Em meio às discussões internas no PT envolvendo a definição da chapa majoritária e a escolha do vice, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reassume oficialmente o comando do Executivo estadual e cumpre, nesta terça-feira, 20 de janeiro, sua primeira agenda pública após o período de férias.
SAÚDE PÚBLICA | PRESTAÇÃO DE CONTAS
Às 11h, no Palácio de Karnak, o governador apresentará os resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí, referentes ao período de 2022 a 2025. A exposição tem como objetivo detalhar avanços, desafios e metas da política estadual de saúde.
Entre os principais dados que serão divulgados está a redução do tempo de espera para cirurgias eletivas, que registrou uma queda de quase 90% ao longo dos últimos quatro anos.
GESTÃO | INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS
Durante a apresentação, também serão destacadas ações voltadas à ampliação da assistência, à modernização das unidades de saúde e ao fortalecimento de programas considerados estratégicos para o sistema público estadual.
“Este será um momento de prestar contas à população do Piauí, e apresentar o compromisso da pasta em garantir transparência na gestão e continuidade às políticas públicas voltadas ao aprimoramento do atendimento ao nosso povo”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
INOVAÇÃO | SAÚDE DIGITAL
Outro ponto de destaque no balanço será o desempenho do programa Piauí Saúde Digital, que já contabiliza 1.306.956 atendimentos desde sua implantação, em abril de 2023. Desse total, 192.787 correspondem a teleconsultas com clínico geral, 117.910 a atendimentos com especialistas e 996.259 a telelaudos.
INDICADORES | MORTALIDADE INFANTIL
Os dados relativos à mortalidade infantil também integram o relatório apresentado pelo governo. Segundo os números, o estado registrou uma redução de 13,3% nesse indicador ao longo do período analisado.
“Nosso o objetivo é dar continuidade aos investimentos e melhorias, garantindo que a rede pública de saúde do Piauí continue sendo referência em qualidade”, reforçou o secretário Antonio Luiz.