SEÇÕES

Flávio Bolsonaro promete equipe de transição aos EUA caso vença eleição, revela carta

Documento enviado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, agradece a oferta do senador e também aborda negociações comerciais e possíveis tarifas sobre produtos brasileiros.

Ver Resumo
  • Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, responde carta de Flávio Bolsonaro, que ofereceu equipe de transição para cooperação bilateral.
  • Rubio agradece oferta e afirma que EUA estão prontos para trabalhar com líderes eleitos pelo povo brasileiro em prol de comércio e investimentos.
  • Flávio Bolsonaro, em carta anterior, expressou confiança na vitória e propôs equipe de transição para acelerar negociação comercial com os EUA.
  • Legislação brasileira prevê equipe de transição apenas após definição do resultado eleitoral, com envolvimento do governo em exercício e presidente eleito.
  • Rubio reafirma divergências sobre investigação comercial dos EUA contra Brasil, iniciada em 2025, e menciona proposta de medidas apresentada por Jamieson Greer.
Marco Rubio e Flávio Bolsonaro | Foto: Reprodução/Redes Sociais/@FlavioBolsonaro
Siga-nos no

Uma carta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), revelou que o parlamentar colocou uma eventual equipe de transição de governo à disposição das autoridades norte-americanas, caso seja eleito nas eleições de outubro.

O documento, datado de 23 de junho de 2026, foi enviado em resposta a uma correspondência anterior de Flávio Bolsonaro e à recente visita do senador a Washington. No texto, Rubio agradece a iniciativa e afirma que os Estados Unidos estão prontos para cooperar com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro.

"Registramos seu otimismo em relação às eleições de outubro e sua generosa oferta de colocar uma equipe de transição à nossa disposição, caso seja eleito. Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar em cooperação com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro em prol de uma estrutura ampla, justa e mutuamente benéfica de comércio e investimentos", escreveu o secretário.

Na carta encaminhada anteriormente aos Estados Unidos, Flávio Bolsonaro afirmou estar confiante em sua vitória nas eleições presidenciais e disse que, caso seja eleito, pretende disponibilizar uma equipe de transição para acelerar a negociação de um acordo de comércio e investimentos entre os dois países.

Segundo o senador, a proposta seria baseada em princípios de livre mercado, respeito mútuo e fortalecimento da aliança estratégica entre Brasil e Estados Unidos.

A legislação brasileira, no entanto, estabelece que a equipe oficial de transição governamental é formada apenas após a definição do resultado das eleições. O grupo é constituído entre o governo em exercício e o presidente eleito, com a finalidade de garantir a transferência de informações e preparar os primeiros atos da nova gestão.

Além da questão da transição, Marco Rubio aproveitou a correspondência para comentar as relações comerciais entre os dois países. O secretário reafirmou que ainda existem divergências sobre a investigação comercial conduzida pelos Estados Unidos contra o Brasil, iniciada em 2025 por determinação do presidente Donald Trump.

A apuração avalia supostas práticas comerciais consideradas prejudiciais aos interesses norte-americanos e pode resultar na aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Rubio informou ainda que o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, já apresentou uma proposta de medidas em resposta aos resultados preliminares da investigação.

A troca de cartas ocorre em meio às discussões sobre comércio bilateral e ao fortalecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, temas que devem continuar em destaque durante o período eleitoral.

Tópicos

VER COMENTÁRIOS

Carregue mais
Veja Também