Em 2 turnos, Senado aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas

PEC obteve 52 a favor e 9 contra no segundo turno.

Senado aprovou PEC | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou hoje, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adiciona à Constituição Federal a criminalização da posse e do porte de qualquer quantidade de droga ilícita. A PEC, apresentada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG)teve 53 votos a favor e 9 contra no primeiro turno, e 52 a favor e 9 contra no segundo turno.

O que diz a proposta: Posse e porte de drogas sem autorização ou em desacordo com a lei serão considerados crimes, independentemente da quantidade. O presidente do Senado esclareceu que a PEC não prevê privação de liberdade para usuários e destaca que o uso medicinal de substâncias derivadas de drogas ilícitas não será afetado.

Como é na atualidade: A legislação atual, a Lei nº 11.343 de 2006, estabelece penas de reclusão para venda, transporte ou fornecimento de drogas. Adquirir, guardar, transportar ou cultivar drogas para consumo pessoal também é considerado crime, mas com penas alternativas à prisão.

Trâmite: A PEC segue agora para análise da Câmara dos Deputados. A aprovação no Senado é uma resposta ao Supremo Tribunal Federal, que também avalia a questão do porte de drogas.

O debate sobre a PEC no Senado incluiu argumentos sobre segurança pública e saúde. Enquanto alguns senadores acreditam que a medida protege a sociedade, outros argumentam que pode aumentar a discriminação e desestimular usuários a buscar tratamento. O relatório da PEC destacou os desafios sociais e de saúde pública relacionados às drogas ilícitas.

⚖️⚠️ Debate sobre Políticas de Drogas

Aprovada pelo Senado, a PEC busca mudar as políticas de drogas no país. O debate continua sobre como equilibrar segurança pública, saúde e direitos individuais.

Painel mostra resultado da votação (Valdemir Barreto/Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES