Em silêncio publicamente, PT articula seu plano econômico nos bastidores

'Prioridade é recuperar o crescimento e criar um ambiente de negócios com estabilidade, confiança e previsibilidade', diz Wellington Dias.

RYU | RYU
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda em silêncio publicamente quanto às propostas para a condução da economia, conforme destacado por reportagem especial de VEJA, o PT tem mantido grupos de trabalho para discutir medidas para a área. O foco principal das conversas é recuperar o crescimento e criar um ambiente de negócios com estabilidade, confiança e previsibilidade. “Lula já se comprometeu com a maioria delas”, diz Wellington Dias, senador eleito pelo Piauí e ex-governador do estado que tem acompanhado as reuniões de perto.  Caso seja eleito, o candidato petista já delineou alguns eixos de atuação, embora evite se posicionar quanto ao ministro que comandará a pasta. 

Um dos principais pontos é uma revisão da lei orçamentária aprovada para o ano que vem, ainda durante o governo de transição. A atual LDO, segundo avaliações internas, praticamente inviabiliza o futuro governo por ter destinado muito recurso para as chamadas emendas do relator – aquelas do orçamento secreto – e ter Pacheco (PSD), com quem o PT mantém relações republicanas. 

Em silêncio publicamente, PT articula seu plano econômico nos bastidores (Foto: Cristiano Mariz/ Veja)

Duas prioridades serão encampadas: destinar recursos para a conclusão de cerca de 18 mil obras que estão inacabadas, conforme levantamento de parlamentares da legenda, e a obtenção de verbas para atendimento de situações emergenciais, como as filas na área da saúde e as campanhas de vacinação. 

No que diz respeito à política fiscal, o partido quer estabelecer um plano de longo prazo para fazer o país voltar a diminuir o tamanho da dívida pública. O comprometimento com o teto de gastos é visto como inviável pelo fato de a previsão constitucional ter virado uma peça de ficção, com o governo sendo obrigado a negociar um estouro no Orçamento todos os anos. 

Em vez de seguir na mesma toada, a equipe que discute o tema propõe um plano de até 15 anos, estabelecendo metas progressivas de comprometimento dos gastos públicos que vão aumentando ao longo do tempo até a conta voltar para o azul. A perspectiva econômica, no entanto, não deve ficar restrita à coluna da despesa. O partido pretende estabelecer metas de crescimento para o país, na outra ponta, o que poderia garantir um equilíbrio dos gastos pelo lado da receita. Para fazer o país se desenvolver, estão previstos alguns eixos estruturais para o desenvolvimento econômico: 

Transição energética 

A mudança da matriz energética brasileira – de combustíveis fósseis para renováveis –, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Protocolo de Paris, serviria para alinhar a política ambiental à de países desenvolvidos, mas também para dar um impulso na indústria nacional. A renovação da frota para veículos elétricos até 2035 (incluindo ônibus municipais nas grandes cidades) é um dos exemplos apontados como possibilidade de durante os governos FHC, Lula e Dilma mostraram que é possível realizar obras com o apoio do capital privado. Quanto às propostas de reestatização da Eletrobras, algo que chegou a ser aventado, a avaliação é a de que só podem ser revistos pontos que forem considerados ilegais no processo de privatização. Reverter a compra é algo tido como descartado. 

Bioeconomia 

Caso seja eleito, o governo pretende tratar dos biomas mais delicados do território brasileiro não apenas sob o olhar conservacionista, mas também do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, pretende fortalecer a Zona Franca de Manaus para que as empresas ali instaladas trabalhem com matéria-prima local. Principalmente as indústrias farmacêutica e alimentícia. Lula solicitou também que sejam levantados os dez setores mais competitivos da economia brasileira em que o país possa competir em nível global para incentivá-los. 

O ex-presidente quer recriar o Conselho de Desenvolvimento Econômico, que ficou conhecido como Conselhão. A proposta atual, contudo, prevê mais participação de câmaras regionais e de diversas atividades. No que diz respeito ao crédito, a ideia é buscar novas fontes de financiamento para que o Estado recupere sua capacidade de investimento. A meta é chegar a 5,5% do PIB, patamar já observado em um passado distante. Um dos recursos estudados é fazer um levantamento da dívida ativa da União, ranqueando os papéis de acordo com métricas aplicadas pelas instituições financeiras, para a criação de um fundo de recebíveis com títulos negociados no mercado. E

stima-se que um quarto do total da dívida possa entrar nesse instrumento. Por fim, há também previsão de gestos diretos e imediatos para a classe média: correção da tabela do imposto de renda; concessão de empréstimos, via BNDES, a trabalhadores autônomos e microempreendedores nidividuais (MEI’s) e um programa de renegociação de dívidas (seguindo proposta já apresentada por Ciro Gomes) no sentido de subsidiar a dívida das famílias. “Quer saber como vai ser o governo Lula? Olhe para os estados em que o PT governa no Nordeste e que agora foram reeleitos”, resume Dias. 

Por Ricardo Ferraz, VEJA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES