Em liminar, ministro Marco Aurélio obriga Governo a fazer Censo

Supremo Tribunal Federal foi acionado pelo Governador do Maranhão, Flávio Dino

Ministro Marco Aurélio Mello determina que Governo Federal realize do Censo 2021 | Carlos Moura
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do  Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, acaba de determinar, por meio de liminar, que o Governo Federal seja obrigado a realizar o Censo 2021. O Supremo Tribunal Federal foi acionado pelo Governador do Maranhão, Flávio Dino, por meio da Procuradoria Geral do Estado. No pedido de tutela de urgência, o Governo do Maranhão pedia  que fosse determinada à União a imediata adoção de todas as medidas (orçamentárias, administrativas e materiais) necessárias para a realização do Censo, inclusive com a abertura de créditos em valores suficientes”.

Por lei, o censo deve ser realizado a cada dez anos, mas não foi realizado em 2020 devido à pandemia. Na semana passada, alegando falta de orçamento, o Governo Federal informou que não faria este ano, mesmo com o atraso de um ano. “Defiro a liminar, para determinar a adoção de medidas voltadas à realização do Censo, observados os parâmetros preconizados pelo IBGE, no âmbito da própria discricionariedade técnica”, diz Mello na decisão.

Governador do Maranhão, Flávio Dino, acionou o STF contra a supensão do Censo 2021 ( foto: Governo do Maranhão) 

Para o governo do Estado do Maranhão , o cancelamento do Censo traz consigo um imensurável prejuízo para as estatísticas do país, pois sem o conhecimento da realidade social, demográfica e habitacional, tornam-se frágeis as condições que definem a formulação e avaliação de políticas públicas necessárias para o enfrentamento da desigualdade social”.

No documento enviado ao STF, o Estado do Maranhão  justificou  interesse na realização do Censo 2021 como uma fonte de informações sobre o momento atual vivenciado pelo país diante do risco biológico que tem ocasionado elevada perda de vidas humanas” por causa da pandemia do novo coronavírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES