SEÇÕES

Em evento, Lula liga o tarifaço de Donald Trump a Bolsonaro e filho, Eduardo

Lula voltou a dizer que Brasil deve aplicar reciprocidade na relação comercial com os norte-americanos: 'Taxou aqui, a gente taxa lá'.

Em evento, Lula liga o tarifaço de Donald Trump a Bolsonaro e filho, Eduardo | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (11) que Jair Bolsonaro enviou seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), aos Estados Unidos para pedir a Donald Trump que o ajudasse e pressionasse o governo brasileiro com tarifas.

A declaração foi feita durante um evento em Linhares, no Espírito Santo, onde o governo federal anunciou um novo acordo de indenização às vítimas do rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em 2015.

"Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado... E ele mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça: 'Ah, se não liberarem o Bolsonaro eu vou taxar vocês'", declarou Lula.

"A coisa mandou um filho, que é deputado, se afastar da Câmara para ir lá ficar pedindo: 'Trump, pelo amor de Deus, salva meu pai'. É preciso essa gente criar vergonha na cara", completou o petista. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento em Linhares (ES)  • Ricardo Stuckert /PR 

Na última quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, a partir de 1º de agosto, entrará em vigor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.

O comunicado foi feito por meio de uma carta enviada ao presidente Lula, na qual Trump alega, de forma incorreta, que os Estados Unidos enfrentam um déficit comercial com o Brasil — algo que é desmentido por dados oficiais.

Na mesma carta, o republicano também criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Nesta sexta, Lula voltou a dizer que Trump está "mal-informado" quando afirma que os EUA têm déficit na relação comercial com o Brasil. "Em 15 anos, entre comércio e serviços, nós temos uma déficit de 410 bilhões de dólares com os EUA. Eu que deveria taxar ele", declarou o petista.

Lula reiterou que deseja negociar, mas, caso não haja solução, retaliará os EUA por meio da Lei de Reciprocidade.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também