Confira como ficou o tempo de tv dos candidatos ao Governo do Piauí

Sílvio Mendes, do União Brasil ficou com o maior tempo; seguido pelo petista Rafael Fonteles.

Sílvio Mendes, do União Brasil ficou com o maior tempo; seguido pelo petista Rafael Fonteles. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião realizada na sexta-feira, 19 de agosto, pela Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), foi definida, mediante sorteio, a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV, que começará a ser veiculada na próxima sexta-feira (26) e prossegue até o dia 29 de setembro. O encontro ainda culminou na apresentação do tempo que cada candidato terá direito.

O pleiteante do União Brasil, Sílvio Mendes, ficou com o maior tempo; a coligação Vamos Mudar o Piauí, que abarca sete partidos (AVANTE/PDT/PP/PSDB /CIDADANIA/PTB/UNIAO BRASIL), garantiu-lhe um total de 4 minutos. Na sequência vem o petista Rafael Fonteles, da A Força do Povo (MDB/PROS/PSB/PSD/PT/PC do B/PV/SOLIDARIEDADE), que conta com oito legendas partidárias, sendo garantido um tempo de 3 minutos e 50 segundos. Ou seja, Silvio terá dez segundos a mais.

Entre os demais candidatos, Coronel Diego Melo (PL) contará com 46 segundos; Gessy Lima da coligação Piauí da Esperança (PODEMOS/PSC) terá 37 segundos. Por fim, Madalena Nunes (REDE/PSOL) conseguiu 22 segundos; e Gustavo Henrique (Patriota) terá 20 segundos.

A Rádio e TV Assembleia foi contemplada no sorteio e ficará responsável pela geração da transmissão da propaganda que será replicada pelas demais emissoras de TV e de Rádio em todo o Estado do Piauí. Também foi divulgado no evento, o plano de mídia com as informações referentes a ordem da veiculação do primeiro dia de propaganda, referente a Rede, Inserções e Sobras.

Sorteio definiu a ordem da propaganda gratuita (Foto: Ascom)O horário eleitoral é instrumento de informação

Na ocasião, os trabalhos foram abertos pelo juiz presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-PI, Marcelo Leonardo Barros Pio, que deu as boas vindas a todos e destacou em seu discurso que atualmente o Horário Eleitoral e a Internet concentram toda a divulgação das candidatas e dos candidatos dirigidas ao grande público.

“O Horário Eleitoral é, hoje, um instrumento de informação que aproxima candidatos e eleitores, gerando discussões e respostas que dinamizam o processo eleitoral.(…) É um processo de persuasão, de buscas por maneiras de influenciar o eleitor. Falar de si e de possíveis qualidades pessoais, da política, dos problemas coletivos, de projetos, divulgar a candidatura, pedir o apoio, anunciar projetos futuros, externar posições pessoais sobre os temas que afetam a comunidade, tudo isso é legítimo para manter a competitividade entre os candidatos”, disse o Juiz da Comissão da Propaganda.

Também presentes ao evento, o Procurador Regional Eleitoral, Marco Túlio Lustosa Caminha e o Procurador Regional Eleitoral Auxiliar, Marco Aurélio Alves Adão.

Em sua fala, o representante do Ministério Público Eleitoral, Marco Túlio, reforçou a importância da rede mundial de computadores e da propaganda na TV e rádio. “Em 2018 as redes sociais demonstraram a sua força. Elas e o Horário Eleitoral praticamente definem as eleições”, afirmou, e fez uma recomendação aos partidos políticos, coligações e federações: “Veiculem o que de bom tem nos seus candidatos e não o que tem de mal nos outros postulantes, façam proposições verdadeiras e evitem informações descontextualizadas que são piores do que a mentira.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES