Ex-presidente Lula deve dar prioridade visitas de cidades do interior em 2013

O staff de Lula ainda se debruça sobre os locais a serem percorridos e as respectivas datas, mas já definiram que as caravanas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como a presidente Dilma Rousseff hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fará seu giro, mas, no caso dele, ao longo de todo 2013. Tido como espécie de reedição das Caravanas da Cidadania, o "road show" ainda está em estudo, e seu formato será definido até o final de janeiro pelos dois auxiliares mais próximos de Lula, Paulo Okamotto e Clara Ant. Ambos devem contemplar o Nordeste com algumas visitas do ex-presidente pernambucano à região onde nasceu e que lhe deu boa parte dos votos que garantiram sua eleição e reeleição. Lá, como nas outras regiões do País que visitará, o ex-presidente deve se encontrar com líderes locais, participar de seminários e fazer um balanço do Brasil que encontra após suas duas gestões como presidente. Sobretudo, subirá ao palanque para discursar, fazer política e se manter como uma alternativa a Dilma caso a economia desande - de toda forma, uma investida eleitoral do ex-presidente em 2014 é considerada improvável por seus principais auxiliares.

O staff de Lula ainda se debruça sobre os locais a serem percorridos e as respectivas datas, mas já definiram que as caravanas - o próprio Instituto hesita em chamá-las assim - deste ano serão mais curtas do que as feitas por Lula entre 1993 e 1996, inclusive por causa da idade do ex-presidente, que está com 67 anos. À época, elas duravam até três semanas. Nas caravanas de 2013 Lula provavelmente visitará mais o interior dos Estados, já que em 2012 visitou as capitais em função das necessidades eleitorais do PT. Desde que deixou a Presidência, Lula só foi ao interior uma vez, em 2011, quando visitou Araçuaí, em Minas Gerais. Nas viagens, que não começam antes do carnaval, o ex-presidente terá a companhia de dirigentes petistas. Os auxiliares de Lula também estudam formas de casar o "road show" com eventos que a Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, fará em várias regiões do País para debater o legado de 10 anos do PT no poder - os dois mandatos de Lula e o meio mandato de Dilma.

Ao mesmo tempo em que volta a percorrer o País, o ex-presidente também deverá intensificar sua agenda internacional. Pelo planejamento traçado, deve visitar mais países do que os 10 que visitou em 2012 e menos do que os 36 a que foi em 2011. Acertadas, estão viagens a Cuba, no fim do mês, Etiópia, no começo de março, onde participa de evento sobre a fome e, também em março, a Nova York, onde receberá uma homenagem de uma rede de pesquisadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES