Entenda o G20, quando as delegações chegam em Teresina e o que será debatido

As 52 delegações internacionais começaram a chegar em Teresina nesta terça-feira, 21 de maio, onde participarão da 3ª reunião da Força-Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Avalie a matéria:
As delegações internacionais participarão da terceira reunião da Força-Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que inicia nesta quarta-feira (22). | Raíssa Morais/MeioNews

De Norte a Sul do Brasil, passando pelos biomas do Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia, o G20 percorre o país com uma série de reuniões técnicas e específicas. Após encontros iniciais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o grupo realizará eventos nas cinco regiões do país.

Assumindo pela primeira vez a presidência do G20, o Brasil focou em temas sociais como a erradicação da fome e da pobreza. Para isso, criou-se uma força-tarefa dedicada a estabelecer uma Aliança Global contra esses males, com lançamento previsto para novembro. Até lá, diversos encontros serão conduzidos, incluindo o que acontece em Teresina até o dia 24 de maio, com ampla participação de membros do G20, países convidados e organismos internacionais.

Leia Mais

Essas discussões visam detalhar o funcionamento, governança e adesão à aliança, oferecendo um conjunto de políticas eficazes contra a fome e a pobreza. Além de Teresina, neste mês, o G20 continua suas reuniões em Recife, que sediará o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação a partir do dia 22. Outras agendas ocorrerão em Belo Horizonte, com o Grupo de Trabalho de Transições Energéticas, e em Salvador, com o Grupo de Desenvolvimento. No total, 16 cidades brasileiras receberão eventos do fórum.

O QUE É O G20? 

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional fundado em 1999, que reúne as principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia, além da União Africana

QUAL EVENTO JÁ ACONTECEU EM TERESINA?

No último dia 20, a capital do Piauí sediou a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).   A Caisan  integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional.  

G20 Social em Teresina une nações em busca de soluções inovadoras no combate à fome e à pobreza (Foto: Raíssa Morais/MeioNews)

QUANDO AS DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS CHEGAM? 

As 52 delegações internacionais começaram a chegar em Teresina nesta terça-feira, 21 de maio, onde participarão da terceira reunião da Força-Tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que inicia nesta quarta-feira (22) no Centro de Convenções. 

Com encontros restritos até sexta-feira (24), a reunião contará com os representantes dos países membros do G20 para finalizar os termos da aliança. É a primeira vez que o Brasil sedia reuniões do grupo, e Teresina é uma das 13 cidades anfitriãs.

O QUE FEZ TERESINA SER ESCOLHIDA? 

A escolha de Teresina e outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste reflete a descentralização desta edição, promovendo maior representatividade e acessibilidade do G20. Além de fomentar o turismo e o intercâmbio cultural, essa escolha visa destacar o sucesso do Piauí no combate à pobreza. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou que o Piauí deixou de ter municípios entre os mais pobres do Brasil e avançou em educação, economia e expectativa de vida, fazendo jus à responsabilidade de sediar o evento.

O governador Rafael Fonteles reforçou que o Piauí aproveitará a oportunidade para atrair investimentos e mostrar suas vantagens cooperativas, destacando o combate à pobreza e à fome como prioridades. Durante o Fórum G20 no Brasil, temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção serão abordados.

A Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina e é um ponto famoso da capital piauiense (Foto: Getty Images)DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS CONHECERÃO PROJETOS MADE IN PIAUÍ

Após três dias de discussões, as delegações do G20 visitarão programas de combate à fome no estado. Na sexta-feira (24), conhecerão a horta comunitária do povoado Ave Verde e a Quitanda da Agricultura Familiar na UFPI, onde técnicos poderão observar a produção local e a comercialização de alimentos cultivados por agricultores familiares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES