Firmino Filho faz anúncio de edital de licitação de ônibus

Firmino deu posse aos novos secretários municipais de Meio Ambiente (Semam) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou ontem, durante a solenidade de posse de novos secretários no Palácio da Cidade, a publicação do edital das linhas de ônibus da capital.

?O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e na segunda-feira, 24, será publicado nos jornais de grande circulação?, pontuou Firmino, acrescentando que espera ter ?pendência zero? no edital em relação a possíveis insatisfações dos atuais empresários que atuam no setor. ?Vai ser lançado o edital e 45 dias depois nós queremos abrir as propostas e saber quais serão os novos agentes do transporte público urbano de Teresina?, completou.

Firmino deu posse aos novos secretários municipais de Meio Ambiente (Semam) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O engenheiro Carlos Daniel substitui Pang Yen Hsiao na Strans, enquanto o engenheiro Cleto Baratta substituirá Agamenon Bastos na Semam. Firmino explica que Pang deixa o cargo por motivos pessoais.

?O Pang foi incansável nesse processo de produção do edital da licitação das linhas dos ônibus, demonstrando a inteligência e paciência que já conhecíamos. Infelizmente, por problemas pessoais ele não vai mais ficar na equipe, mas as portas estão abertas?, disse Firmino.

Pang, que era cotado para assumir a direção da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), ocupada pelo ex-vereador Renato Berger, não vai assumir nenhum cargo na Prefeitura.

O edital prioriza dois pontos centrais: técnica (qualidade no transporte) e também a menor tarifa. Quatro lotes podem ser explorados por empresas individuais ou por consórcio. O novo sistema também envolverá linhas alimentadoras, troncais e intermediárias. O edital será na modalidade concorrência, com prazo de concessão válido por 15 anos.

?Foi lançado em 2008 o Plano de Transporte Urbano de Teresina, buscando dar maior racionalidade e celeridade, melhorando o uso do transporte porque nossa cidade não aguenta tanto carro.

A escala de investimentos para fazer uma mudança efetiva está acima da poupança dos municípios, por isso contamos com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?, disse Firmino Filho.

O prefeito ressaltou ainda que estão sendo aplicados com recursos do PAC, R$ 172 milhões na duplicação da avenida do Poti Velho, e ainda será lançado nos próximos dias a licitação para as orbas da avenida principal do Dirceu ligando a avenida Gil Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES