.

Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos a presidente somam 2,4%. Brancos e nulos são 0,9% e indecisos 3,15%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES