Entenda a denúncia que levou à condenação do senador Rogério Marinho

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, condenou o senador à perda de mandato, mas o senador ainda pode recorrer da decisão.

Avalie a matéria:
Rogério Marinho foi condenado pela Justiça mas ainda pode recorrer | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A condenação à perda de mandato do senador Rogério Marinho (PL-RN), ocorrida nesta semana, teve como base a contratação de uma médica para atender eleitores do então vereador em clínica particular, com pagamento feito pela Câmara Municipal de Natal —onde ele era presidente, segundo a denúncia do Ministério Público.

Trata-se da Clínica Mais, que ficava localizada na Cidade da Esperança, em Natal, onde a médica atuou entre março de 2004 e fevereiro de 2007, no período em que Marinho era vereador (entre 2001 e 2003 e 2005 a 2007). O estabelecimento privado, que hoje não exise mais, era de propriedade do senador, que já foi ministro do Desenvolvimento Regional do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A médica esteve na folha de pagamento da Câmara Municipal por dois períodos: entre outubro de 2005 e novembro de 2006 e entre janeiro a julho de 2007. Em depoimento ao qual o UOL teve acesso, a médica afirmou que não trabalhou na Casa Legislativa, mas prestou serviços a pacientes na clínica de Marinho. Ela disse que não assinou contrato de trabalho, e que o acordo foi fechado com a irmã de Rogério Marinho para prestação do serviço. O salário da clínica era pago inicialmente em dinheiro vivo, mas depois passou a ser através de crédito em conta. 

Segundo ela, porém, não tinha a informação de que o crédito era da Câmara Municipal. A médica disse que só soube do pagamento com dinheiro público em 2007, quando já morava em Porto Alegre, quando foi questionada se seria uma funcionária fantasma. 

Em 2014, o Ministério Público do Rio Grande do Norte impetrou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa. O depoimento da médica integra esse processo. "Restou evidenciado que Rogério Marinho utilizou verbas da Casa Legislativa para custear o funcionamento da clínica particular na qual prestava atendimento médico gratuito aos seus eleitores", afirma o MP.

Nesta semana, o juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, condenou o senador à perda de mandato, mas o senador ainda pode recorrer da decisão. "Verifico que as provas demonstram a prática do ato de improbidade que findou causando dano ao erário municipal, ante a evidente má-fé e a desonestidade que pautaram esse cenário sombrio de modelo remuneratório e de inserção funcional da [médica] nos quadros de servidores da Câmara.", disse o juiz em sua decisão.

O magistrado condenou Marinho a devolver ao erário o valor atualizado pago à médica. Segundo a denúncia, esse valor na época ficou em R$ 20,7 mil (cerca de R$ 53 mil, em valores corrigidos atuais pelo IPCA). Ainda de acordo com a denúncia acolhida, por "proveito político às custas do dinheiro público", Marinho também utilizou a Câmara para "pagar o salário dos empregos que conseguia para seus correligionários políticos em lugares outros que não o referido órgão.".

Com informações do colunista Carlos Madeiro/Uol



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES