Embaixada alemã quer promover Piauí

O governador informou ao embaixador que, momentos antes daquele encontro na sede da representação diplomática do Brasil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias desembarcou na Alemanha para uma série de compromissos oficiais naquele país. Ao final do dia, ele e sua comitiva foram recebidos em audiência pelo embaixador do Brasil, Everton Vieira Vargas, na sala de reuniões da embaixada, em Berlim. Demonstrando grande disposição em promover o Piauí junto ao mundo de negócios germânico, o diplomata comprometeu-se com o governador de organizar uma série de eventos no Brasil e na própria Alemanha que possam divulgar as oportunidades do Estado, sobretudo, no setor de logística e negócios com micros e médias empresas que representam cerca de 80% da riqueza alemã, segundo informação do próprio embaixador.

O governador informou ao embaixador que, momentos antes daquele encontro na sede da representação diplomática do Brasil, o gerente de projetos estratégicos Jorge Lopes, acompanhado de Uwe Weibrecht, presidente da ProBrasil ? associação parceira do Estado piauiense, havia estado na Confederação Nacional das Indústrias Alemãs (BDI), em Berlim, acertando a presença piauiense no Encontro Econômico Brasil/Alemanha que acontece nos dois países com alternância anual e, em 2010, será realizado em Munique, capital do estado alemão da Baviera. A entidade germânica concordou com a idéia de Teresina sediar a versão brasileira do evento em 2011, reunindo os maiores empresários de todos os setores do comércio, indústria e serviços das duas nações. Vieira Vargas informou que vai manter contatos com a administração do BDI para endossar a proposição que deve ser fechada amanhã durante encontro de Wellington Dias com diretores da confederação alemã em Berlim.

Informado sobre o volume de obras a serem executadas no setor de transportes no Piauí, Vieira Vargas prontificou-se a intermediar contato com companhias alemãs especializadas no setor de logística, consideradas as melhores do mundo neste segmento. Uma dessas empresas a serem contatadas, por exemplo, é responsável pelo planejamento e gerenciamento do aeroporto de Frankfurt, o segundo maior da Europa que emprega mais de 25 mil trabalhadores. ?Essa firma já trabalha na administração e organização de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários em vários países e, neste momento que o Brasil se apresenta como uma das melhores alternativas de investimento, ela tem interesse de fincar sua bandeira em território nacional e o Piauí vai apresentar seu portfólio de obras no setor de transportes?, disse Wellington Dias para o embaixador que se mostrou bastante entusiasmado com o direcionamento apontado.

Outra alternativa sugerida por Vieira Vargas inclui contatos a serem mantidos com a GTZ (Deutsche Gesselschaft für Technische Zusammenarbeit), a Cooperação Técnica Alemã, empresa pública de direito privado especializada no gerenciamento de projetos de cooperação técnica. A proposta consiste na inclusão de projetos sociais ligados à atividade turística no litoral piauiense e na região do semiárido, considerando que a GTZ já contabiliza uma notável experiência no fortalecimento de iniciativas por tempo limitado, até que os beneficiados obtenham uma situação que lhes permitam dispensar recursos externos.? A GTZ já trabalha em projetos no Piauí e, no decorrer dos contatos que serão feitos, vai ampliar substancialmente sua atuação no Estado?, comentou o secretário de turismo, Sílvio Leite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES